Questões de Concurso

Foram encontradas 65 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2049567 Noções de Informática
Assinale a alternativa em que todos os formatos de arquivo são suportados pelo Microsoft Power Point: 
Alternativas
Q2049566 Noções de Informática
A ordem de precedência de avaliação dos operadores no Microsoft Excel 2016 é a mesma da matemática. Desta forma, um exemplo de sequência CORRETA de precedência de avaliação de operadores, seguindo a ordem decrescente - da maior precedência para a menor precedência, está descrito em: 
Alternativas
Q1253441 Ciências
O espelho é bastante usado e encontra-se aplicado em diversas situações do cotidiano. Sendo ele um instrumento de superfície lisa, de forma plana ou esférica, o espelho reflete especularmente a luz.
Sobre este instrumento é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1253439 Ciências
Em nosso cotidiano, um dos conceitos físicos mais presentes é o de temperatura. Desse modo, é muito importante conhecer os principais conceitos relacionados ao tema. Assim, analise as afirmações abaixo.
I- Somente nossos sentidos são suficientes para quantificar a temperatura de um corpo; II- A temperatura mede o nível de concentração de calor das moléculas de um corpo; III- O equilíbrio térmico acontece quando dois corpos, em contato e isolados de influências externas, tendem para um estado final, que é caracterizado por uma uniformidade na temperatura dos corpos.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q1253438 Ciências
Campina Grande, cidade interiorana da Paraíba, encontra-se a aproximadamente 120km da capital do estado, João Pessoa. Se um carro que viaja entre as duas cidades, percorre a primeira metade do percurso com velocidade de 60km/h, e a outra metade do percurso com velocidade de 120km/h, é CORRETO afirmar que a velocidade média do carro em (km/h) ao longo de todo o percurso é de:
Alternativas
Q1253437 Ciências
Um tipo de extintor de espuma química possui bicarbonato de sódio e uma solução de ácido sulfúrico em compartimentosseparados, que quando reagem produzem espuma e CO conforme a reação abaixo:
X NaHCO3+ Y H2SO4 Z Na2SO4 ( aq) + W H2O(l) + K CO2 (g)
Os valores de X, Y, Z, W e K, respectivamente, que tornam a reação CORRETAMENTE balanceada são:
Alternativas
Q1253436 Ciências
Ao mudar de cor em função da substância, os indicadores de PH são comumente utilizados na determinação da acidez ou basicidade do meio. A fenolftaleína (I) é um exemplo de indicador ácido-base sintético que atinge a cor rosa em meio básico e incolor em meio ácido. O papel de tornassol (II) fica com cor azul na presença de bases e cor vermelha na presença de ácidos. Considere que dois cientistas, Luís e Arnaldo, resolvem determinar o PH de algumas substâncias. O tubo de ensaio 1 contém Refrigerante e foi entregue para Luís, que dispõe do indicador II. Arnaldo recebeu o tubo de ensaio 2, que contém Leite de Magnésia, e dispõe do indicador I.
Ao anotarem corretamente as cores observadas após a interação dos indicadores com os componentes presentes nos tubos de ensaio, Luís e Arnaldo, respectivamente, obtiveram:
Alternativas
Q1253435 Ciências
Um elemento X apresenta a seguinte configuração eletrônica:
1s² 2s² 2p6 3s² 3p6 4s² 3d10 4p6
Sabendo que seu isótopo possui 14 nêutrons, a massa deste isótopo é:
Alternativas
Q1253432 Biologia
Utilizando dos seus conhecimentos sobre os reinos dos seres vivos, relacione corretamente as letras com os números a seguir:
X - Reino Plantae Y - Reino Protista Z - Reino Monera
1 - Protozoários e ameboides são representantes desse reino. 2 - São organismos que realizam fotossíntese, são multicelulares e eucariontes. 3 - Bacterioses são causadas por organismos que fazem parte desse reino.
A correlação adequada está na alternativa:
Alternativas
Q1253431 Biologia
Também conhecida como a doença do beijo, a mononucleose costuma acometer os adolescentes, quando despertam para a vida sexual. Provoca febre, enfartamento dos gânglios do pescoço e das axilas, comprometimento do fígado e do baço, entre outros sintomas. (Data de acesso: 12 de abril de 2019)
A mononucleose é uma doença causada por:
Alternativas
Q1253430 Biologia
Analise as afirmativas:
I- A hepatite B também pode ser considerada uma doença sexualmente transmissível. II- Ao atacar o sistema imunológico, o vírus do HIV atinge principalmente as plaquetas. III- A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum.
Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q1253425 Educação Física
Tempo de Reação (TR) é o intervalo de tempo entre o começo de um sinal (estímulo) e o início de uma resposta. Marque a alternativa CORRETA nas questões abaixo sobre tipos de TR.
Alternativas
Q1253420 Educação Física
Após a década de 1970 surgiram as abordagens pedagógicas no ensino da Educação Física como movimento na escola em oposição aos modelos tecnicista, esportivista e biologista. Assinale a alternativa CORRETA sobre as abordagens pedagógicas.
Alternativas
Q1253419 Educação Física

A questão nutricional é um fator importante no ambiente escolar, devendo-se levar em consideração a obesidade infantil. O cálculo do IMC é obtido dividindo-se o peso do indivíduo em (Kg) pela altura ao quadrado (altura x altura) em metros (m).


Acerca desta informação, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1253418 Educação Física
O Atletismo é um esporte composto por diversas modalidades classificadas em: corridas, saltos, lançamentos e arremessos. Marque a alternativa CORRETA, considerando-se este esporte.
Alternativas
Q1253416 Educação Física
Na modalidade Basquetebol a sua regra é bastante complexa e extensa, que vai desde a questão da dimensão da quadra até os tipos de faltas. Existem especificamente regras voltadas para o fator tempo. Marque a alternativa CORRETA sobre esta regra.
Alternativas
Q1253415 Educação Física
A teoria piagetiana do desenvolvimento cognitivo ou mental explica o caminho para o pensamento lógico ao qual a criança recorre desde o nascimento até a adolescência através de sua passagem por estágios sucessivos. Marque a segunda coluna de acordo com a primeira considerando-se os respectivos estágios.
1. Estágio pré-operatório
2. Estágio sensório
3. Estágio das operações formais
4. Estágio das operações concretas


( ) Começa a reconhecer a imagem do seu corpo no espelho. motor ( ) Ultrapassa o egocentrismo. ( ) Descreve as características do raciocínio dos 2 aos 7 anos. ( ) Capacidade de usar conceitos abstratos.

A sequência CORRETA está na alternativa:
Alternativas
Q1253414 Educação Física
O movimento é um fenômeno baseado nos sentidos. Ele conta com uma intrincada série de processos que são organizados pelo sistema nervoso central. Marque V para verdadeiro e F para falso nas alternativas abaixo.
( ) Os proprioceptores são compostos por órgão tendinoso de golgi, tendões, ligamentos, articulações e fáscia. ( ) O sistema nervoso recebe os estímulos extereceptores dos receptores da visão, olfato, dor e temperatura. ( ) O sistema vestibular, proprioceptivo e tátil não são importantes para passar informações para os bebês. ( ) Para a resposta motora as etapas são in put, out put e processamento. ( ) Ter os sistemas vestibular e proprioceptivo funcionando juntos ajuda no controle motor.
A sequência CORRETA está na alternativa:
Alternativas
Q1253413 Educação Física
O tônus muscular é o mecanismo de base da expressão e se refere ao grau de tensão ou relaxamento dos músculos. O tônus muscular de cada pessoa é o resultado de sua relação com o meio. Baseado no contexto do tônus marque a alternativa referente ao preenchimento dos espaços abaixo.
Qualquer movimento ou ação pressupõe um grupo de músculos que tencionam e outros que relaxam todo o organismo para manter uma posição equilibrada. Precisa ter um nível de tônus determinado _________________. A disfunção extrema desse tônus denomina-se _________________. O tônus permite um contato com o mundo, dito __________________.

A sequência CORRETA é:
Alternativas
Q1253401 Inglês

TEXT I

The teaching of English as a foreign language in the context of Brazilian regular schools: a retrospective and prospective view of policies and practices.

(Ricardo Luiz Teixeira de Almeida).




(…) A brief overview of the recent history of ELT in Brazilian regular schools

During the 1970s, the so-called audiolingual method, based on behaviorist and structuralist assumptions, was still considered the only scientific way of teaching a foreign language. Its emphasis on the oral skills and on the exhaustive repetition of structural exercises seemed to work well in the contexts of private language institutes. Those contexts were characterized by the gathering of small numbers of highly motivated students per class, a weekly time-table superior in the number of hours to the one adopted in regular schools, and plenty of audiovisual resources. Questionable in itself, both because of its results (which in time were revealed to be less efficient than believed, especially in terms of fluency) and its theoretical assumptions, the method ended up being adopted by regular schools due to its positive reputation at the time. The failure of the methodology in this context would soon become evident, generating extreme frustration both amongst teachers and students.

From the 1980s on, with the spread of ideas connected to the so-called communicative approach and the growth of English for Specific Purposes (ESP), the community of researchers and teachers interested in the context of regular schools started reviewing the assumptions and logic of English Language Teaching (ELT). Recognizing that each and every school discipline needs to justify its presence in the curriculum socially and educationally, this movement identified the skill of reading as the most relevant one for the students attending the majority of Brazilian regular schools. This understanding was achieved by considering not only the possibility of real use outside school, but also the role this approach could play in the achievement of other educational goals, such as the improvement of student's reading abilities in Portuguese as a mother tongue (MOITA LOPES, 1996)*. This movement reached its climax with the publication of the Brazilian National Curricular Parameters (PCN) for the teaching of foreign languages at basic education level by the end of the 1990s. The document recommended the focus on the teaching of reading within a view of language as discourse. However, it did not close the door on the teaching of any other skill, as long as the context made it possible and relevant.

It is important at this point to clarify a few things about the emergence of this educational policy. First of all, it was not formulated apart from the community of teachers and researchers and then imposed upon them. On the contrary, great names in Brazilian Applied Linguistics, such as Luiz Paulo da Moita Lopes and Maria Antonieta Celani among others, were involved in the formulation of the Parameters. Even more important than that, a lot of teachers, individually or collectively, with or without supervision, were already trying the focus on reading as an alternative to the failure of previous practices before the Parameters were elaborated. Two well-known examples are those from Rio de Janeiro and São Paulo during the late 1980s and early 1990s. In São Paulo, The Catholic University (PUCSP) became a national center for foreign language teacher education, through the development of a Brazilian ESP project focusing on reading (CELANI, 2005)**. In Rio de Janeiro, a discussion conducted by the city educational authorities and the teachers in public schools (concerning the contents and methodology of each school discipline), during the administrations of Saturnino Braga and Marcelo Alencar, led to the proposition that the focus on reading for foreign language teaching reflected the will of most teachers who participated in the discussion.

Another important characteristic of the Parameters that should not be overlooked is their emphasis on teacher's autonomy. This emphasis can be seen clearly in the fact that no content or method is imposed upon the teachers. What one can find are suggestions and relevant information for teachers to make their own decisions, taking into consideration the context within which they work. In other words, the Parameters do not force any teacher to limit their focus on the teaching of reading, if they believe they can go further than that.

In spite of all these positive points, since their publication, it is possible to identify a strong resistance to the focus on reading on the part of many teachers. The reasons for this resistance will be discussed in the following sections of this paper. […] (p.333-334)



*MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Oficina de Lingüística Aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino / aprendizagem de línguas. Campinas:

Mercado de Letras, 1996.

**CELANI, M. A. Introduction. In: CELANI, M. A. et al. ESPin Brazil: 25 years of evolution and reflection. Campinas-SP: Mercado de Letras, São Paulo: Educ, 2005.

p. 13-26.

(Adapted from: Revista Brasileira de Linguística Aplicada. vol.12. nº.2. Belo Horizonte. Apr./June 2012, p. 331-348. Available at:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982012000200006 Accessed on April 15 , 2019) 


In spite of all these positive points, since their publication, it is possible to identify a strong resistance to the focus on reading on the part of many teachers.” The expression in spite of can be substituted by
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: D
5: C
6: C
7: A
8: A
9: C
10: B
11: D
12: B
13: E
14: D
15: A
16: C
17: C
18: D
19: A
20: A