Questões de Concurso
Para aevsf/facape
Foram encontradas 838 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
”Aplica-se o disposto nessa Norma a toda atividade com diferença de nível acima de _____________ do nível inferior, onde haja risco de queda.”
Disponível em: https://www.folhavitoria.com.br
Sobre o texto, acima, é INCORRETO afirmar que:
Os condutores e proprietários de veículos podem evitar determinadas ações que agridem o meio ambiente. Algumas atitudes estão listadas a seguir.
I. Trocar os pneus do veículo e descartar os pneus velhos em um terreno baldio.
II. Fazer a troca do óleo do motor e jogar o óleo usado diretamente na rede de esgoto.
III. Ao trocar a bateria do veículo entregar a bateria usada nos pontos de coleta para o descarte final.
As atitudes que agridem o meio ambiente são as descritas apenas em:
Nesse sentido, é CORRETO:
A diferença de preço de 1 kg de açúcar nesses dois supermercados é.
A quantidade de pessoas que permaneceram na fila aguardando atendimento foi:
• Na segunda-feira: 30 unidades. • Na terça-feira: 25 unidades. • Na quarta-feira: 28 unidades. • Na quinta feira: 32 unidades. • Na sexta-feira: 20 unidades.
Nesses cinco dias, o total de goiabas que a senhora Maria colheu foi.
Cecília Meireles
As palavras, retiradas do texto, são acentuadas pela mesma regra de acentuação gráfica na alternativa:
Pensar os ideários educacionais sob a égide da emancipação humana e educativa implica no reordenamento da organização do trabalho da escola, o que releva a importância do projeto político pedagógico, como ação firmada na concepção de sociedade, educação e escola. Enfim, delineado, discutido e assumido coletivamente enaltece a função de coordenar as ações escolares e alcance das finalidades político-pedagógico.
VEIGA, Ilma P. A. (Org.) Escola: Espaço do Projeto Político-Pedagógico. 13ª. ed. Campinas, SP: Papirus. 2008.
Considerando o texto apresentado e as concepções epistemológicas sobre a temática em foco, avalie as afirmações a seguir.
I. A priori, a elaboração do projeto político pedagógico parte das reflexões e investigações da comunidade sobre crenças, convicções, conhecimento da realidade escolar e do contexto social e científico.
II. Como documento para emancipação humana, o projeto político pedagógico em sua elaboração deve desconsiderar os fundamentos de caráter normativo e prescritos na forma das legislações.
III. O processo de construção do projeto político pedagógico é um passo fundamental na conquista da autonomia de uma instituição educativa em suas dimensões administrativa, financeira, jurídica e pedagógica.
IV. O projeto político pedagógico é um documento teórico, técnico e burocrático cujo compromisso central é o ordenamento das tarefas cotidianas da equipe escolar.
V. No que tange a concepção como projeto político pedagógico de qualidade, o mesmo deve apresentar, entre outras, a seguinte característica: explicitar o compromisso com a formação do cidadão.
É correto apenas o que se afirma em:
Contemporaneamente, exercer a docência em um contexto crítico, reflexivo e histórico requer reflexões sobre suas funções para além da simples transmissão de conhecimentos. O que elucida, pensar a atuação docente intermediada por variedades de planejamentos imprescindíveis às propostas educativas. Nessa lógica, o planejamento como um ato pedagógico através do qual configura a maneira filosófica, política, científica e operacional revela uma forte ferramenta que poderá conferir legitimidade às mudanças propostas.
Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/399/196. Acesso em: 6 mar 2025. (adaptado)
Tendo como referência o planejamento à priori de toda prática docente, avalie as afirmações a seguir.
I. No contexto específico do ensinar, exige do professor a responsabilidade de coordenar o desenvolvimento de seu trabalho compreendendo com clareza cada uma de suas fases: planejar, executar, avaliar.
II. Como prática docente, o planejamento é um ato político que provoca atitudes pedagógicas, técnicas, políticas e humanas.
III. No eixo do aperfeiçoamento docente, planejar é condição básica que requer, apropriação teórica dos conteúdos, reflexão da própria experiência, análise do quadro da realidade dos sujeitos envolvidos no processo e das influências políticos pedagógicas da instituição escolar.
IV. No escopo da função social da escola, a intencionalidade no ato de planejar requer por parte do professor uma postura de neutralidade sobre o contexto filosófico, político e cultural.
V. No âmbito escolar, planejar as atividades pedagógicas de forma coletiva e participativa implica interação, integração e colaboração, ao tempo que exige respeito e habilidade para lidar com o outro em suas múltiplas dimensões.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista /article/view/87/81. Acesso em: 3 mar. 2025.
Nesse contexto, diante das diferentes formas de modalidades de currículo postuladas por estudiosos, avalie as afirmações a seguir:
I. O currículo formal, também conhecido como currículo prescrito, está presente em leis, diretrizes e normas, ou seja, nos documentos oficiais do país.
II. O currículo real ganha efetividade no dia a dia da sala de aula, nas relações que se estabelecem entre professores e estudantes, nas particularidades de suas vivências e de suas maneiras de pensar.
III. O currículo oculto está representado através das normas e valores institucionais não reconhecidos abertamente por professores e funcionários da escola; sua profundidade e impacto são maiores do que os do currículo oficial.
É CORRETO o que se afirma em:
Em tempo de novas políticas para a educação, o documento normativo, completo e contemporâneo titulado de Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz orientações para a prática pedagógica nas escolas, visando promover uma educação de qualidade e equitativa.
Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-emtempointegral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal .pdf. Acesso em 3: mar. 2025. (adaptado)
Acerca da etapa da Educação Infantil e suas definições quanto aos eixos estruturantes, campos de experiências e os direitos da aprendizagem, avalie as afirmações a seguir.
I. Fortalece o cuidar e educar como dimensões indissociáveis, complementares e fundamentais para o desenvolvimento da criança.
II. Assegura os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se.
III. Apresenta como eixos estruturantes das práticas pedagógicas, as interações e a brincadeira.
IV. Define os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, reconhecendo as especificidades dos diferentes grupos etários que constituem a etapa da Educação Infantil.
V. Define cinco campos de experiências os quais se constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.
É CORRETO o que se afirma em:
Parece indiscutível reiterar a imprescindível compreensão sobre os vários níveis, tipos e características do planejamento em educação, na perspectiva de refletir as condições, prever alternativas de ações, superar as dificuldades e atingir os objetivos almejados em função de um processo educativo efetivo e eficiente. Partindo desta premissa, a escola poderá cumprir sua missão mediante seus projetos, desafios e demandas.
HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. - 1.ed. - São Paulo: Ática, 2011.
Considerando como referência o texto apresentado sobre a temática planejamento na esfera da educação e do ensino, avalie as afirmações a seguir.
I. Há vários níveis de planejamento, que variam em abrangência e complexidade: planejamento de um sistema educacional, planejamento geral das atividades de uma escola, planejamento de currículo e o planejamento didático ou de ensino.
II. Existem três tipos de planejamento didático ou de ensino, de acordo com seu nível de especificidade crescente: planejamento de curso; planejamento de unidade didática ou de ensino e planejamento de aula.
III. Um plano didático adequado deve apresentar as seguintes características: coerência e unidade, continuidade e sequência, flexibilidade, objetividade e funcionalidade, precisão e clareza.
É CORRETO o que se afirma em:
Tomar como partida, os postulados epistemológicos de Luckesi ao considerar a avaliação no processo educativo como um ato amoroso, “na medida em que a avaliação tem por objetivo diagnosticar e incluir o educando pelos mais variados meios, no curso da aprendizagem satisfatória, que integre todas as suas experiências de vida" é despojar-se das práticas avaliativas pontuais através de provas e exames, cujo mecanismo contribui para selecionar e classificar um ser humano num padrão definitivamente determinado.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 12ª ed. São Paulo: Cortez, 2013.
Considerando o texto e a concepção de avaliação como ato amoroso afirmado por Luckesi, avalie as informações a seguir.
I. Como ato amoroso, a avaliação é acolhedora, integrativa e inclusiva.
II. Tem caráter de julgamento com o objetivo de dar curso à vida (à ação) e não como processo de exclusão.
III. Na perspectiva, como ato integrativo, pressupõe atribuição de valores quantitativos.
IV. Didaticamente, a avaliação como ato amoroso, implica na mera decisão sobre os níveis de aprovações ou reprovações dos alunos.
V. Inclui o aluno no seu percurso de aprendizagem, cada vez com qualidade mais satisfatória.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Como principal Lei Educacional que regula os demais documentos normativos vigentes, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei nº 9.394/96, é um marco para uma educação democrática ao promover a participação da comunidade escolar e princípios de igualdade e liberdade na educação.
LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – 7. ed. – Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2023. Acesso em: 3 mar. 2025.
Com relação aos princípios e fins da educação nacional no que versa o artigo 3º da LDB, avalie as afirmações a seguir.
I. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
II. Cumprimento das normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino.
III. Garantia de padrão de qualidade.
IV. Consideração com a diversidade étnico-racial.
V. Respeito à diversidade humana, linguística, cultural e identitária das pessoas surdas, surdo-cegas e com deficiência auditiva.
É CORRETO apenas o que se afirma em: