O seu navegador (Unknown Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Toda aprovação começa com um plano

Escolha o seu e inicie sua jornada!

Questões de Concurso Comentadas para pc-am

Foram encontradas 101 questões

Q1912979 Biologia
Um laudo emitido por peritos criminais relatou que amostras de leite de uma determinada cooperativa continham quantidades de açúcar além da recomendada. A adição de carboidratos é uma prática usada para “corrigir” a densidade do leite fraudado pela adição de água, de modo que esse parâmetro fique de acordo com os valores estabelecidos por lei.
São carboidratos que podem ser encontrados naturalmente no leite bovino, ainda que em quantidades residuais,
Alternativas
Q1912978 Biologia
Algumas bactérias Gram-positivas que são patógenas, como Bacillus anthracis, são capazes de formar endósporos, como resposta a condições de falta de água ou de nutrientes essenciais. Na esporogênese,
Alternativas
Q1912977 Biologia
O exame de diásporos aderidos à roupa de um cadáver retirado das águas de um lago, permitiram inferir o tipo de ambiente por onde a vítima teria estado (diferente do local onde o corpo foi encontrado) e também que a vítima esteve deitada em decúbito ventral sobre os vegetais dos diásporos. O material vegetal analisado consistia de dois pequenos frutos secos: um tipo de “pega-pega” e uma espécie de “carrapicho”.
O caso descrito envolve o conhecimento de uma forma de dispersão de frutos e sementes conhecida como 
Alternativas
Q1912976 Biologia
Na bacia Amazônica, a distribuição de muitas espécies de vertebrados terrestres é delimitada por grandes rios, os quais são frequentemente considerados barreiras biogeográficas fortemente relacionadas à origem e manutenção da alta biodiversidade encontrada na região. O rio Tapajós atua como barreira fluvial sobre a variabilidade genética, acústica e morfológica em populações do anuro Allobates tapajos (Dendrobatidae). O conjunto de resultados obtidos suporta o atual status específico das populações de ambas as margens do rio Tapajós estarem em um estágio do processo de especiação
(adaptado de https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2279).
O processo de especiação aqui observado é a 
Alternativas
Q1912975 Biologia
A técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR) permite que, em poucas horas, quantidades mínimas de material genético possam ser amplificadas milhões de vezes.
O gráfico a seguir mostra, de maneira simplificada, as etapas da PCR.
Imagem associada para resolução da questão
Com relação à técnica da PCR, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Na etapa I, desnaturação, uma enzima termoestável rompe as pontes de hidrogênio que unem as duas fitas do segmento de DNA a ser amplificado.
( ) O número II indica a etapa de anelamento, onde ocorre a participação de primers específicos. Os primers são oligonucleotídeos de fita simples de DNA.
( ) Durante a etapa de extensão (III), a enzima DNA-ligase atua adicionando novos nucleotídeos à extremidade de cada primer.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: A
5: A