O arbovírus oropouche (VORO) foi isolado pela primeira vez n...
Com relação aos arbovírus, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O modo de transmissão dos arbovírus animais é através de artrópodes hematófagos.
( ) Arbovírus como os da dengue e chikungunya são importantes causas de mortalidade por doenças infecciosas em alguns países, como os da América do Sul.
( ) Em sua maioria, os arbovírus animais apresentam seu genoma constituído por DNA e são tipicamente mais estáveis geneticamente, devido ao menor tamanho do genoma e à capacidade de reparo do DNA.
As afirmativas são, respectivamente,
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Fonte da imagem: site botucatu.gov.sp.br
Analisando as afirmativas:
(V) O modo de transmissão dos arbovírus animais é através de artrópodes hematófagos. Verdadeira. Os artrópodes que se alimentam de sangue (hematófagos) são os vetores transmissores de arboviroses.
(V) Arbovírus como os da dengue e chikungunya são importantes causas de mortalidade por doenças infecciosas em alguns países, como os da América do Sul. Verdadeira. Essas duas doenças são importantes causas de mortes em certos países, apesar de não serem de mortalidade alta, ainda são importantes e necessitam de prevenção e cuidado.
(F) Em sua maioria, os arbovírus animais apresentam seu genoma constituído por DNA e são tipicamente mais estáveis geneticamente, devido ao menor tamanho do genoma e à capacidade de reparo do DNA. Falsa. Os vírus de resfriado comum e gripes são constituídos de RNA em seu genoma.
As afirmativas são, respectivamente,
A) F, V e F. Incorreta. A primeira afirmativa é verdadeira, e não falsa.
B) F, V e V. Incorreta. A primeira afirmativa é verdadeira, e não falsa; e a terceira afirmativa é falsa.
C) V, F e F. Incorreta. A segunda afirmativa é verdadeira, e não falsa.
D) V, V e F. CORRETA. As três afirmativas estão assinaladas corretamente.
E) F, F e V. Incorreta. A primeira e a segunda afirmativas são verdadeiras, e não falsas; e a terceira é falsa, e não verdadeira.
Gabarito do Professor: D
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I. Certa, são transmitidas por mosquito
II. Corretíssimo, caso grave de saúde pública
III. Errado, os arbovírus geralmente têm genomas de RNA.
GAB: D
Gabarito, letra D.
Vamos as análises:
(V) O modo de transmissão dos arbovírus animais é através de artrópodes hematófagos.
Os arbovírus são vírus transmitidos principalmente por artrópodes hematófagos, como mosquitos e carrapatos. Esses artrópodes atuam como vetores, ou seja, são responsáveis por transmitir o vírus de um hospedeiro vertebrado para outro. Portanto, a transmissão dos arbovírus ocorre quando o artrópode se alimenta do sangue de um hospedeiro infectado e posteriormente pik outro hospedeiro, introduzindo o vírus em seu sistema.
(V) Arbovírus como os da dengue e chikungunya são importantes causas de mortalidade por doenças infecciosas em alguns países, como os da América do Sul.
Arbovírus, como os da dengue e chikungunya, são responsáveis por um número significativo de casos de doenças infecciosas em diversos países, especialmente na América do Sul, onde fatores como clima tropical, alta densidade populacional e a presença dos vetores, como o Aedes aegypti, favorecem a disseminação dessas doenças.
Embora a taxa de letalidade da chikungunya seja geralmente baixa, a dengue pode causar formas graves, como a dengue hemorrágica, que pode levar à morte se não for tratada adequadamente. Assim, essas doenças representam um problema relevante de saúde pública na região.
(F) Em sua maioria, os arbovírus animais apresentam seu genoma constituído por DNA e são tipicamente mais estáveis geneticamente, devido ao menor tamanho do genoma e à capacidade de reparo do DNA.
A maioria dos arbovírus tem seu genoma constituído por RNA, e não por DNA. Além disso, os vírus de RNA tendem a ser geneticamente instáveis, pois possuem altas taxas de mutação devido à ausência de mecanismos eficientes de reparo do material genético, diferentemente dos vírus de DNA.
Essa alta taxa de mutação pode levar à rápida evolução dos arbovírus, favorecendo a emergência de novas variantes, o que pode impactar a transmissão e a resposta imunológica do hospedeiro.
----
Gente, no meu IG trago diversas questões comentadas ponto a ponto.
@OProfCicero
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo