Foram encontradas 1.659 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Sobre os achados no Exame Qualitativo de Urina (EQU), considere as afirmativas a seguir.
I → A positividade de glicose + ocorre quando o limiar de glicose nos túbulos renais exceder a 150 mg/dl.
II → A presença de Bilirrubina +++ ocorre nas icterícias de origem obstrutiva.
III → A presença de nitrito positivo pode ser um indicativo de infecções das vias urinárias, usualmente causadas por cocos gram-positivos, tais como Staphylococcus saprophyticus.
IV → A presença de hematúria associada a hemácias dismóficas pode ocorrer em glomerulopatias e na síndrome nefrítica.
Estão corretas
Hemoglobina: 8,4 g/dL (VR: 12 - 16 g/dL)
VCM: 96 fL (VR: 80-100 fL)
Reticulócitos: 6% (VR: 0,5 - 1,5%)
Bilirrubina indireta: 3,1 mg/dL (VR: <1,0 mg/dL)
LDH: 580 U/L (VR: até 250 U/L)
Haptoglobina: indetectável
Teste de Coombs direto: positivo para IgG
Teste de Coombs indireto: negativo
Diante do exposto, assinale a alternativa que contém o provável diagnóstico relacionado ao quadro da paciente.
Assinale a alternativa que apresenta erro na escolha do tubo de coleta em relação às análises a serem realizadas.
Sobre a fase pré-analítica, considere as afirmativas a seguir.
I → A hemólise causa a liberação de componentes intracelulares para o soro ou plasma. São achados comuns em amostras hemolisadas a hipocalemia e a elevação dos níveis de albumina.
II → A utilização de fenitoína causa indução enzimática, podendo estar relacionada com a redução do nível sérico de gama-GT
III → O esforço físico pode causar aumento da atividade sérica de algumas enzimas, como a creatina quinase, a aldolase e a AST, pelo aumento da liberação celular.
IV → A utilização de alopurinol causa a inibição enzimática e consequente interferência na dosagem de ácido úrico, resultando na redução do seu nível sérico.
Estão corretas
A partir do exposto, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.
( ) Em gestantes com IgM positivo para Toxoplasma gondii, uma possível toxoplasmose congênita deve ser avaliada pela pesquisa de IgM no soro do recém nascido.
( ) Em indivíduos imunossuprimidos pelo HIV, com IgG positivo para Toxoplasma gondii e com CD4<100 células/mm3, deve haver monitoração do risco de reativação e encefalite.
( ) Em gestantes, IgG de baixa avidez para Toxoplasma gondii na 14ª semana afasta a possibilidade de infecção durante a gestação.
A sequência correta é
A respeito de suas determinações, considere as afirmativas a seguir.
I → O farmacêutico tem o direito de interagir com o profissional prescritor quando necessário, para garantir a segurança e a eficácia da terapêutica, observado o uso racional de medicamentos.
II → O farmacêutico, durante o tempo em que permanecer inscrito em um CRF, deve avaliar a prescrição, decidindo, justificadamente, pela não dispensação ou aviamento.
III → O farmacêutico inscrito em um CRF deve comunicar formalmente ao Conselho, em até 15 dias úteis, o encerramento de seu vínculo profissional de qualquer natureza, independentemente de retenção de documentos pelo empregador.
IV → O farmacêutico que transgredir o Código de Ética Farmacêutica, enquanto no exercício do serviço de atividade militar, está sujeito à ação disciplinar dos Conselhos Regionais ante ao artigo 5° da Lei Federal nº 6.681/79.
Estão corretas
Sobre os adjuvantes utilizados em formulações farmacêuticas, considere as afirmativas a seguir.
I → Os adsorventes são utilizados na produção de comprimidos com a finalidade de promover a adesão das partículas dos pós nos granulados destinados à compressão. São exemplos desses agentes a glicose líquida e a povidona.
II → Os agentes de levigação são líquidos usados como agentes interventores na redução do tamanho das partículas de um pó por trituração. São exemplos desses agentes o óleo mineral e a glicerina.
III → Os agentes de tonicidade são aqueles utilizados em preparações líquidas com a finalidade de fornecer um meio ácido, contribuindo para a estabilidade do produto. São exemplos desses agentes o ácido cítrico e o ácido algínico.
IV → Os sistemas tampão são empregados para resistir a mudanças no pH após a diluição ou adição de ácidos ou álcalis. São exemplos de agentes capazes de tamponar as formas farmacêuticas o fosfato de potássio e o citrato de sódio.
Estão corretas
Considerando essa afirmação, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
(1) Acurácia
(2) Precisão
(3) Sensibilidade
(4) Especificidade
(5) Valor preditivo positivo
( ) Probabilidade da doença em um indivíduo com exame positivo.
( ) Proporção de todos os resultados (tanto positivos quanto negativos) que estão corretos.
( ) Capacidade de o exame identificar corretamente os indivíduos que não têm a doença.
( ) Capacidade de o exame produzir o mesmo resultado quando repetido na mesma amostra.
( ) Capacidade de o exame identificar corretamente os indivíduos que têm a doença.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência numérica correta.
A respeito dos receituários e de suas indicações, considere as afirmativas a seguir.
I → Os receituários de notificação A possuem coloração amarela e são aplicados a medicamentos da lista A1 e A3, tais como morfina, buprenorfina e metadona. Têm validade de 60 dias e podem conter medicamentos para 30 dias de tratamento no máximo.
II → Efavirenz, darunavir e zidovudina são antirretrovirais que necessitam de receituário de controle especial em cor branca. Esses medicamentos que constam na lista C4 são prescritos através de formulário especial, que possui validade de 60 dias.
III → Medicamentos psicotrópicos, tais como clozapina, fluoxetina e topiramato, devem ser prescritos em receituário de controle especial na cor branca e em duas vias. As receitas têm validade de 30 dias a partir da data de seu preenchimento e podem conter, no máximo, quantidade de medicamento para 60 dias de tratamento.
IV → Talidomida e lenalidomida são imunossupressores que constam na lista C3 e devem ser prescritos em receituário de controle especial, de cor branca. O receituário tem validade de 30 dias e pode conter medicamentos para, no máximo, 60 dias de tratamento. Atualmente estão isentos do uso de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).
Estão corretas
Com relação ao planejamento estratégico, considere as afirmativas a seguir.
I → É fundamental articular objetivos, mensagens, públicos e canais.
II → Recomenda-se definir metas conforme urgências.
III → Deve ficar limitado à comunicação digital.
IV → Precisa integrar diferentes setores institucionais visando alinhar ações.
Estão corretas
Em relação ao marketing cultural, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.
( ) No marketing cultural, as empresas distanciam-se da lógica de lucro e do caráter mercantil ao se associarem a um projeto cultural, devido à intervenção do Estado e à busca da legitimação social.
( ) O marketing cultural promove estratégias de aproximação com o consumidor através da emoção, empatia e identificação despertados pelos projetos culturais que incentiva.
( ) O marketing cultural, impulsionado pelas leis de incentivo à cultura, apresenta-se como alternativa às empresas e organizações para atingirem os objetivos de comunicação e construção de marca.
A sequência correta é
Com base nesse cenário, considere as afirmativas a seguir.
I → A integração entre planejamento, financiamento e participação social contribui para transformar ações culturais dispersas em política pública institucionalizada.
II → A prevalência de editais eventuais e parcerias casuais com o mercado reforça o caráter sistêmico e contínuo da política cultural.
III → A cooperação entre universidade, Estado e setor privado pode ser instrumento de fortalecimento da cultura como bem público, desde que subordinada a critérios de interesse coletivo e transparência.
IV → A autonomia universitária permite que a cultura seja tratada como campo de livre iniciativa, dispensando vinculação a princípios de gestão pública.
Estão corretas