O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Últimos dias do Plano Premium Anual com 20% de desconto! Assine agora por até R$15,99/mês Eu quero!

Questões de Concursos

Foram encontradas 90 questões

Q529392 Eletricidade

Em circuitos de corrente alternada, a resistência efetiva ou real difere da resistência em corrente contínua. Sabendo desta diferença e considerando a resistência de um condutor aplicado a um circuito em corrente alternada, analise as afirmativas e assinale a resposta correta.


I. Na equação que determina a resistência de um condutor não apresenta diretamente na equação um fator que leve em consideração a temperatura de trabalho do condutor, a não ser pela resistividade, onde é considerado um valor de resistividade a uma temperatura a 20°C, geralmente;


II. A resistência efetiva de um circuito em corrente alternada pode ser determinada pela equação da potência (P = R x I2 ), ou seja, a resistência efetiva é a razão entre a potência dissipada na resistência e o quadro da corrente eficaz.


III. A resistência efetiva em um circuito de corrente alternada não pode ser determinada pela razão entre a tensão e a corrente, pois tal razão está relacionada à impedância do circuito, ou seja, envolve a resistência e reatância.


IV. O condutor apresenta perdas por radiação que é a perda na forma onda eletromagnética durante a transferência de energia de um elemento ao outro do circuito, sendo que tal efeito aparece quando a frequência tem um valor considerado alto.


V. Em um condutor percorrido por uma corrente alternada, o campo magnético variável age sobre ele mesmo, induzindo uma tensão que se opõe à corrente original. Este efeito é maior no centro do condutor, pois o centro concatena o fluxo magnético variável interno e externo. Em frequências elevadas, este efeito é ainda maior, aumentado a tensão induzida contrária no centro do condutor e praticamente toda a corrente se concentra na superfície do condutor.


Assinale a alternativa correta:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q529391 Eletricidade

Considere alguns teoremas de circuitos elétricos:


I. Uma resistência de carga receberá a potência máxima de um circuito quando a resistência de carga for a metade da resistência de Thèvenin ou resistência de Norton equivalente ao circuito visto da carga.


II. Qualquer rede linear ou não linear bilateral pode ser reduzida a um circuito simplificado de dois terminais composto de uma fonte de corrente e uma impedância em série.


III. Qualquer rede linear bilateral pode ser reduzida a um circuito simplificado de dois terminais contendo uma fonte de tensão e uma impedância em série.


IV. Um circuito com uma única fonte de tensão que provoca uma corrente “I” em qualquer ramo do circuito pode ser removida da localização original e colocada no ramo com a corrente “I”. A fonte de tensão no novo local irá gerar uma corrente na localização da fonte original exatamente igual à corrente “I”, originalmente calculada.


Assinale a alternativa correta:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q529390 Eletricidade
Considere um motor acionado por uma softstarter e que o motor deve acionar uma carga com elevado conjugado resistente de partida. Para tal foi ativada uma função programável denominada “kick start” disponível neste modelo de softstarter. Sobre esta função podemos afirmar que:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q529389 Eletricidade
Seja um motor síncrono de 4 pólos, operando a 1800 RPM e uma frequência de 60 Hz. O motor possui um entreferro de 1,2 mm e o diâmetro médio do entreferro é 27 cm. O comprimento axial é 32 cm. Sabe-se que o enrolamento do rotor tem 786 espiras e um fator de enrolamento de 0,976. Considere que por razões térmicas limitem a corrente do rotor em 18 A, determine o conjugado e a potência de saída máximos que esta máquina desenvolve
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q529388 Eletricidade
As lâmpadas fluorescentes precisam de dispositivos de controle para proporcionar a partida e controlar o fluxo de corrente seu circuito. As lâmpadas necessitam dos seguintes dispositivos para a estabilização da corrente e para a ignição. Escolha a afirmativa que representa o reator eletromagnético.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: A
2: B
3: E
4: D
5: A