Questões de Concurso Comentadas para prefeitura de petrolina - pe

Foram encontradas 67 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1821190 Português
TEXTO 03

Pouco depois de ver o convite para o enterro do Vidigal no jornal e comentar com a mulher “acho que esse Vidigal eu conheci”, Rubens recebeu um telefonema. Da viúva do Vidigal. Enquanto Rubens fazia uma careta de espanto para a mulher, a viúva do Vidigal se identificava, dizia que o Vidigal falava muito nele, e perguntava se podia lhe pedir um favor. Na mesma guilhotina. Na mesma guilhotina
— Claro, claro.
A viúva então disse que um dos últimos pedidos do Vidigal fora que ele, Rubens, cantasse no seu enterro.
— Que eu?
— Cantasse no enterro dele.
— Mas eu...
— Ele disse que você saberia o que cantar. Que era só dizer “aquela música” e você saberia.
— Bom, eu...
— Posso contar com você? O enterro é às cinco.

(VERÍSSIMO, L.F. Diálogos impossíveis. Ano:
Objetiva, p.15 O maior mico do mundo).
Leia o fragmento a seguir:
“Chamo, pois, de coesão referencial aquela em que um componente da superfície do texto faz remissão a outro(s) elemento(s) nela presentes ou inferíveis a partir do universo textual. Ao primeiro denomino forma referencial ou remissiva e ao segundo, elemento de referência ou referente textual. A noção de elemento de referência é, neste sentido, bastante ampla, podendo ser representado por um nome, um sintagma, um fragmento de oração, uma oração ou todo um enunciado.” (KOCH, Ingedore Grunfel Villaça. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2007, p.23).
A partir do contexto linguístico do texto acima, levando-se em conta o fragmento “Enquanto Rubens fazia uma careta de espanto para a mulher, a viúva do Vidigal se identificava, dizia que o Vidigal falava muito nele, e perguntava se podia lhe pedir um favor”, no tocante a elementos de coesão, os vocábulos destacados assumem o seguinte papel de:
Alternativas
Q1820883 Geografia
Imagem associada para resolução da questão

As cidades, ao longo da história, tornaram-se centro de atração, lugar de possibilidades, de realização de desejos e também de frustrações. Sendo assim, sobre o processo de urbanização no Brasil e no Mundo, é CORRETO dizer que:
Alternativas
Q1820882 Geografia
A Geografia traz uma íntima relação com aspectos que envolvem o Poder. Nesse sentido, entra a compreensão sobre territórios e sociedade, sendo INCORRETO dizer que:
Alternativas
Q1820881 Geografia
Esta cova em que estás Com palmos medida É a conta menor Que tiraste em vida
É de bom tamanho Nem largo nem fundo É a parte que te cabe Deste latifúndio
É uma cova grande Para tua carne pouca Mas à terra dada Não se abre a boca (MORTE E VIDA SEVERINA, Funeral de um lavrador, JOÃO CABRAL DE MELO NETO).
A questão agrária no Brasil sempre foi pautada por uma luta histórica. Sendo CORRETO dizer que:
Alternativas
Q1820880 Geografia
Existe um vínculo estabelecido historicamente entre a natureza e a ação humana. Sobre a natureza e sua dinâmica, é INCORRETO dizer que:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: D
5: D