Questões de Concurso
Para adm&tec
Foram encontradas 27.484 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Leia o texto a seguir para responder a questão.
Carnaval de Pernambuco: o melhor do planeta
O carnaval é conhecido mundialmente como uma festa popular, democrática e alegre, durante a qual o povo afasta sua timidez e seus medos, libertando suas fantasias e desejos. Em Pernambuco, essa festa começa logo após a virada de ano, prolongando-se, inclusive, após a quartafeira de cinzas, dia proclamado nacionalmente para o encerramento da folia de momo.
Na idade antiga, o carnaval era bastante festejado em Roma, durante sete dias do mês de dezembro, período em que as restrições morais eram relaxadas e os prazeres eram incessantemente buscados. Na idade média, as festas de carnaval eram brincadas de acordo com os costumes de cada cidade. Já na idade moderna, os bailes de fantasias e de máscaras e os desfiles em carros alegóricos tomaram conta de várias cidades, proclamando, especialmente, Paris como modelo carnavalesco do mundo. Na contemporaneidade, os destaques cabem principalmente ao Brasil, onde estados como o Rio de Janeiro e São Paulo, com seus tradicionais desfiles de escolas de samba, a Bahia, com os desfiles de bandas em trios elétricos e, em especial, Pernambuco, com seu carnaval multicultural, contagiam milhares de pessoas que visitam esses locais no período momesco.
Por falar em Pernambuco, o carnaval não é apenas intensificado na capital e região metropolitana. A folia se ramifica por cidades como Bezerros, onde se encontra o tradicional Papangú, Nazaré da Mata, com o Maracatu de Baque Solto, Pesqueira, com os Caiporas e Caretas, Triunfo e outras cidades interioranas, com seus blocos de rua.
Todavia, é em cidades como Recife e Olinda, que o carnaval de Pernambuco reproduz toda a cultura encontrada no estado. Em Recife, principalmente no Galo da Madrugada, que sai no sábado de Zé Pereira, e no Recife Antigo, que recebe vários blocos, troças e maracatus, as pessoas se fantasiam e carregam a multiculturalidade pernambucana, esbanjando alegria e sensualidade. Em Olinda, os bonecos gigantes ditam o ritmo da festa. Lá, o Homem da Meia Noite, fundado em 1932, é quem dá início à folia, as zero hora do sábado. Daí por diante, o que se vê é uma avalanche de blocos e troças, entre eles Pitombeira dos Quatro Cantos e Elefante de Olinda, que movimentam os carnavalescos até o fim da folia, quando o Bacalhau do Batata e o Bicho Maluco Beleza encerram os festejos da cidade.
É pela alegria do povo de Pernambuco e dos inúmeros turistas que chegam ao estado, é pela criatividade das fantasias esbanjadas pelos foliões nos blocos e troças, bem como nos bailes promovidos pelas prefeituras municipais, é pelas inúmeras manifestações culturais espalhadas pelo estado, é, por fim, pela perfeita cobertura feita pela impressa falada e escrita, que divulga a mais importante festa do Estado, que o carnaval de Pernambuco é reconhecido, tradicionalmente, como o melhor carnaval do planeta.
(PACÍFICO, André Fabiano. Coletânea da Academia Camarajibense de Letras. Olinda: Babbeco, 2011)
Leia o texto a seguir para responder a questão.
Carnaval de Pernambuco: o melhor do planeta
O carnaval é conhecido mundialmente como uma festa popular, democrática e alegre, durante a qual o povo afasta sua timidez e seus medos, libertando suas fantasias e desejos. Em Pernambuco, essa festa começa logo após a virada de ano, prolongando-se, inclusive, após a quartafeira de cinzas, dia proclamado nacionalmente para o encerramento da folia de momo.
Na idade antiga, o carnaval era bastante festejado em Roma, durante sete dias do mês de dezembro, período em que as restrições morais eram relaxadas e os prazeres eram incessantemente buscados. Na idade média, as festas de carnaval eram brincadas de acordo com os costumes de cada cidade. Já na idade moderna, os bailes de fantasias e de máscaras e os desfiles em carros alegóricos tomaram conta de várias cidades, proclamando, especialmente, Paris como modelo carnavalesco do mundo. Na contemporaneidade, os destaques cabem principalmente ao Brasil, onde estados como o Rio de Janeiro e São Paulo, com seus tradicionais desfiles de escolas de samba, a Bahia, com os desfiles de bandas em trios elétricos e, em especial, Pernambuco, com seu carnaval multicultural, contagiam milhares de pessoas que visitam esses locais no período momesco.
Por falar em Pernambuco, o carnaval não é apenas intensificado na capital e região metropolitana. A folia se ramifica por cidades como Bezerros, onde se encontra o tradicional Papangú, Nazaré da Mata, com o Maracatu de Baque Solto, Pesqueira, com os Caiporas e Caretas, Triunfo e outras cidades interioranas, com seus blocos de rua.
Todavia, é em cidades como Recife e Olinda, que o carnaval de Pernambuco reproduz toda a cultura encontrada no estado. Em Recife, principalmente no Galo da Madrugada, que sai no sábado de Zé Pereira, e no Recife Antigo, que recebe vários blocos, troças e maracatus, as pessoas se fantasiam e carregam a multiculturalidade pernambucana, esbanjando alegria e sensualidade. Em Olinda, os bonecos gigantes ditam o ritmo da festa. Lá, o Homem da Meia Noite, fundado em 1932, é quem dá início à folia, as zero hora do sábado. Daí por diante, o que se vê é uma avalanche de blocos e troças, entre eles Pitombeira dos Quatro Cantos e Elefante de Olinda, que movimentam os carnavalescos até o fim da folia, quando o Bacalhau do Batata e o Bicho Maluco Beleza encerram os festejos da cidade
É pela alegria do povo de Pernambuco e dos inúmeros turistas que chegam ao estado, é pela criatividade das fantasias esbanjadas pelos foliões nos blocos e troças, bem como nos bailes promovidos pelas prefeituras municipais, é pelas inúmeras manifestações culturais espalhadas pelo estado, é, por fim, pela perfeita cobertura feita pela impressa falada e escrita, que divulga a mais importante festa do Estado, que o carnaval de Pernambuco é reconhecido, tradicionalmente, como o melhor carnaval do planeta.
(PACÍFICO, André Fabiano. Coletânea da Academia Camarajibense de Letras. Olinda: Babbeco, 2011)
Leia a situação hipotética abaixo.
Uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental está planejando uma sequência didática sobre cadeias alimentares, seguindo as orientações da BNCC e os princípios metodológicos dos PCN’s de Ciências. Após a realização da aula, ela percebeu que alguns alunos não conseguiram identificar corretamente os decompositores e o seu papel na cadeia alimentar. Com base na dificuldade apresentada e nas diretrizes metodológicas dos PCN’s de Ciências, assinale a alternativa que apresenta uma intervenção pedagógica CORRETA da professora.
Leia a situação hipotética abaixo.
Uma escola desenvolveu um projeto interdisciplinar para promover o ensino de unidades de medida de massa e tempo no 5º ano do Ensino Fundamental. Nesse projeto, os alunos foram desafiados a organizar uma feira de ciências sobre alimentação saudável. Cada grupo recebeu a tarefa de criar receitas, medir ingredientes, calcular o tempo de preparo e estimar o peso total dos pratos, articulando conceitos matemáticos com situações práticas do cotidiano. Durante a execução, surgiram os seguintes desafios: um grupo errou a conversão de 1,2 kg para gramas, resultando em um excesso de um dos ingredientes, o que prejudicou o resultado final da receita. O outro teve dificuldades para organizar as etapas do preparo dentro do tempo disponível, atrasando a entrega e comprometendo a apresentação e alguns grupos apresentaram divergências na forma de medir os ingredientes, utilizando métodos diferentes (ex.: colheres versus balanças), o que gerou inconsistências nos resultados.
Diante desse contexto, considerando os princípios norteadores dos PCN’s de Matemática, assinale a alternativa que apresenta uma intervenção pedagógica CORRETA do professor.
Leia a situação hipotética abaixo.
Uma professora do 4º ano do Ensino Fundamental está planejando uma sequência didática sobre unidades de medida de comprimento e volume. Ela decide propor um projeto interdisciplinar envolvendo a construção de uma maquete de uma praça, com as dimensões baseadas em escala. Diante desse contexto, considerando as orientações dos PCN’s de Matemática, a estratégia CORRETA é:
Leia a situação hipotética abaixo.
Maria, professora do 3º ano do Ensino Fundamental, enfrenta dificuldades para ensinar frações a seus alunos, que apresentam níveis variados de compreensão. Enquanto alguns alunos conseguem identificar frações simples em materiais concretos, outros têm dificuldades em relacionar a ideia de "parte do todo" aos conceitos matemáticos. Considerando esse contexto e as teorias de Piaget e Vygotsky, para promover o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e a compreensão de frações, é necessário:
I. Utilizar materiais concretos, como pizzas e barras divisíveis, para ajudar os alunos a visualizar e manipular as frações, respeitando o estágio operatório concreto.
II. Propor atividades em que alunos mais experientes expliquem e demonstrem conceitos de frações para seus colegas, com a mediação da professora, promovendo a interação social como ferramenta de aprendizado.
III. Introduzir atividades que combinem representações concretas e abstratas, como resolver problemas que envolvam frações em gráficos e tabelas, ajustando o suporte pedagógico conforme as necessidades individuais dos alunos.
IV. Enfatizar a memorização para resolução de problemas com frações com o uso de regras e algoritmos de cálculo, garantindo a compreensão conceitual.
V. Substituir a mediação pedagógica por avaliações frequentes de desempenho, para um monitoramento contínuo da aprendizagem identificando lacunas, dispensando a necessidade de atividades exploratórias.
Leia a situação hipotética abaixo.
João, aluno do 1º ano do Ensino Fundamental, demonstra dificuldades em reconhecer algumas letras isoladas, e não consegue identificar rimas ou sons iniciais das palavras, apresenta segmentação silábica, e não distingui fonemas específicos.
Nesse contexto, considerando os estudos sobre consciência fonológica, assinale a alternativa que apresenta atividades eficazes para desenvolver a consciência fonológica de João
Leia a situação hipotética abaixo.
Uma professora do 2º ano do Ensino Fundamental percebe que seus alunos apresentam diferentes níveis de compreensão sobre a leitura e a escrita. Alguns ainda demonstram hipóteses pré-silábicas, enquanto outros já se encontram no nível silábico-alfabético. Considerando os estudos de Ferreiro e Teberosky (1979) sobre a psicogênese da língua escrita, analise as estratégias pedagógicas a seguir:
I. Planejar atividades que respeitem os níveis psicogenéticos dos alunos, como propor escrita espontânea para os que estão no nível pré-silábico e estimular a leitura de palavras com correspondência sonora para os que estão no nível silábico-alfabético.
II. Priorizar o método fônico como abordagem central, pois a decodificação automática de fonemas e grafemas é suficiente para garantir o domínio pleno da leitura e escrita, independentemente das hipóteses dos alunos.
III. Utilizar textos funcionais, como listas e bilhetes, que contextualizem a leitura e a escrita, incentivando os alunos a perceberem a função social da linguagem escrita.
IV. Direcionar os alunos para o domínio mecânico das relações sonoras, visto que, a leitura e escrita ocorre de forma automática após as correspondências sonoras elevando todos para o nível silábico.
V. Organizar atividades em que os alunos troquem ideias sobre suas escritas, promovendo discussões que os ajudem a refletir sobre suas hipóteses e avançar para níveis mais complexo.
Está CORRETO o que se afirma em:
Com base nos pressupostos teóricos de Piaget e Vygotsky sobre o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, analise as afirmativas abaixo.
I. O professor deve utilizar problemas matemáticos contextualizados no cotidiano dos alunos, como calcular o consumo de água ou planejar uma viagem, promovendo a construção do raciocínio lógico por meio de situações reais.
II. Durante as atividades, o professor deve propor desafios individuais para estimular a autonomia, pois, segundo Vygotsky, o esforço individual é que irá possibilitar o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.
III. No 5º ano, o uso de tabelas, gráficos e diagramas deve ser evitado, já que, segundo Piaget, os alunos nessa faixa etária ainda não conseguem compreender representações abstratas.
IV. O professor deve planejar atividades interdisciplinares, como projetos que integrem matemática e ciências, nos quais os alunos desenvolvam habilidades de cálculo, análise de dados e resolução de problemas.
V. Para Vygotsky, a mediação pedagógica deve ser ajustada às necessidades individuais de cada aluno, o professor deve mostrar como calcular a média em uma tabela antes de pedir ao aluno que tente sozinho.
Está CORRETO o que se afirma em: