Questões de Concurso Para fundação cetrede

Foram encontradas 1.223 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3316768 Pedagogia
O psicopedagogo tem como função:
Alternativas
Q3316767 Psicologia
O surgimento da psicopedagogia e suas principais tentativas de articulação entre as áreas da Medicina, da Psicologia, da Psicanálise e da própria Pedagogia, deram-se na França, não nasceu no Brasil. O movimento da Psicopedagogia no Brasil remete ao seu histórico
Alternativas
Q3316766 Pedagogia
A atuação do psicopedagogo tem como objetivos:

I. Obrigar ações aos docentes frente aos processos de aprendizagens e suas dificuldades.
II. Contribuir para os processos de inclusão escolar e social.
III. Mediar as relações interpessoais nos processos de aprendizagem com vistas à prevenção de dificuldades e/ou à resolução de conflitos.
IV. Infringir pesquisas científicas no campo da psicopedagogia.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Alternativas
Q3316765 Pedagogia
Para o trabalho do psicopedagogo, é fundamental demonstrar uma capacidade e uma postura abrangente, ressaltando a importância dos diversos saberes e de suas várias funções diante das demandas vindas conforme cada paciente e família. É imprescindível trocar saberes com áreas distintas sem ter confronto de especialidades, trabalhando de forma:
Alternativas
Q3316764 Pedagogia
A atuação do psicopedagogo na escola é ajudar o Coordenador Pedagógico elaborando estratégias e orientando o corpo docente em relação as dificuldades vivenciadas pelos professores e pelos estudantes. Como exemplo prático de sua atuação, pode-se trabalhar uma estratégia que apresenta quatro passos a serem seguidos: sensibilização, desenvolvimento com jogos e dinâmicas, fechamento de reflexões e avaliação das vivências de forma crítica. O objetivo é permitir a elaboração de estratégias que reduzam as dificuldades de aprendizagem e facilitem o processo de ensino-aprendizagem. São técnicas chamadas de:
Alternativas
Q3316763 Pedagogia

informação base para a questão


Tendo por características as dificuldades na fluência da leitura de palavras, resultante de uma perturbação fonológica e que pode progredir desde a compreensão leitora ao impedimento do desenvolvimento do vocabulário e dos conhecimentos gerais, apresentando-se, na ilustração a seguir, como exemplo de um texto escrito por uma criança.



https://www.uniasselvi.com.br/extranet/layout/request/trilha/materiais/livro/livro.php ?codigo=63665 

A intervenção psicopedagógica em crianças com essa dificuldade específica de aprendizagem (apresentada na questão 54) pode ocorrer por meio de: 
Alternativas
Q3316762 Pedagogia

informação base para a questão


Tendo por características as dificuldades na fluência da leitura de palavras, resultante de uma perturbação fonológica e que pode progredir desde a compreensão leitora ao impedimento do desenvolvimento do vocabulário e dos conhecimentos gerais, apresentando-se, na ilustração a seguir, como exemplo de um texto escrito por uma criança.



https://www.uniasselvi.com.br/extranet/layout/request/trilha/materiais/livro/livro.php ?codigo=63665 

O nome dessa dificuldade específica de aprendizagem é:
Alternativas
Q3316761 Pedagogia
As relações entre a Psicopedagogia e a inclusão são demostradas:

I. na busca pela igualdade entre os educandos.
II. a equidade de oportunidades para um bom desenvolvimento dos alunos sem dificuldades de aprendizagem.
III. na procura de integração de alunos sempre adaptando o ensino e a didática as suas necessidades.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
Alternativas
Q3316760 Pedagogia

A dificuldade de aprendizagem, muitas vezes, é confundida com distúrbios de aprendizagem:



Imagem associada para resolução da questão



Apesar do uso de algumas características apontadas a seguir, a definição de dificuldades de aprendizagem não encontra um consenso entre os autores, nem como, por que ou quando elas se manifestam. Porém, é possível argumentar:



I. Dificuldades de aprendizagem caracterizam-se por ser um grupo heterogêneo de manifestações que ocasionam rendimento acadêmico insuficiente nas tarefas de leitura, escrita e cálculo-matemático.


II. Dificuldades de aprendizagem podem ser categorizadas como permanentes e podem ocorrer em um único momento no processo de ensino e aprendizagem.


III. Distúrbios de aprendizagem são de ordem neurológica, com comprometimentos físicos, sensoriais e intelectuais.


IV. O conceito de dificuldade de aprendizagem está ligado diretamente às dificuldades de caráter pedagógico.



Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Q3316759 Pedagogia
De acordo com alguns autores, o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático na Educação Infantil tem várias características específicas sendo uma delas, não ser ensinável, porque é:
Alternativas
Q3316758 Pedagogia
Para o trabalho matemático com as crianças da Educação Infantil, é fundamental que o professor propicie condições para o desenvolvimento das estruturas de pensamento lógico-matemático, principalmente, ampliando as habilidades de:
Alternativas
Q3316757 Português

Observe o diálogo a seguir:



Imagem associada para resolução da questão



https://cm-klscontent.s3.amazonaws.com/201801/INTERATIVAS_2_0/AQUISICAO_E_DESENV OLVIMENTO_DA_LINGUAGEM/U1/LIVRO_UNICO.pdf


O sexto estágio do desenvolvimento da linguagem ocorre quando a criança atinge os dois anos de idade, aproximadamente, e dura um ano. Quando chega aos dois anos, a criança possui um vocabulário de aproximadamente 400 palavras, mas não usa artigos (“o”, “a”) nem conjunções (“e”, “mas”). Ao final do segundo ano, terá um vocabulário de 900 palavras e já usará artigos e pronomes (“ele”, “ela”). Pelo diálogo, pode-se perceber que a criança: 

Alternativas
Q3316756 Pedagogia
A professora Thaís trabalha na creche, nas turmas do berçário e maternal e observando o desenvolvimento da linguagem das crianças, percebe, nitidamente, a fase em que os alunos começam a pronunciar as primeiras palavras, que normalmente nomeiam objetos e pessoas comuns em seu ambiente, como: “papai”, “mamãe”, “pepeta”. Nesta idade, a criança emprega uma palavra com sentido de uma frase. Pode-se dizer que esses alunos têm, aproximadamente:
Alternativas
Q3316755 Pedagogia
As professoras da creche tiveram uma formação continuada sobre o processo de aquisição e de desenvolvimento da linguagem, estudando que é possível dividi-lo em estágios e que pode ser que uma criança avance mais rapidamente que outra, sem que isso seja considerado uma defasagem. As docentes estavam comentando acerca do primeiro estágio desse desenvolvimento, que vai de zero a seis meses, aproximadamente e cada professor apontou o que considera como primeira manifestação de linguagem:

Professora Lúcia: o sorriso.
Professor Carlos: a gargalhada.
Professora Vera: o balbucio.
Professora Ingrid: o choro.

O(A)(s) professor(a)(s) que apontaram corretamente o que os autores consideram como primeira manifestação do desenvolvimento da linguagem foi: 
Alternativas
Q3316754 Psicologia
Uma vez estabelecida a teoria do desenvolvimento, Piaget discorre sobre os fatores que o influenciam:

Imagem associada para resolução da questão

Analise as afirmações a seguir.

I. está relacionada com as questões culturais e educacionais e com a influência sobre o sujeito.
II. desempenha o limitado papel de abrir possibilidades para novas condutas que precisam ser atualizadas, o que automaticamente leva à consideração de outras condições.
III. consiste em agir sobre os objetos para abstrair suas propriedades.
IV. é um fator interno do desenvolvimento, de processo conduzido por reflexão e reconstrução a estados de estruturação superiores.

Analisando cada fator influenciador do desenvolvimento, citados por Piaget e sua definição, a alternativa que completa corretamente essa relação é:
Alternativas
Q3316753 Pedagogia
Para Piaget, a criança, constrói o conhecimento das regras que organizam a convivência com o outro e consigo mesma ao:
Alternativas
Q3316752 Pedagogia
Sofia tem um ano, frequenta a creche e a professora relata que com a aluna, a emoção é o principal canal de interação. A afetividade é caracterizada pelo toque, mudança no tom de voz e expressões faciais que a professora faz para se comunicar com o bebê e, através dessas expressões é que a criança está constituindo um meio de aprendizagem. Com isso, Sofia imita outras pessoas e cria suas próprias reações balançando o corpo, batendo palmas, emitindo sons etc. Considerando os estudos de Piaget, Sofia, provavelmente está no estágio denominado:
Alternativas
Q3316751 Pedagogia
A Epistemologia Genética explica a ordem de sucessão em que as diferentes capacidades cognitivas se constroem, ou seja, as competências que vão sendo adquiridas pelo sujeito ao longo de sua vida, em períodos sucessivos, pressupõem outras formando sua capacidade cognitiva. Com essa concepção, Piaget:
Alternativas
Q3316750 Psicologia
A primeira infância é caracterizada por um período marcado pela preocupação com o desenvolvimento da criança em relação ao tempo e ao espaço, sempre concentrando maior atenção para a aquisição da coordenação e do equilíbrio motor.

Imagem associada para resolução da questão

https://www.uniasselvi.com.br/extranet/layout/request/trilha/materiais/livro/livro.php ?codigo=10739

Nos primeiros meses de vida, o corpo do bebê vive como que em partes fragmentadas e, a partir do “estágio do espelho”, [...] a criança reconhece como própria a imagem que se produz no espelho, reconhecimento este acompanhado de uma reação de júbilo e alegria. Esta unificação virtual imaginária, que lhe dá a ilusão de completude, é produto da junção das marcas provocadas pelo olhar desejante da mãe. Inaugura-se, deste modo, o que conhecemos como imagem corporal. O corpo como imagem unida é fundamental para que posteriormente haja um reconhecimento das partes e possibilite construir o esquema corporal.
(YAÑEZ, 2009).

Essa etapa ocorre, aproximadamente: 
Alternativas
Q3316749 Pedagogia
A criança na segunda infância passa a etapa do corpo vivido, que corresponde à fase da inteligência sensóriomotora, em que o bebê sente o meio como fazendo parte dele, para a fase do corpo descoberto que corresponde à organização do esquema corporal devido à sua maturação. Ela auxilia a criança a desenvolver sua percepção centrada no próprio corpo. Leia a seguir, as principais características do desenvolvimento na segunda infância e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) Força e habilidade motora simples e complexa diminuem para aumentar a abstração.
( ) O comportamento é predominantemente egocêntrico, mas a compreensão da perspectiva dos outros aumenta.
( ) Imaturidade cognitiva leva a muitas ideias ilógicas acerca do mundo.
( ) O brincar, criatividade e imaginação tornam-se mais elaborados. 
( ) Independência, autocontrole e cuidado próprio diminuem.
( ) A família já não é o núcleo da vida, todas as crianças já são totalmente independentes.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA quanto ao desenvolvimento psicomotor na segunda infância. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: B
5: A
6: B
7: B
8: A
9: C
10: A
11: A
12: A
13: D
14: B
15: E
16: B
17: D
18: A
19: C
20: B