Questões de Concurso

Foram encontradas 116 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2785134 Biblioteconomia

Quando da publicação de uma obra, o autor deve fazer o depósito legal em qual instituição no Brasil?

Alternativas
Q2785133 Biblioteconomia

O controle bibliográfico de periódicos no Brasil tem sido tradicionalmente uma das funções de qual órgão?

Alternativas
Q2785129 Biblioteconomia

A NBR 6929 estabelece os princípios gerais para:

Alternativas
Q2753033 Odontologia

Para verificar se o equipamento para esterilização está em boas condições, utilizam-se testes contendo esporos específicos, tanto para estufa como para autoclave, que, depois de utilizados, irão para cultura para se obter os resultados. No caso da autoclave, utilizam-se:

Alternativas
Q2752669 Química

Assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Q2040272 Saúde Pública
As larvas do vetor Aedes aegypti, coletadas com uso de pipetas, devem ser direcionadas em tubitos. Assinale a alternativa que NÃO representa uma informação necessária na etiqueta de identificação:
Alternativas
Q2040271 Saúde Pública
A coleta de larvas do vetor Aedes aegypti em pneus, deve seguir preferencialmente a técnica de ___________. Assinale a alternativa que preencha CORRETAMENTE a lacuna: 
Alternativas
Q2040270 Meio Ambiente
Assinale a alternativa INCORRETA quanto à manipulação de inseticida:
Alternativas
Q2040269 Meio Ambiente
Assinale a alternativa CORRETA, que indique uma vantagem do tratamento com inseticida de ultrabaixo volume, contra o vetor Aedes aegypti: 
Alternativas
Q2040262 Conhecimentos Gerais
Qual dos países citados abaixo está fazendo testes nucleares e assustando o mundo todo, principalmente os Estados Unidos da América?
Alternativas
Q2040252 Português
Assinale a alternativa que traz, respectivamente, uma palavra proparoxítona e uma oxítona: 
Alternativas
Q2040251 Português
Assinale a alternativa que traz um polissílabo: 
Alternativas
Q2040250 Português
Classifique as palavras a seguir quanto à ocorrência de dígrafo vocálico e/ou consonantal e, em seguida, assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:
I. ( ) Bolha. II. ( ) Luz. III. ( ) Cassar. IV. ( ) Frio. V. ( ) Bola. VI. ( ) Consagrar. VII. ( ) Exceto. VIII. ( ) Câimbra. IX. ( ) Encharcado. X. ( ) Importante.
a. Apenas dígrafo vocálico. b. Apenas dígrafo consonantal. c. Dígrafo vocálico e consonantal simultâneo. d. Sem dígrafo vocálico e/ou consonantal.
Alternativas
Q2040249 Português
Classifique os tipos de encontro que ocorrem nas palavras abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que traz a ordem CORRETA:
I. Clava, mnemônica. II. Hiato, água. III. Baú, saída. IV. Uruguai, arguiu.
a. Encontro consonantal. b. Encontro vocálico em hiato. c. Encontro vocálico em ditongo. d. Encontro vocálico em tritongo.
Alternativas
Q2040248 Português
Assinale a alternativa que traz a forma conjugada do pretérito imperfeito do indicativo da segunda pessoa do plural do verbo “ser”:
Alternativas
Q2010957 Pedagogia
A gestão escolar participativa é fundamental para:
I. Melhorar a mácula pedagógica do processo administrativo das escolas.

II. Garantir ao currículo escolar maior sentido de realidade e atualidade.
III. Reduzir o profissionalismo dos professores.
IV. Combater o isolamento físico, administrativo e profissional dos gestores e professores.
V. Desmotivar o apoio das comunidades escolar e local às escolas.
VI. Desenvolver objetivos comuns na comunidade escolar.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas CORRETAS:
Alternativas
Q2010956 Pedagogia
Gardner desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas por volta dos anos 80. Essa teoria foi desenvolvida na tentativa de desfazer a ideia de que existe uma única inteligência e reconhecer a inerente pluralidade das capacidades mentais. Nesse sentido, Gardner, tendo assente que o importante é a diversidade do intelecto, desenvolveu de início sete tipos de inteligência, mas percebeu a necessidade da adição de dois novos tipos, totalizando nove formas de manifestação da inteligência, sendo elas:
Alternativas
Q2010955 Pedagogia
A Resolução n.º 05 de 17/12/2009 fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil que, por sua vez, estabelece que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica, e deve ser oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social. De acordo com essa legislação, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2010954 Pedagogia
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal n.º 9.394 de 1996, consideram-se profissionais da educação escolar básica os que nela estão em efetivo exercício e tenham sido formados em cursos reconhecidos. No que se refere à formação desses profissionais, marque (C) para afirmativa correta e (I) para afirmativa incorreta e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio.
( ) Trabalhadores em educação portadores de diploma de pedagogia, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como com títulos de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas.
( ) Profissionais com notório saber reconhecido pelos respectivos sistemas de ensino, para ministrar conteúdos de áreas afins à sua formação ou experiência profissional, atestados por titulação específica ou prática de ensino em unidades educacionais da rede pública ou privada ou das corporações privadas em que tenham atuado profissionais graduados que tenham feito complementação pedagógica, conforme disposto pelo Conselho Nacional de Educação.
( ) Profissionais graduados que tenham feito complementação pedagógica, conforme disposto pelo Conselho Nacional de Educação. 
Alternativas
Q2010953 Pedagogia
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal n.º 9.394 de 1996, a educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. De acordo com essa legislação, a educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:
I. Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
II. Carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuídas por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional.
III. Atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral.
IV. Controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas.
V. Expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas CORRETAS:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: B
5: D
6: C
7: A
8: D
9: B
10: B
11: B
12: B
13: D
14: D
15: C
16: B
17: A
18: D
19: C
20: D