Questões de Concurso
Foram encontradas 471 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Duas amostras de compostos carbonilados distintos W e Z foram submetidos ao seguinte teste:
Em um tubo de ensaio foram colocados 2 mL de uma solução de AgNO3 5% e adicionou-se 1 gota de uma solução diluída de NaOH 10%. Juntou-se gota a gota uma solução de NH4OH 2%, agitando até o desaparecimento do precipitado de óxido de prata e formação do complexo diaminoprata (reativo de Tollens).
Num outro tubo identificado como W: colocou-se 1 mL do reativo de Tollens (recentemente preparado) e duas gotas de W. Repetiu-se o procedimento para outro tubo identificado como Z, adicionando duas gotas de Z a 1mL do reativo de Tollens. Sem agitar, observou-se a formação de espelho de prata no tubo Z.
A partir desse resultado, o composto Z pode ser
n-hexílico, t-butílico, n-butílico, n-pentílico, s-butílico, aquele com fórmula molecular C4H10O que apresenta o menor valor para a temperatura de ebulição, em graus Celsius, é o álcool
Para fazer a determinação do teor de dureza da água utiliza-se solução de ácido etilenodiaminotetracético (EDTA). Muitos íons metálicos formam complexos estáveis e solúveis em água com o EDTA, por exemplo, os íons de cálcio e magnésio. A soma da concentração destes íons é denominada de índice da dureza da água e é um dado muito importante na avaliação da qualidade da água.
Na determinação da dureza da água, para preparar 500mL de uma solução EDTA 0,01mol.L-1, o volume, em mL, de uma solução estoque EDTA 0,1 mol.L-1 que deve ser utilizado é
Utilizou-se a técnica de cromatografia em camada delgada (CCD) com uma placa recoberta com sílica gel e uma mistura de tolueno com acetato de etila (93:7). Foram aplicadas três amostras com substâncias orgânicas distintas X, Y, Z, e após o término do procedimento, foram observadas 3 manchas, sendo que em relação ao ponto de partida, a mancha Z estava mais distante, a mancha Y estava mais próxima e a mancha X estava a uma distância intermediária entre Z e Y.
O caráter da fase móvel e a substância que teve mais afinidade por ela foram, respectivamente:

O estado físico em que a substância L se encontra à temperatura ambiente
