Questões de Concurso

Foram encontradas 349 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3288181 Ciência Política
Considerando a análise desenvolvida por Salles (2020) e que indica que a universidade pública tem sofrido ameaças externas e internas, o próprio autor apresenta as seguintes questões: “O que fazer? Como enfrentar este momento difícil?”
Como resposta a essas questões, o autor:
Alternativas
Q3288178 Pedagogia
Anastasiou e Alves (2015), ao abordarem o que denominam de processos de ensinagem na universidade, contrapõem essa abordagem ao método tradicional de ensino que dá grande ênfase a aulas expositivas e à memorização. Ao contrário do método tradicional, os processos de ensinagem: 
Alternativas
Q3288176 Pedagogia
De acordo com os dados divulgados pelo INEP acerca do Censo da Educação Superior de 2022, identificaram-se alguns desafios para acelerar o ritmo e orientar a direção da expansão da educação superior, a fim de cumprir o que está previsto no Plano Nacional de Educação (PNE - Lei nº 13.005/2014) para esse nível. Considerando a meta 12 do PNE, apresentada abaixo, analise as afirmações a seguir:

“META 12: elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta por cento) e a taxa líquida para 33% (trinta e três por cento) da população de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro) anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% (quarenta por cento) das novas matrículas, no segmento público.” (PNE)

I. Os dados indicam que 43,4% da população nesta faixa etária não frequenta o ensino médio, mas já o concluiu, sendo, portanto, potenciais ingressantes na educação superior.
II. A meta de atingir a taxa líquida de 33% da população da faixa etária foi atingida, mas é preciso ampliar a taxa bruta de matrículas para atender o PNE.
III. Enquanto os estados do Norte e do Nordeste apresentam um número expressivo de concluintes do ensino médio composto pela cor/raça de pretos, pardos e indígenas, as regiões Sul e Sudeste apresentam percentuais mais baixos deste público, sendo esse um indicador importante quando relacionado à Lei nº 14.723/23 (Lei de Cotas).
IV. Os dados demonstram um problema de trajetória dos estudantes da educação básica, visto que cerca da metade dos concluintes do ensino médio tem idade superior à recomendada.
V. A grande maioria dos jovens que concluem o ensino médio estuda em escolas da zona urbana e na modalidade de ensino regular, sendo que a população feminina é maior que a masculina na finalização desta etapa de ensino.

Está CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q3288175 Pedagogia
Diversos trabalhos têm sido publicados no Brasil e no exterior, demonstrando que o processo de expansão da educação superior trouxe consigo transformações que impactam na forma de pensar, de desenvolver e de lidar com a nova realidade e com estudantes considerados não-tradicionais, “abarcando a organização e funcionamento das instituições, a estrutura curricular dos cursos, as metodologias de ensino e aprendizagem” (Osti, Fior, Canal e Almeida, 2023). As obras destes autores e de Cunha e Ribeiro (2020) tratam dos desafios que atravessam esses contextos emergentes e impactam na permanência de estudantes não-tradicionais. Um dos desafios para as instituições de educação superior é promover um processo de formação continuada de seu quadro docente, considerando também o perfil profissional desses sujeitos e suas práticas.

A partir das análises realizadas pelos autores citados, analise as assertivas abaixo, atribuindo V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):

( ) Para formar um novo perfil profissional com competências cognitivas, técnicas, políticas e socioafetivas é preciso uma mudança paradigmática dos docentes, distanciada de uma perspectiva centrada no acúmulo de teorias e em uma concepção restrita essencialmente cognitivista, tecnicista, relacionada à teoria e à técnica.
( ) A formação pedagógica dos professores pode ser uma variável importante na permanência ou evasão dos estudantes, mas não precisa ser uma preocupação e ter um cuidado institucional porque as práticas de tutoria, acolhimento e mentoria são suficientes para sanar as falhas a nível pedagógico e favorecer a vinculação no curso pelos estudantes do 1º ano. ( ) A adaptação de currículos e práticas de ensino às especificidades dos estudantes, tornando-os mais flexíveis e inclusivos, deve fazer parte da formação contínua de professores, de forma a torná-los capazes de atualizar e inovar os saberes e as práticas pedagógicas de acordo com as demandas dos públicos não tradicionais.
( ) Na transição e adaptação dos estudantes do ensino médio para o ensino superior, há uma maior exigência em relação a uma autorregulação da aprendizagem, o que é atenuado pelo fato de os professores serem mais próximos ou estarem mais disponíveis para escutarem os estudantes nas suas demandas.
( ) Um dos problemas apontados com relativa frequência nos relatos dos professores a propósito dos índices de insucesso nas suas disciplinas prende-se com a falta de bases, de métodos de estudo e de trabalho dos estudantes, contudo pouco esforço dos docentes é dirigido à orientação dos mesmos estudantes na superação de tais lacunas.
( ) É relevante que os professores, especialmente do 1º ano, possam estar preparados para escutar de forma atenta e cuidadosa as necessidades dos estudantes não-tradicionais ingressantes para identificarem precocemente particularidades de adaptação e transição, mas não cabe a esses profissionais o encaminhamento dos alunos para serviços e respostas disponibilizadas institucionalmente.

Assinale a sequência CORRETA:
Alternativas
Q2376030 Medicina
Paciente veio à consulta na unidade básica de saúde, pois o marido teve o diagnóstico recente de tuberculose pulmonar. Trouxe radiografia de tórax que evidenciou discreta opacidade no seguimento IV do pulmão esquerdo.

Nesse caso, a conduta CORRETA é:
Alternativas
Q2376018 Medicina
Idosa, residente em área urbana de Belo Horizonte, previamente hígida, comparece ao pronto atendimento com febre, cefaleia retro-orbitária, astenia e mialgia de início há três dias. Nega sintomas gripais, dor abdominal e alterações do hábito intestinal. Exames laboratoriais revelam hemoglobina de 16,2 g/dL, 48% de hematócrito, 98.000 plaquetas, 2.400 leucócitos globais com 50% de neutrófilos e 40% de linfócitos.

Nesse caso, para a investigação etiológica do quadro, no dia do atendimento, o exame que deve ser solicitado é:
Alternativas
Q2376017 Medicina
Mulher de 47 anos relata dor intensa pelo corpo, difusa, além de fadiga. Piora progressiva há três anos, com capacidade funcional reduzida, sono não reparador e constipação intestinal. Sem deformidades ou edema articular. Hemograma e PCR normais.

Nesse caso, a opção farmacológica CORRETA é:
Alternativas
Q2376012 Medicina
Homem de 36 anos é examinado por seu médico por dor em mãos, punhos e joelhos. Ele recebe o diagnóstico de artrite reumatoide.

Nesse caso, o tratamento que reduzirá a inflamação articular e a progressão da doença é:
Alternativas
Q2376003 Medicina
Mulher de 60 anos, IMC de 29 Kg/m² e assintomática foi diagnosticada recentemente com diabetes mellitus em exame de rotina.

Nesse caso, o rastreamento das complicações oftalmológicas deve se iniciar:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFV Órgão: UFV-MG Prova: UFV - 2024 - UFV-MG - Médico - Oftalmologia |
Q2375953 Medicina
Está associado à saída de proteínas do cristalino pela cápsula íntegra o glaucoma tipo: 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFV Órgão: UFV-MG Prova: UFV - 2024 - UFV-MG - Médico - Oftalmologia |
Q2375949 Medicina
Sobre o retinoblastoma, assinale a afirmativa CORRETA: 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFV Órgão: UFV-MG Prova: UFV - 2024 - UFV-MG - Médico - Oftalmologia |
Q2375948 Medicina
Na avaliação de um paciente com ptose palpebral, o examinador nota que a pálpebra superior com a ptose melhora após o paciente repousar, com os olhos fechados por 5 minutos. Ao solicitar que o paciente fixe o olhar para cima por 2 minutos, observa-se piora da ptose pálpebra.

Nesse caso, o diagnóstico CORRETO é:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFV Órgão: UFV-MG Prova: UFV - 2024 - UFV-MG - Médico - Oftalmologia |
Q2375938 Medicina
Considera um paciente com baixa visual monocular, associada à linfonodos na região cervical, discreta celularidade no vítreo, edema de disco óptico, associado à presença de exsudatos maculares em disposição radial ao redor da fóvea.

O diagnóstico CORRETO nesse caso é: 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFV Órgão: UFV-MG Prova: UFV - 2024 - UFV-MG - Médico - Pediatria |
Q2375869 Medicina
Sobre a anquiloglossia, analise as afirmativas abaixo, atribuindo V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):

( ) É uma anomalia anatômica oral congênita caracterizada pelo freio lingual curto ou altamente aderido ao músculo genioglosso.

( ) Lactentes com freio lingual alterado podem apresentar dificuldades no padrão de sucção ocasionando dificuldade na amamentação e, por consequência, desmame precoce, se não identificado e tratado adequadamente.

( ) O diagnóstico é feito pelo “teste da linguinha”, que consiste no protocolo de Bristol em sua forma reduzida e deve ser realizado entre 30 e 40 dias de vida.

( ) A frenotomia é a abordagem cirúrgica realizada por profissional competente.

( ) A anestesia não é indicada pois o procedimento é rápido e simples.


Assinale a sequência CORRETA:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFV Órgão: UFV-MG Prova: UFV - 2024 - UFV-MG - Médico - Pediatria |
Q2375864 Medicina
Você atendeu no ambulatório uma menina de 4 anos com quadro de constipação intestinal que se iniciou no primeiro ano de vida, no momento da introdução alimentar. Apresenta dor abdominal frequente, medo de evacuar e as fezes são muito volumosas e ressecadas, entopem o vaso com frequência e, às vezes, apresenta sangramento vivo de pequeno volume após a evacuação. Eutrófica, hidratada, abdome discretamente distendido com massas fecais palpáveis.

Para esse paciente, a medida inicial CORRETA é:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFV Órgão: UFV-MG Prova: UFV - 2024 - UFV-MG - Médico - Pediatria |
Q2375861 Medicina
Pré-escolar, sexo masculino, três anos, é levado à consulta pelos pais por terem notado alteração no olho direito da criança em fotografias feitas com flash. Relatam que o olho está mais avermelhado e perceberam estrabismo. Ao exame: reflexo vermelho alterado no referido olho (teste do olhinho alterado). O pediatra encaminhou para o oftalmologista que evidenciou exame de fundo de olho com múltiplas massas rosadas, vascularizadas, parcialmente calcificadas, preenchendo a cavidade vítrea.

Nesse caso, assinale qual a hipótese diagnóstica mais provável é: 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFV Órgão: UFV-MG Prova: UFV - 2024 - UFV-MG - Médico - Pediatria |
Q2375859 Medicina
Adolescente de 14 anos, procura atendimento médico com queixa de dor abdominal pós-prandial difusa, diarreia com presença de muco e sangue nas fezes, dor e saída de secreção purulenta pelo ânus, anorexia e emagrecimento há 3 meses. Ao exame físico notada palidez cutânea, fístula perianal e dolorimento difuso à palpação profunda de abdome.

Nesse caso, o diagnóstico mais provável é: 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFV Órgão: UFV-MG Prova: UFV - 2024 - UFV-MG - Médico - Pediatria |
Q2375858 Medicina
Você estava de plantão na maternidade e foi avaliar um recém-nascido com 34h de vida, sexo masculino, nascido de parto vaginal, a termo, sem necessidade de reanimação em sala de parto. Mãe fez 8 consultas de pré-natal, sem anormalidades. Está em aleitamento materno exclusivo e já eliminou mecônio e urina. Ao exame físico, encontrava-se ativo, reativo, movimentando bem os membros, corado, hidratado, acrocianose. Clavículas íntegras, dorso apresentando mancha de contornos regulares de coloração azulada em glúteo direito. Reflexos primitivos presentes e simétricos, fontanela anterior plana e normotensa. À ausculta cardiorrespiratória, não foram notadas alterações. Notou-se frequência cardíaca de 134bpm e respiratória 48irpm. Pulsos: ausência de palpação dos pulsos centrais e periféricos em membros inferiores, pulsos radiais e braquiais palpados bilateralmente. Abdome livre, globoso, normotenso. Cordão umbilical em bom aspecto, presença de duas artérias e uma veia. Genitália externa masculina típica, testículos eutópicos. Ânus pérvio. Testes do olhinho e coraçãozinho dentro da normalidade.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o achado em que você se baseou para a hipótese diagnóstica de cardiopatia congênita acianótica: 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFV Órgão: UFV-MG Prova: UFV - 2024 - UFV-MG - Médico - Pediatria |
Q2375855 Medicina
Pré-escolar de três anos, portador de anemia falciforme, é levado à emergência apresentando dor abdominal, palidez e prostração. Apresentava ao exame físico palidez cutânea acentuada, icterícia de esclera, taquicardia, taquipneia, hipotensão, temperatura axilar 38°C, fígado a 1cm do rebordo costal direito, baço a 6cm do rebordo costal esquerdo.

Nesse caso, a hipótese diagnóstica é:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFV Órgão: UFV-MG Prova: UFV - 2024 - UFV-MG - Médico - Pediatria |
Q2375850 Medicina
Com relação ao manejo da febre aguda, assinale a afirmativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: D
5: A
6: B
7: B
8: B
9: A
10: A
11: A
12: C
13: A
14: A
15: A
16: A
17: C
18: D
19: C
20: A