Foram encontradas 714 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Texto para questão.
Falar, calar
Lya Luft
Hoje eu falo de silêncio. Eu, que amo as palavras, hoje fico nos espaços brancos e nas entrelinhas. Fico ausente, estou ausente _____________ de longe siga pelo milagre da tecnologia tudo o que acontece onde me leem neste instante.
Ausente presente ___________ tantas vezes tantas pessoas.
Nas histórias que relato ou invento, hoje não me interessam tanto as tramas e os personagens: somos todos sombras que andam de um lado para o outro, aparecem e desaparecem em quartos, corredores, jardins. Caem de escadas, jogam-se no poço, naufragam como rostos ou ratos.
A mim seduzem palavras e silêncios, e jeitos de olhar. O formato de uma boca melancólica, ou o baixar de uma pálpebra que esconde o desejo de morrer ou de matar, ódio ou desamparo, hipocrisia, ah, o olhar sorrateiro, o estrábico olhar dos mentirosos.
A mim interessam as coisas que normalmente ninguém valoriza. ____________ o real está no escondido. ___________ escrevo: para esconjurar o avesso das coisas e da vida, de onde nos vem o medo, que impulsiona como a esperança.
Nas relações amorosas, sou fascinada pela fração de segundo, o lapso mínimo _________ os olhares se desencontram e a palavra que podia ser pronunciada se recolhe por pusilanimidade, egoísmo ou autocompaixão. E a cumplicidade se rompe e a gente se sente sozinha.
O caminho do desencontro é ladrilhado de silêncios, _______________ se devia falar, e de palavras quando melhor teria sido ficar calado: e a gente sabia, ah, sim, sabia. Pior: é ladrilhado de gestos que não foram feitos quando o outro precisava.
E no silêncio o peso da omissão, cumplicidade com o erro, se agiganta.
[...]
Revista Veja, 7/9/2005.
Observe os períodos abaixo:
⋅ “... para esconjurar o avesso das coisas e da vida, de onde nos vem o medo, que impulsiona como a esperança.”
⋅ “... o olhar sorrateiro, o estrábico olhar dos mentirosos...”
⋅ “ pusilanimidade, egoísmo ou autocompaixão. E a cumplicidade se rompe e a gente se sente sozinha.”
As palavras destacadas nos períodos acima podem ser substituídas, respectivamente, sem alteração de sentido por:
Observe a tirinha abaixo:

A figura de linguagem que predomina na tirinha é:
Leia o texto abaixo para responder a questão.
Não sei quantas almas tenho
Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem acabei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é,
Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo
É do que nasce e não meu.
Sou minha própria paisagem;
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só,
Não sei sentir-me onde estou.
Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que segue não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo: “Fui eu?”
Deus sabe, porque o escreveu.
Fernando Pessoa
Analise as proposições abaixo, considerando o texto:
1- Tensão sinceridade/fingimento, consciência/inconsciência.
2- Oposição sentir/pensar, pensamento/vontade, esperança/desilusão.
3- Inquietação metafísica, dor de viver.
4- Evocação da infância, idade de ouro, onde a felicidade ficou perdida e onde não existia o doloroso sentir-se refúgio no sonho, na música e na noite.
5- Parte de uma percepção da realidade exterior para uma atitude reflexiva (constrói uma analogia entre as duas realidades transmitidas: a visão do mundo exterior é fabricada em função do sentimento interior).
6- O presente é o único tempo por ele experimentado.
7- O passado existe numa relação de continuidade com o presente.
8- Tem uma visão negativa e pessimista da existência.
Das proposições acima apresentadas, as que apresentam características temáticas do poema são:
Leia o texto abaixo para responder a questão.
Não sei quantas almas tenho
Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem acabei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é,
Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo
É do que nasce e não meu.
Sou minha própria paisagem;
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só,
Não sei sentir-me onde estou.
Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que segue não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo: “Fui eu?”
Deus sabe, porque o escreveu.
Fernando Pessoa
Analise as proposições abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).
( ) Na segunda estrofe, o poeta volta a centrar-se em si próprio utilizando uma tripla adjetivação para se autocaracterizar. Aponta, uma vez mais, para a multiplicidade do sujeito poético, definido como um ser volúvel e inconstante, salientando a sua solidão.
( ) A locução “Por isso”, na terceira estrofe, assume o carácter explicativo/conclusivo em relação às duas estrofes anteriores.
( ) O sujeito poético sinaliza se define como um ser sem passado nem futuro.
( ) O último verso do poema encerra a resposta à interrogação retórica do verso anterior: alguém superior ao próprio sujeito comanda a sua vida.
( ) No poema, o sujeito poético assiste a sua fragmentação como se a sua consciência fosse um ser exterior a si mesmo.
A sequência correta de cima para baixo é:
A avaliação da aprendizagem constitui uma importante ferramenta pedagógica para o cotidiano das escolas de Ensino Fundamental. Avaliar o processo de ensino e aprendizagem é um importante processo contínuo no cotidiano escolar e deve propiciar aos estudantes avanços progressivos e qualitativos e aos professores a satisfação dos bons resultados de sua prática docente. Tendo como base os estudos sobre a avaliação da aprendizagem, coloque (V) para as proposições verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) A avaliação da aprendizagem no ensino fundamental não deve seguir modelos ou haver mecanismos seletivos nem classificatórios. A escola deve oportunizar ao aluno uma educação básica de qualidade para que todos os cidadãos tenham acesso aos conhecimentos necessários.
( ) A avaliação não é um fim, mas um meio, que permite verificar até que ponto os objetivos estão sendo alcançados, identificando os alunos que necessitam de atenção individual e reformular o trabalho com a adoção de procedimentos que possibilitam somar as deficiências identificadas.
( ) A avaliação deve estar voltada ao ensinoaprendizagem como um todo. É necessário acompanhar todo o desenvolvimento do aluno. É necessário medir para dar nota e verificar o índice da aprendizagem.
( ) A avaliação desenvolvida de forma quantitativa proporciona efeitos satisfatórios, o que possibilita a transformação dos indivíduos.
( ) A avaliação formativa é uma forma que busca identificar as insuficiências principais na aprendizagem inicial, necessária à realização de momento privilegiado de aprendizagens. Além de providenciar elementos para de maneira oportuna, orientar a organização do ensino-aprendizagem em etapas posteriores favorecendo a aquisição de novos conhecimentos.
Da análise das proposições temos:
A Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva de 2008, trouxe novas concepções à atuação da educação especial, em nossos sistemas de ensino. Assim, o papel da educação inclusiva é de fundamental importância, dentro dos limites de suas atribuições, sem que sejam extrapolados os espaços de atuação específica. Essas atribuições complementam e apoiam ao processo de escolarização:
I- De alunos com deficiência visual e auditiva regulamente matriculados nas escolas públicas e privadas.
II- De alunos com deficiência matriculados somente nas escolas públicas.
III- De alunos com deficiência matriculados somente nas escolas privadas.
IV
V- De alunos com deficiência regularmente matriculados nas escolas profissionais.
VI- Para alunos apenas com deficiências leves regularmente matriculados na escola públicas.
É correto o que se afirma em:
Quando pensamos em educação é inevitável discutir seu papel socializador e seu aspecto representativo da cultura. O que implica em analisar os fundamentos históricos e filosóficos, já que a educação, em si, só é possível através da transmissão do conhecimento ao longo do tempo, por meio do diálogo, do contato entre as pessoas. Sem socialização, contextualizada no âmbito escolar, não existe educação. No que diz respeito aos fundamentos da educação, julgue os itens abaixo em verdadeiros ( V ) ou falsos ( F ).
( ) A educação, a transmissão do saber acumulado pela humanidade, não se concretiza somente na escola, acontece também de maneira informal (sem norma ou forma), não possuindo critérios, horários, hierarquia ou sistema de avaliação.
( ) Diferente da educação informal, o conhecimento escolar não é sistematizado, transmitido a partir de critérios e métodos, composto por um saber científico, dogmático.
( ) A educação institucionalizada, a escola, possui muitos defeitos e vícios, muitos dos quais advindos do sistema capitalista e estrutura social; porém, o professor, em sala de aula pode contornar estas barreiras.
( ) O paradigma do consenso influenciou intensamente a educação no Brasil, sobretudo a partir de 1930, representado pelas ideias de Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira. Começou a penetrar no Brasil graças a crescente industrialização, iniciada em 1920, quando a necessidade de preparar o desenvolvimento levou um grupo de intelectuais brasileiros a se interessar pela educação, vista como elemento central para remodelar a realidade.
( ) O manifesto dos pioneiros da educação nova, defendia a educação como função essencialmente pública, gratuita, obrigatória, laica e única.
Da análise do itens a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo é:
No que diz respeito aos teóricos da Educação, associe cada teórico a ideia defendida, em seguida marque a alternativa que possui a sequência correta.
1- Maria Montessori.
2- Jean Piaget.
3- Lev Vygotski.
4- Freinet.
5- Wallon.
( ) Defende o processo de evolução do indivíduo que depende da capacidade biológica em conjunto com o meio ambiente, afetando de alguma forma seu desenvolvimento
( ) Criou um campo de investigação que chamou de epistemologia genética, teoria que foi centrada no desenvolvimento natural da criança.
( ) Para este teórico , a educação é uma conquista da criança, pois já nascemos com a capacidade de ensinar a nós mesmos, caso tenhamos condições para isso. A base de sua teoria é a individualidade, atividade e a liberdade do aluno, com foco no conceito individual como simultaneamente, sujeito e objeto do ensino.
( ) Atribuía um papel importante as relações sociais e ao desenvolvimento intelectual, por isso a corrente pedagógica que teve origem pelo seu pensamento ficou conhecida como sócio-construtivista ou sóciointeracionismo.
( ) Lutou contra o ensino tradicional, centrado no professor e na cultura enciclopédica. Trouxe uma educação ativa e popular, tanto para a organização da rede de ensino como no aprendizado em si. Acreditava que era necessário transformar a escola por dentro, pois é dela que se manifestam as contradições sociais.
A alternativa que corresponde a sequência correta de cima para baixo é:
O ensino fundamental obrigatório, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
I- O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
II – A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
III – O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
IV – O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
V- A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.
São objetivos do Ensino Fundamental as proposições:
Entende-se a Educação como processo e prática social constituída e constituinte das relações sociais mais amplas; Processo contínuo de formação; Direito inalienável do cidadão. Partindo desse conceito e tendo como base a função social da escola, analise as assertivas abaixo:
I- A Função social da escola é o Compromisso com a formação do cidadão e da cidadã com fortalecimento dos valores de solidariedade, compromisso com a transformação dessa sociedade.
II- Apesar das transformações sofridas no decorrer da história, a escola representa uma Instituição que a humanidade elegeu para socializar o saber.
III- A função social da escola é muito relativa e tangível, pois há várias formas de pensar a educação.
IV- Cabe à escola formar alunos com senso crítico, reflexivo, autônomo e conscientes de seus direitos e deveres tendo compreensão da realidade econômica, social e política do país, sendo aptas a construir uma sociedade mais justa, tolerante às diferenças culturais como: orientação sexual, pessoas com necessidades especiais, etnias culturais e religiosas etc. Passando a esse aluno a importância da inclusão e não só no âmbito escolar e sim em toda a sociedade.
V- Educação deve formar indivíduos que se adaptem a estrutura social vigente instituindo os caminhos e normas que cada um deve seguir, tendo sempre como horizonte a instituição e manutenção da ordem social, a educação é um forte instrumento de coesão social e cabe ao estado ofertá-la e supervisioná-la.
É correto o que se afirma em:
______________________ é uma categoria que engloba sinais colocados nas laterais ou acima das vias por meio de placas que transmitem uma mensagem aos usuários.
Complete a informação utilizando a alternativa correta:
A placa de trânsito a seguir representa:
