Questões de Concurso Para nucepe

Foram encontradas 6.177 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3433339 Pedagogia
As escolas da educação básica das redes pública e privada, com o apoio da família e dos serviços de saúde existentes, devem garantir o cuidado e a proteção ao educando com vistas ao seu pleno desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, com auxílio das redes de proteção social existentes no território, de natureza governamental ou não governamental. A Lei Nº 14.254, de 30 de novembro de 2021, dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com Dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem. 

Levando em conta a lei citada, fica evidente a importância de profissionais qualificados para oferecer suporte necessário ao acompanhamento referente às 
Alternativas
Q3433338 Pedagogia
É possível afirmar que tanto a teoria de Piaget como a de Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente. No entanto, diferenças significativas entre ambos podem ser percebidas na maneira de conceber o processo de desenvolvimento e aprendizagem.
Analise as afirmações a seguir acerca das características descritas, marcando (P) Piaget e (V) Vygotsky:

( ) Privilegia a maturação biológica.
( ) Privilegia o ambiente social.
( ) Defende que os fatores internos preponderam sobre os externos e postula que o desenvolvimento segue uma sequência fixa e universal de estágios.
( ) Ao enfatizar o ambiente social em que a criança nasceu, reconhece que, em se variando esse ambiente, o desenvolvimento também variará.
( ) Os conhecimentos são elaborados espontaneamente pela criança de acordo com o estágio de desenvolvimento em que esta se encontra.
( ) A aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele.
( ) Postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.

Marque a alternativa que apresenta apenas a sequência CORRETA, de cima para baixo.  
Alternativas
Q3433337 Pedagogia
"A atuação psicopedagógica junto a um grupo ou instituição, para ser operante, precisa interpretar os papéis desempenhados, a forma como foram atribuídos e assumidos, assim como as expectativas que se encontram latentes neste movimento de atribuir e aceitar o papel. [...] A tarefa de cada um deve estar voltada para o aprender, desde a direção até a portaria ou o serviço de limpeza".

Fonte: Barbosa, 2001 IN: Idalina Amélia Mota Pontes. Atuação psicopedagógica no contexto escolar: manipulação, não; contribuição, sim. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862010000300011. Acesso em 20/3/2024.

O trabalho do Psicopedagogo na escola é de prevenção das dificuldades de aprendizagem. No entanto, após o diagnóstico de problemas ou dificuldades, ele vai realizar a intervenção apoiando-se na utilização de recursos que promovam a operatividade  
Alternativas
Q3433336 Pedagogia
“O profissional da psicopedagogia atua na prevenção dos problemas de aprendizagem visando obter a solução, tendo como enfoque o aprendiz ou a instituição de ensino como um todo. Dentro do ambiente escolar, a atuação pode ocorrer preventivamente, atuando junto aos professores, pais, e técnicos, de vários modos.”

Fonte: Lomonico, 1992. In: Isaura Lays Sá Fernandes de Souza. A intervenção psicopedagógica no ambiente institucional. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/cintedi/2020/TRABALHO_EV137_MD1_SA19_ID753_18072020230427.pdf. Acesso em 20/3/2024

Avalie as seguintes afirmações:

I- Neste movimento de identificar as possíveis interferências no processo de ensino e aprendizagem do contexto envolvido, o Psicopedagogo, muitas vezes, se depara com docentes que não percebem o modo como estão ensinando e nem a maneira como a criança aprende, o que poderá implicar uma discordância nesse ínterim.
II-  A atuação do profissional deve ser a de orientar o professor, a fim de encontrar a melhor forma de ajudar a criança que apresenta dificuldade no aprender.
III- É importante um bom relacionamento entre psicopedagogo/professor/equipe escolar para que juntos busquem as possibilidades de intervenção.
IV- Na atuação escolar, o Psicopedagogo deve fazer sempre e imediatamente o encaminhamento da criança para outros profissionais, como: psicólogo, fonoaudiólogo ou neurologista.

  Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmações CORRETAS.
Alternativas
Q3433335 Pedagogia
“Em função do novo contexto educacional do ensino regular, que tem recebido paulatinamente crianças com necessidades educacionais especiais, a Psicopedagogia Institucional assume um importante papel enquanto auxílio aos professores, pais e a equipe pedagógica no trabalho com a inclusão escolar; uma vez que, somente conceder a vaga à criança com necessidades especiais não é suficiente”. 

Fonte: BOSSA, 2007. In: Isaura Lays Sá Fernandes de Souza. A intervenção psicopedagógica no ambiente institucional. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/cintedi/2020/TRABALHO_EV137_MD1_SA19_ID753_18072020230427.pdf. Acesso em 20/3/2024

A partir da citação acima, considera-se que é preciso uma atuação psicopedagógica que leve em conta: 
Alternativas
Q3433334 Psicologia
A perspectiva biopsicossocial proporciona uma visão integral do aluno. Três aspectos principais alicerçam essa abordagem. São eles: 
Alternativas
Q3433333 Pedagogia
A história da psicopedagogia é uma história de reflexão e prática sobre a aprendizagem humana, que envolveu diferentes áreas do conhecimento ao longo do tempo. Assim, analisando a psicopedagogia em sua historicidade, há duas fortes tendências de ação da Psicopedagogia: a de caráter clínico e a de caráter preventivo.
Considerando que a atuação clínica é caracterizada pelo objetivo de reintegrar o sujeito com problemas de aprendizagem ao processo, através da atuação do profissional em consultórios e hospitais, possuindo uma conotação mais individualizada. Já a atuação preventiva tem o desígnio de refletir/discutir os projetos pedagógico- educacionais, os processos didático-metodológicos e a dinâmica institucional, de maneira a proporcionar uma melhora qualitativa nos procedimentos de ensino em sala de aula (nas avaliações e planejamentos), ofertando assessoramento aos orientadores, professores, alunos etc.; ocorrendo esta última atuação:  
Alternativas
Q3433332 Pedagogia
“[...] é possível prevenir algumas dificuldades de aprendizagem relacionadas à leitura, escrita e matemática, diretamente influenciadas pela psicomotricidade, através de brincadeiras tradicionais.”

Fonte:LAUSCHNER, LoreniceSchwertz Franz. Dificuldades de aprendizagem e seus desafios. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/pedagogia/aprendizagem. Acesso em: 20/3/2024  

Avalie as seguintes afirmações:

I- A educação psicomotora é importante no desenvolvimento da criança desde o seu nascimento, está diretamente ligada com o processo de alfabetização e conhecimento matemático, oportunizando que a criança se desenvolva melhor em seu ambiente, prevenindo as dispraxias e disgnosias.
II- As dispraxias são alterações no desenvolvimento do gesto em relação ao seu próprio corpo ou objeto relacionados à uma intenção, como: dificuldades para usar tesoura, lápis, dificuldades de coordenação de movimentos etc.
III- Disgnosias são atrasos e alterações das percepções, podendo ser auditivas, tátil, olfativa, de noção espacial, temporal e outras.
IV- É na infância que a criança pode aprender e desenvolver suas habilidades de forma integral através do brincar, participar, conviver, expressar, explorar e conhecer-se.


Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmações CORRETAS, no que se refere às dificuldades, ao processo de aprendizagem e à relação com a psicomotricidade.  
Alternativas
Q3433331 Pedagogia
[...] “a criança procura ativamente compreender a natureza da linguagem que se fala à sua volta, e tratando de compreendê-la, formula hipóteses, busca regularidades, coloca à prova suas antecipações e cria sua própria gramática. [...] ao tomar frgr esses sistemas, realizando um trabalho concomitante da construção e de suas regras de produção/decodificação” (Ferreiro e Teberosky, 1986, p.22). 
Nesta mesma perspectiva, a criança passa por níveis estruturais da linguagem escrita até se apropriar ao nível mais complexo do sistema alfabético.

Entre as alternativas a seguir, qual delas caracteriza o distúrbio de aprendizagem em que a criança, apesar de se comunicar oralmente, de poder copiar e de escrever palavras de forma legível, quando estas são ditadas, não consegue organizar nem expressar os seus pensamentos segundo as regras gramaticais manifestando erros sintáticos e de pontuação? 
Alternativas
Q3433330 Pedagogia
Na charge a seguir, Cebolinha conta ao Dinofauro, que é um dinossauro azul sem mandíbula, seu sonho de ser o dono da rua.

Imagem associada para resolução da questão

Considerando o desenvolvimento da linguagem oral e a conversa entre os personagens da charge acima, os problemas na articulação, sons da fala com atraso, omissões ou trocas de um ou vários fonemas, podendo apresentar linguagem infantilizada, caracteriza-se um distúrbio denominado:  
Alternativas
Q3433329 Pedagogia
Na prática psicopedagógica, no que se refere ao diagnóstico das dificuldades de aprendizagem, é necessário abordar o sujeito de forma global, considerando a interligação entre os aspectos
Alternativas
Q3433328 Pedagogia
De acordo com a escala de Maslow, é preciso levar em consideração que fatores socioeconômicos e biológicos também condicionam a motivação. O professor não pode considerar o problema do desinteresse do aluno apenas como uma questão psicológica, uma vez que a falta de motivação pode ocorrer, também, pela não satisfação de necessidades como fome, cansaço e/ou afeto.

Fonte: Adaptado. In: Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo et all. Revista THEMA. Vol 16/ 2019.Disponível em: file:///C:/Users/LENOVO/Downloads/darsand,+1284-Final.pdf. Acesso em: 20/3/2024.

A partir da afirmação acima, o trabalho do Psicopedagogo na escola deve ser o de  
Alternativas
Q3433327 Pedagogia
“Para Vygotsky o sujeito se constitui nas relações com os outros, dando fundamental importância às interações sociais, que funcionam na construção do conhecimento, ou seja, o conceito de aprendizagem envolve a interação social. Vygotsky identifica dois níveis de desenvolvimento: o nível real, que são as conquistas já realizadas e o potencial, que se refere ao que a criança é capaz de fazer, com a ajuda de outra pessoa. Portanto, o professor e sua função de aprendizado seria justamente criar a zona de desenvolvimento proximal, pois somente com essa interação a criança conseguiria se desenvolver.”

Fonte: Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo et all. Revista THEMA. Vol 16/ 2019. Disponível em: file:///C:/Users/LENOVO/Downloads/darsand,+1284-Final.pdf. Acesso em: 20/3/2024.  

Na perspectiva acima, que aborda a teoria sociocultural de Lev Vygotsky, qual seria a principal fonte de motivação para a consolidação do processo de aprendizagem? 
Alternativas
Q3433326 Pedagogia

“A palavra motivar vem do Latim motus, que significa mover-se; para fornecer, estimular ou efetuar alguma movimentação interna, impulso ou intenção que faz com que uma pessoa aja de uma certa maneira”.


Fonte: Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo et all. Revista THEMA. Vol 16/ 2019. Disponível em: file:///C:/Users/LENOVO/Downloads/darsand,+1284-Final.pdf. Acesso em: 20/3/2024.



I- À medida que os professores desenvolvem sua própria motivação, presença fundamentada em sua missão profissional, maior será a sua capacidade de estimular a motivação em cada aluno.


II- A motivação exerce um papel fundamental na aprendizagem e no desempenho em sala de aula. 


III- A motivação pode afetar tanto a nova aprendizagem quanto o desempenho de habilidades, estratégias e comportamentos previamente aprendidos.


IV- A motivação pode influenciar o que, quando e como aprendemos em todas as fases do desenvolvimento humano.



Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmações CORRETAS.  


 



Alternativas
Q3433325 Psicologia
“A Motivação pode ser entendida como um estado ou condição interna que nos desperta para a ação, dirige e persiste o nosso comportamento e nos envolve em certas atividades.” (Ribeiro, 2022, p. 41-89).
Podemos observar, nas definições sobre motivação, a subjetividade dos elementos que a caracterizam, bem como a sua condição multidimensional. Há muitas teorias desenvolvidas que divergem em aspectos que possuem potencial para influenciar na motivação do indivíduo.

Entre as alternativas a seguir, em qual delas estão representados os três desses aspectos? 
Alternativas
Q3433324 Pedagogia
Na escola, a tarefa do Psicopedagogo visa fortalecer a identidade da instituição, bem como resgatar suas raízes, ao mesmo tempo em que procura sintonizá-la com a realidade que está sendo vivenciada no momento histórico atual, buscando adequá-la 
Alternativas
Q3433323 Pedagogia
"Quando dizemos que a Psicopedagogia se preocupa com o ser completo, que aprende, não podemos esquecer que faz parte da completude deste ser, a capacidade de aprender em interação com aquilo ou aquele que ensina; e que a ação de ensinar não é sempre exercida pelo professor, assim como a de aprender não é de responsabilidade somente do aluno".

Fonte: Barbosa, 2001 IN: Idalina Amélia Mota Pontes. Atuação psicopedagógica no contexto e colar: manipulação, não; contribuição, sim. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862010000300011. Acesso em 20/3/2024.  

Com base no posicionamento do autor, podemos afirmar que o trabalho do Psicopedagogo na escola, por meio de um enfoque sistêmico, deve ser basicamente de 
Alternativas
Q3433322 Pedagogia
[...] “a Psicopedagogia, como área que estuda o processo ensino/aprendizagem, pode contribuir com a escola na missão de resgate do prazer no ato de aprender e da aprendizagem nas situações prazerosas”.

Fonte: Barbosa, 2001 IN: Idalina Amélia Mota Pontes. Atuação psicopedagógica no contexto e colar: manipulação, não; contribuição, sim.Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862010000300011. Acesso em 20/3/2024

A partir da citação, constata-se que a Psicopedagogia considera que o aprender envolve a abordagem do conhecimento, o estabelecimento de vínculos e o uso de práticas críticas e criativas, por meio da socialização.

Os referidos aspectos que envolvem a aprendizagem são denominados, respectivamente,
Alternativas
Q3433321 Pedagogia

Considere o depoimento a seguir:



Quando eu não gosto do professor, ele não me incentiva nem um pouco a estudar, eu só estudo pra passar, infelizmente, eu sou assim. Agora, quando é um professor que dá espaço, que incentiva, que não é diferente com o aluno, é igual com o aluno, o aluno estuda além do que é pra estudar, comigo é assim. Um professor que gostava muito, eu corria atrás, estudava, fazia pergunta (Estudante de Matemática).



Fonte: Marinalva Lopes Ribeiro. A afetividade na relação educativa. Disponível em:https://www.scielo.br/j/estpsi/a/yHSYRVgtXbrdFnBHw5BVsRc/. Acesso em: 20/3/2024. 



Nessa situação, fica evidente que os estudantes apreciam mais as disciplinas ministradas por professores com os quais se relacionam melhor e que não negligenciam a afetividade na relação ed cativa, pois a conduta desses profissionais influencia em pontos considerados fundamentais no processo de aprender do aluno, como 

Alternativas
Q3433320 Pedagogia
Sobre o papel do Psicopedagogo, analise as afirmações a seguir:

I- O trabalho psicopedagógico considera o aluno como sujeito da aprendizagem, observando-o como um protagonista, com particularidades no seu exercício de aprender.
II- O Psicopedagogo investiga as influências e resgata as lacunas ocorridas durante o processo de desenvolvimento do aluno. 
III- O Psicopedagogo elabora formas de tornar o aprendizado mais acessível e viável, por meio de recursos que lhe permitem observações acuradas para a avaliação e a reflexão constante do processo.
IV- A atuação de um psicopedagogo no ambiente escolar é essencial para o efetivo ensino e uma relevante aprendizagem, visando, sempre, em primeiro plano, ao bem-estar do aluno.

Marque a alternativa que apresenta apenas as afirmações CORRETAS.  
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: C
5: E
6: B
7: A
8: A
9: C
10: D
11: E
12: B
13: A
14: B
15: D
16: E
17: D
18: C
19: B
20: E