Questões de Concurso

Foram encontradas 773 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3231720 Geografia
A transição energética, marcada pela busca por fontes de energia mais limpas e renováveis, é um dos grandes desafios do século XXI. No entanto, a história dos combustíveis revela uma longa jornada de exploração e de desenvolvimento de diversas fontes energéticas. Considerando essa trajetória histórica, a sequência cronológica que melhor representa a predominância das fontes de energia ao longo do tempo é:
Alternativas
Q3231709 Geografia
Durante a crise energética ocorrida em 2021, uma alternativa para a geração complementar de energia foi o uso das usinas termoelétricas, que é um recurso estratégico em períodos de seca extrema. A geração de energia elétrica consiste na transformação de energia em suas diversas formas. Em uma usina termelétrica a ordem das energias transformadas é:
Alternativas
Q3231703 Biologia
Foi sancionada, em setembro de 2022, a lei nº 14.443, que facilita a realização de procedimentos contraceptivos e, atualmente, já está em vigor. Agora, mulheres poderão realizar laqueadura e homens vasectomia a partir dos 21 anos, enquanto que anteriormente esses procedimentos só eram permitidos a partir dos 25 anos. A nova lei também dispensa a necessidade de consentimento do cônjuge para a realização da cirurgia. 
Na mulher, a laqueadura evita a 
Alternativas
Q3231702 Biologia
No dia 30 de novembro de 2024, a Prefeitura Municipal de Natal realizou a mobilização de imunização nas salas de aplicação de vacinas do município e convidou seus cidadãos para atualizarem a caderneta de vacinação, principalmente para a proteção contra a dengue, Covid e Influenza. A ação foi muito importante para a população, pois a vacinação é uma das principais estratégias de prevenção contra doenças infecciosas. Dependendo da doença, a segunda dose da vacina é fundamental para garantir uma resposta imunológica eficaz e duradoura. Dessa forma, a segunda dose da vacina tem como objetivo
Alternativas
Q3231698 Pedagogia
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as unidades temáticas de Ciências para o Ensino Fundamental – Anos Finais são organizadas para promover uma visão integrada dos fenômenos naturais e tecnológicos. Na conclusão do sétimo ano o aluno deve ser capaz de
Alternativas
Q3231697 Biologia
A Lipodistrofia Congênita Generalizada do tipo Berardinelli-Seip – LCG, com casos registrado no Rio Grande do Norte, é uma síndrome rara autossômica recessiva, caracterizada pela quase completa ausência de tecido adiposo corporal, resultando em alterações no metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídios. Com base no cruzamento entre dois pais heterozigóticos (Rr), a probabilidade de terem, respectivamente, filhos normais e afetados pela doença será
Alternativas
Q3231695 Meio Ambiente
O saneamento básico consiste em um conjunto de ações voltadas para preservar ou modificar fatores ambientais, como a água. Tem como objetivo promover a saúde e a melhoria da qualidade de vida da população. Entre as ações adotadas, destacam-se o abastecimento de água tratada às residências, a coleta e o tratamento do esgoto, além do recolhimento e destinação adequada do lixo. Essas medidas não apenas previnem diversas doenças, mas também contribuem para a preservação do meio ambiente. 
O tratamento de esgotos lançados em ecossistemas límnicos evita a
Alternativas
Q3231693 Biologia
Pesquisadores encontraram peixe-leão na costa do Rio Grande do Norte, um animal conhecido por causar sérios danos à biodiversidade marinha devido à ausência de predadores naturais. Ele tem 18 espinhos venenosos no corpo, cujo veneno provoca inflamação, dor local, náuseas e convulsões, o que dificulta a sua captura. Além disso, o peixe-leão se reproduz rapidamente e gera prejuízos ao meio ambiente e às comunidades de pescadores, já que se alimenta de espécies de valor econômico, podendo consumir até 20 peixes em menos de meia hora. O peixe leão é considerado um
Alternativas
Q3231690 Biologia
A célula é considerada a unidade básica estrutural e funcional de todos os seres vivos. Além disso, é também a unidade de crescimento, reprodução, desenvolvimento e de hereditariedade dos seres vivos. A maioria das células são microscópicas e originam-se de células preexistentes. Em relação às características gerais das células, todas elas
Alternativas
Q3231689 Biologia
Os sistemas locomotor e nervoso funcionam em conjunto para permitir movimentos coordenados do corpo humano. O sistema nervoso envia, por meio de axônios motores, impulsos nervosos que controlam os músculos esqueléticos, possibilitando ações como caminhar, correr e realizar atividades manuais. As sinapses neuromusculares, responsáveis por ativar a contração muscular, são denominadas
Alternativas
Q3229914 Geografia
A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma inovação política do século XX, com função única para a sociedade global, cuja eficácia na continuidade das ações necessita de três atualizações. A primeira é referente ao financiamento da ONU, que deve ser aumentado com a contribuição de todos os países, com a maior participação das nações com alta renda. A segunda é concernente à adequação da ONU à era do desenvolvimento sustentável, com realizações que conectem as inovações tecnológicas com a sustentabilidade socioambiental. E a terceira é condizente com a governança da ONU, sobretudo, no que concerne ao Conselho de Segurança, que tem uma composição sem total conformidade com a atual geopolítica.


Disponível em: https ://www.weforum.org/s tories /2015/08/3-reforms -the-un-needs -as -it-turns -70/. Aces so em: 13 nov. 2024.
Em 2018, quatro países formaram um grupo e, juntos, reivindicaram ingressar no Conselho de Segurança da ONU, com o argumento de que eles podem contribuir diretamente para a manutenção da paz e da segurança internacional. À época, a China apresentou oposição ao pleito desses países, que ficaram conhecidos como o G-4. A oposição da China se deveu à recusa deste país pelo ingresso no Conselho de Segurança de dois dos países do referido grupo, por causa de rivalidades históricas. Os países que formaram o G-4 são:
Alternativas
Q3229900 Geografia
De modo geral, o relevo é o modelado da superfície terrestre, sendo constituído a partir da ação dos agentes internos e externos. Em relação aos processos endógenos, formadores do relevo, existe um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, gerando extravasamento de magma. Esse fenômeno, que também é resultado de características de pressão e temperatura específicas, contidas no subsolo, é denominado de 
Alternativas
Q3229898 Geografia
Quando se trata de biodiversidade, deve-se ter em mente que ela existe em todos os locais do globo. Em algumas regiões do planeta, tem-se uma maior biodiversidade, como, por exemplo, em florestas tropicais. Em outras, como as regiões de deserto, ela é reduzida, porém ainda existente. Segundo a World Wide Fund for Nature (WWF), “entre os especialistas, o Brasil é considerado o país da 'megadiversidade': aproximadamente 20% das espécies conhecidas no mundo estão aqui”. Por outro lado, observa-se que a ação do homem impacta, negativamente, outras áreas de vegetação, como as presentes no litoral brasileiro, provocando, por exemplo, extinções e perda de habitat. No tocante à faixa litorânea de Natal/RN, o tipo de vegetação predominante, impactado desde a colonização, é: 
Alternativas
Q3229892 Geografia
Ao realizar uma pesquisa sobre os tipos climáticos do mundo, Rita, professora de Geografia do 9º ano, destacou as características presentes no quadro abaixo.

Ocorre na América do Norte, América do Sul e em parte da Ásia. Esse tipo de clima apresenta chuvas bem distribuídas ao longo do ano e temperatura média anual inferior a 18 ºC. As estações do ano são bem demarcadas: verão quente e inverno frio, como ocorrência ocasional de geadas e neve.

As características apresentadas por Rita se referem ao tipo climático
Alternativas
Q3229882 Geografia
Em uma aula de Geografia, o professor Antônio solicitou aos estudantes que realizassem uma pesquisa sobre fontes de energia renováveis e selecionassem alguns fragmentos textuais sobre essa temática. O professor escolheu, para discutir em sala de aula, o fragmento selecionado por Lucas, estudante do 6º ano, residente em um dos municípios do Seridó Potiguar, que realizou a pesquisa no website da SUDENE. Analise o fragmento selecionado por Lucas, reproduzido abaixo.

Fragmento 1

O Nordeste lidera a transição energética do Brasil, com a produção de mais de 80% da energia renovável do país. Os instrumentos da Sudene, o FDNE e o FNE, têm uma grande participação no desenvolvimento do setor. Esses investimentos no Rio Grande do Norte e na Paraíba dialogam com a nova agenda da economia mundial e contribuem para a atração de negócios para a região [...].

A região do Seridó, entre os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, está recebendo um grande projeto para a geração de um tipo específico de energia renovável. O complexo que produzirá essa energia na região do Seridó pertence a Elera Renováveis — do grupo Brookfield — e é composto por 10 SPEs [grupos societários] além de ter capacidade instalada total de 247,5W, o equivalente ao consumo anual de 700 mil famílias brasileiras. Receberá mais de R$1 bilhão em investimentos, com o financiamento de parte desses recursos pelo Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) [...].

Essa fonte de energia é amplamente reconhecida por sua sustentabilidade, pois não emite gases de efeito estufa durante sua operação e depende de um recurso natural abundante e inesgotável. Além disso, o Seridó se apresenta como um local propício para a instalação das turbinas geradoras de energia, que operam de forma eficiente em áreas planas e campos abertos.


Disponível em: https ://www.gov.br/sudene/pt-br/as suntos /noticias /empreendimentos -de-energia-no-seridorecebem-recursos -da-sudene. Acesso em: 01 nov. 2024. [Adaptado]


Considerando o fragmento selecionado por Lucas, o professor discutiu com os estudantes as características da energia
Alternativas
Q3229777 História
A lei sobre a liberdade dos gentios foi publicada em Évora no ano de 1570. Ela determinava que só poderiam ser escravizados os indígenas tomados em “guerra justa”, em que
Alternativas
Q3229776 História
Os primeiros anos do processo de colonização no Brasil foram marcados pela posse da terra e pela instalação de engenhos para produção de açúcar, requerendo mão-de-obra para a realização do trabalho no plantio, colheita e produção. As capitanias ao norte de Pernambuco – Paraíba e Rio Grande do Norte — tinham como características:
Alternativas
Q3229771 História
Considere o trecho a seguir:

“[...] bárbaro costume de açoitar escravos entre nós, que confiados os escravocratas na impunidade dos crimes cometidos em outras épocas, continuavam açoitar os próprios libertos e ingênuos, havendo até quem use ainda troncos, carros, ganchos, peias de ferro e outros meios de tortura” (A Verdade, 1888).


O documento noticiado pelo jornal A Verdade denunciou a violência cometida contra pessoas libertas e ingênuos, sendo estes últimos, conforme a lei n. 2.040 de 1871,
Alternativas
Q3229755 História
Mesmo com o fim da escravidão e com a Proclamação da República, em fins do século XIX, o preconceito racial no Brasil continuou e passou a contar com novas formas de expressão. Nos primeiros anos da República, foi possível observar legislações e policiamento para controle de atividades em terreiros, rodas de capoeira e outros espaços notadamente negros. No mercado de trabalho, segundo a pesquisadora Bebel Nepomuceno (2018), “Não era raro encontrar anúncios como estes dos jornais do Rio de Janeiro: ‘Precisa-se de uma boa cozinheira alemã para casa de família de tratamento, paga-se bem, dirija-se à rua Cosme Velho n. 113’ ou ‘Precisa-se de criada para todo serviço em casa de família sem crianças, prefere-se estrangeira, rua do Resende n. 180’”. Diante do exposto acima e considerando os anúncios apresentados, compreendese o cenário pós-abolição como sendo
Alternativas
Q3229753 História
Durante a última ditadura militar no Brasil (1964 a 1985), foram editados Atos Institucionais desde abril de 1964, tendo sido o mais conhecido o Ato Institucional Nº 5. O AI-5, publicado em dezembro de 1968, foi responsável pela suspensão do habeas corpus, em crimes considerados contra a segurança nacional, além de cassações de mandatos, suspensão de direitos políticos de parlamentares, demissões sumárias no funcionalismo público, dentre outras medidas. Nesse contexto, os Atos Institucionais são considerados instrumentos:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: A
5: A
6: A
7: A
8: A
9: A
10: A
11: A
12: A
13: A
14: A
15: A
16: A
17: A
18: A
19: A
20: A