O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Foram encontradas 249 questões

Q915199 Não definido

Um analista recebeu amostras de tintura permanente de cabelo da cor “Louro Médio 7.0”, de marcas diferentes, para determinar a quantidade de amônia na composição. Foram utilizadas aproximadamente 3,0 gramas da amostra e diluídas em 50,0 mL de água destilada em balão volumétrico. Em seguida, foram retirados 5,0 mL dessa solução e transferidos para um erlenmeyer de 150,0 mL que continha 50 mL de água destilada. O indicador utilizado foi o verde de bromocresol. A determinação de amônia foi feita por titulação, com uma solução aquosa de ácido clorídrico a 0,1 mol L-1 padronizado.

Os dados da titulação são mostrados na tabela a seguir:



De acordo com a Resolução nº. 79 de 28 de agosto de 2000 (ANVISA), o teor de amônia deve ser de, no máximo, 6,0% no produto final. (DADOS: N = 14 g mol-1 ; H =1 g mol-1 ; Cl = 35,5 g mol-1 )

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 79, de 28 de agosto de 2000. Estabelece a definição e Classificação de Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes e outros com abrangência neste contexto, 2000. Diário Oficial da União de 31 de agosto de 2000.


De acordo com os resultados obtidos, assinale a alternativa correta.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q915198 Engenharia Química e Química Industrial

Assinale a alternativa que apresenta as vidrarias de laboratório que permitem precisar o volume das substâncias com maior exatidão.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q915197 Segurança e Saúde no Trabalho

Laboratórios químicos e microbiológicos são considerados áreas de alto risco para a saúde do trabalhador devido à manipulação de substâncias tóxicas, mutagênicas, teratogênicas, cancerígenas, dos agentes patogênicos, além da manipulação de equipamentos que expõe o trabalhador à radiação.

A fim de se evitar os riscos à saúde do trabalhador, três níveis de prevenção foram instruídas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): utilização de Equipamentos de Proteção Coletivos (EPCs), visando proteger a vida da equipe e de terceiros durante a realização de uma determinada tarefa; medidas administrativas visando diminuir o tempo de exposição dos trabalhadores a determinado risco; e a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que têm o objetivo de reduzir, para cada trabalhador e trabalhadora o risco de lesões e danos físicos.

Mesmo com a implantação da Norma Reguladora 06 – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), tornando obrigatória a adoção de medidas para garantir a saúde do trabalhador, o Brasil ocupa o quarto lugar no mundo em números de acidentes no trabalho, segundo a OIT.


Disponível em: https://www.crq4.org.br/informativomat_435 Acesso em mai. 2018.

Disponível em: http://trabalho.gov.br/noticias/3252-equipamentos-deseguranca-sao-obrigatorios-para-reduzir-riscos-aos-trabalhadores Acesso em mai. 2018.


Em relação ao exposto, e com base nos conhecimentos sobre a rotina diária de um laboratório para a prevenção/minimização de riscos à saúde do trabalhador, analise as afirmações:


I. Os exaustores, chuveiro e lava olhos são importantes EPI’s que necessariamente devem estar instalados nos laboratórios.

II. Uma das funções dos EPIs é a redução da exposição humana aos agentes infecciosos.

III. A utilização de EPI pelo Profissional Técnico em Laboratório é fundamental para a redução do quantitativo de agentes biológicos no laboratório;

IV. Uma das funções dos EPIs é prevenir riscos físicos.

V. A capela é um equipamento de proteção coletivo que deve ser utilizado durante as aulas em que se manuseiam substâncias químicas que liberam vapores e gases.


Assinale a alternativa que contém as afirmações corretas.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q915196 Segurança e Saúde no Trabalho

O Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS) é uma abordagem que traz orientações para a comunicação […] de perigos físicos, à saúde e ao meio ambiente, e estabelece critérios uniformes para a classificação e a comunicação da informação sobre os mesmos”. Entre os meios de comunicação estão os pictogramas, que se tratam de “um conjunto de elementos gráficos, incluindo um símbolo, que representa a classe de perigo associada ao produto, e uma borda. [...] O GHS estabelece nove pictogramas distintos associados às classes de perigos físicos, à saúde e ao meio ambiente.

As figuras abaixo são exemplos de pictogramas estabelecidos pelo GHS:




UEMA, L.K.; RIBEIRO, M.G. Pictogramas do GHS e sua aplicação como ferramenta de comunicação de perigos para estudantes de graduação. Quim. Nova, v. 40, n. 3, pp. 353-361, 2017. (Adaptado)
De acordo com o GHS, os pictogramas I, II e III advertem sobre os seguintes perigos, respectivamente:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q915195 Química

As atividades práticas no ensino de Ciências são uma ferramenta de grande importância para auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos, e o interesse pela ciência aumenta quando são envolvidos itens do cotidiano. Um grupo de alunos levou algumas amostras ao laboratório de química e realizou três testes de identificação de carboidratos. Os resultados são apresentados no quadro abaixo:




As amostras I, II e III, comuns ao cotidiano dos alunos, correspondem respectivamente a:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: E
5: A