Questões de Concurso
Foram encontradas 234 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. O ambiente da UTIP pode constituir-se como uma ameaça à família, pois ela se encontra em um local desconhecido, podendo ocorrer ruptura na interdependência afetiva entre seus membros.
II. A adaptação das famílias se dá através de respostas capazes de promover integralidade da pessoa, em termos de sobrevivência, crescimento e domínio, e não pode se dar através de respostas ineficazes, que não promovem elementos que favorecem o processo de hospitalização.
III. Quando é permitido ao familiar cuidar da criança, reforça-se sua função do papel de cuidador principal, aquele que cuida do desenvolvimento do filho desde o princípio da vida, elevando, dessa forma, o modo de autoconceito, no que tange às suas necessidades psicológicas, percebendo que ele é útil para o tratamento da criança.
Quais estão INCORRETAS?
( ) Nos grupos em AP, deve-se evitar abordar assuntos como o envelhecimento, a finitude e a morte, devido ao risco de incrementar sintomas negativos em pacientes de idade avançada.
( ) Há uma diferenciação entre o medo da morte e o morrer como processo. Segundo as autoras, os idosos temem mais o processo do que o fato em si.
( ) Aspectos da contemporaneidade como a valorização do consumo, a objetificação da vida e a busca por produtividade acima de tudo contribuem para o sentimento de inutilidade das pessoas idosas.
( ) Os cuidados paliativos (CP) que buscam fornecer alívio aos sintomas físicos e psíquicos, e também ressignificar o processo de adoecimento e morte, assim como a própria vida que chega ao fim.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
“A criança e o adolescente são sujeitos e, como tal, são ____________ sua demanda e seu sintoma. São sujeitos de direitos e detentores de lugares autênticos de fala. A noção de sujeito implica também a de singularidade, ou seja, ____________ pensar em tratamentos e abordagens terapêuticas de forma homogênea e prescritiva, pois vale a máxima de que ‘cada caso é um caso’” (p. 23-24).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. Tem como objetivos: atender pessoas de todas as faixas etárias; proporcionar serviços de atenção contínua, com funcionamento 24 horas, incluindo feriados e finais de semana; e ofertar assistência a urgências e emergências, contando com leitos de observação.
II. Devem priorizar processos de trabalho em espaços individuais.
III. Não devem ofertar cuidados às famílias de usuários vinculados aos serviços prestados.
IV. Devem articular-se com a Rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da Região de Saúde a que pertença, para acompanhamento compartilhado de casos quando necessário.
Quais estão INCORRETAS?
( ) Os preceitos da Reforma Psiquiátrica contemplam promover transformações no imaginário social e nas práticas discursivas sobre loucura, diversidade e diferença.
( ) O processo da Reforma Psiquiátrica se reduz à formulação ou reformulação de serviços e tecnologias de cuidado, não incluindo uma gama ampla de iniciativas ou produções, tais como estratégias e dispositivos políticos, sociais e culturais.
( ) Na década de 1970 e parte de 1980, o movimento da Reforma Psiquiátrica desenvolveu o pensamento crítico à institucionalização da loucura. Os conceitos de institucionalismo, poder institucionalizante e instituição total predominavam nos discursos de então.
( ) No marco da Reforma Psiquiátrica, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) cumprem a função inédita de oferecer cuidado intensivo a usuários com quadro psiquiátrico grave sem lançar mão da hospitalização ou do frágil modelo ambulatorial.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Apresenta episódios recorrentes de ingestão alimentar em quantidades excessivas em curto espaço de tempo, seguidas da sensação de falta de controle sobre a alimentação.
II. Os episódios de TCA são frequentes, sendo referido como ocorrendo pelo menos uma vez por semana no último mês.
III. Indivíduos com TCA realizam comportamento compensatório pós-compulsão, como indução de vômitos, uso de laxantes e/ou diuréticos ou exercícios vigorosos.
IV. A terapia cognitivo-comportamental é uma das estratégias psicoterapêuticas utilizadas no tratamento dos indivíduos com TCA.
( ) Para pessoas com DM2 que apresentem sobrepeso ou obesidade é recomendada a perda de, no mínimo, 15% do peso corporal inicial para melhora do controle glicêmico.
( ) Em relação à ingestão de gorduras, em pessoas com DM2, deve ser considerado priorizar o uso de ácidos graxos mono e poli-insaturados, por estarem associados à menor incidência de doenças cardiovasculares.
( ) Em adultos com DM2, é recomendado o uso de fibras dietéticas na quantidade 14 g/1000 kcal, com um mínimo de 15 g por dia, para melhorar o controle glicêmico e atenuar hiperglicemia pós-prandial.
( ) A utilização do índice glicêmico e da carga glicêmica para melhorar o controle glicêmico em pessoas com DM2 pode ser considerada, quando os alimentos forem consumidos de forma isolada.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima