Questões de Concurso

Foram encontradas 12 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1952810 Engenharia Civil
Os conceitos e o modelo matemático adotado no cálculo das composições de custos unitários do Sistema de Custos Referenciais de Obras (SICRO) consideram dois períodos de tempo diferentes na atuação regular dos equipamentos, isto é, a hora produtiva e a hora improdutiva. Neste sentido, com base no Manual de Custos de Infraestrutura de Transportes (2017) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Matematicamente, a improdutividade aparece quando se compara a produção horária da equipe com a dos equipamentos individualmente.
( ) Além do custo da mão de obra, o custo horário improdutivo é constituído por parcelas referentes à depreciação do equipamento e à remuneração do capital.
( ) O custo horário produtivo consiste no somatório das parcelas de custo de propriedade e custo de operação, não englobando custos de manutenção.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1952809 Engenharia Civil
De acordo com a ABNT NBR 12693:2021 – Sistemas de Proteção por Extintores de Incêndio, analise as assertivas abaixo:

1. Fogo em combustíveis sólidos que se liquefazem por ação do calor, como graxas, substâncias líquidas que evaporam e gases inflamáveis, que queimam somente em superfície, podendo ou não deixar resíduos, é classificado como fogo classe A.
2. Fogo em materiais, equipamentos e instalações elétricas energizadas é classificado como fogo classe C.
3. Fogo em ambiente de cozinha que envolva óleos comestíveis de origem vegetal e animal e gorduras, utilizados para esse fim, é classificado como fogo classe K.
4. Fogo em materiais combustíveis sólidos, que queimam em superfície e profundidade pelo processo de pirólise, deixando resíduos, é classificado como fogo classe B.
5. Fogo em metais combustíveis, como magnésio, titânio, zircônio, sódio, lítio e potássio é classificado como fogo classe D.

O resultado da somatória dos números correspondentes às alternativas corretas é: 
Alternativas
Q1952808 Engenharia Civil
A ABNT NBR 6122:2019 – Projeto e Execução de Fundações apresenta uma relação dos ensaios disponíveis para investigações complementares de campo, cujo objetivo é determinar parâmetros de resistência, deformabilidade e permeabilidades dos solos, sendo que alguns fornecem inclusive a estratigrafia local. Sabendo que os ensaios apontados abaixo fazem parte desta lista, qual deles caracteriza-se como uma prova de carga direta sobre o terreno, com o objetivo de caracterizar a deformabilidade e resistência do solo sob carregamento de fundações rasas?
Alternativas
Q1952805 Engenharia Civil
De acordo com a ABNT NBR 6118:2014 – Projeto de Estruturas de Concreto, as juntas de ______________ devem ser previstas pelo menos a cada ________. No caso de ser necessário afastamento maior, devem ser considerados no cálculo os efeitos da retração térmica do concreto (como consequência do calor de hidratação), da retração hidráulica e das variações de temperatura.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q1952803 Engenharia Civil
Conforme as recomendações da ABNT NBR 8160:1999 – Sistemas Prediais de Esgoto Sanitário, as tubulações do subsistema de coleta e transporte de esgoto sanitário podem ser dimensionadas pelo método hidráulico ou pelo método das Unidades de Hunter de Contribuição (UHC), devendo, em qualquer um dos casos, ser respeitados os diâmetros nominais mínimos dos ramais de descarga. Com relação aos Diâmetros Nominais (DN) mínimos dos ramais de descarga, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1

1. Chuveiro coletivo.
2. Mictório com válvula de descarga.
3. Pia de cozinha residencial.


Coluna 2
( ) DN mínimo 40.
( ) DN mínimo 50.
( ) DN mínimo 75.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: B
4: C
5: E