A recomendação de inseticida para o controle de lagarta do c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: UNEMAT Órgão: UNEMAT Prova: UNEMAT - 2018 - UNEMAT - Técnico Agrícola |
Q2805337 Agropecuária

A recomendação de inseticida para o controle de lagarta do cartucho na cultura do milho requer 400 L de calda por hectare, preparada com 0,5% de ingrediente ativo. O inseticida contém 200 mL de ingrediente ativo por litro de produto comercial.


A quantidade de litros do produto comercial para 1 hectare é de:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - 10 litros.

1. Tema central da questão

Esta questão aborda o cálculo de dosagem de agroquímicos, especificamente a quantidade de produto comercial de inseticida a ser aplicada por hectare na cultura do milho para controlar a lagarta do cartucho. Saber calcular corretamente essas doses é fundamental para garantir a eficácia do controle de pragas e evitar desperdício ou riscos ambientais, sendo um conhecimento indispensável para quem atua em agropecuária e presta concursos públicos nesta área.

2. Resumo teórico

Para calcular a quantidade de produto a ser usada, é importante compreender os seguintes conceitos:

  • Calda: Mistura do produto com água para aplicação.
  • Concentração desejada da calda: Percentual do ingrediente ativo necessário na mistura.
  • Concentração do produto comercial: Quantidade de ingrediente ativo por volume do produto disponível no mercado.

Esses cálculos estão descritos em materiais como o Manual de Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos da Embrapa e em normas de boas práticas agrícolas.

3. Justificativa da alternativa correta (E)

Vamos ao cálculo passo a passo:

  1. Calda por hectare: 400 L
  2. Concentração desejada: 0,5% (ou seja, 0,5 g ou 0,5 mL de ingrediente ativo a cada 100 mL de calda, ou 5 mL a cada 1 L de calda)
  3. Quantidade de ingrediente ativo necessária para 400 L:
    0,5% de 400 L = 0,5/100 × 400 = 2 L de ingrediente ativo (ou 2000 mL)
  4. Concentração do produto comercial: 200 mL de ingrediente ativo por litro de produto.
  5. Logo, para obter 2000 mL de ingrediente ativo:
    2000 mL ÷ 200 mL/L = 10 L de produto comercial

Portanto, a resposta correta é 10 litros.

4. Análise das alternativas incorretas

  • A - 1 litro: Muito abaixo da quantidade de ingrediente ativo necessária, resultando em dose ineficaz.
  • B - 2 litros: Também insuficiente, oferece apenas 400 mL de ingrediente ativo, quando o necessário são 2000 mL.
  • C - 4 litros: Fornece 800 mL de ingrediente ativo, ainda aquém da quantidade exigida.
  • D - 8 litros: Proporciona 1600 mL de ingrediente ativo, não atinge o total necessário de 2000 mL.

As alternativas A, B, C e D cometem o erro clássico de subestimar a quantidade de produto comercial, seja por não considerar o total de calda por hectare, seja por não aplicar corretamente a % de ingrediente ativo.

5. Estratégia para interpretação

Leia atentamente os valores de concentração e as unidades de medida do enunciado. Sempre converta todos os dados para a mesma unidade (preferencialmente litros ou mililitros). Lembre-se de aplicar a porcentagem sobre o volume total da calda e dividir pelo quanto de ingrediente ativo existe em cada litro do produto comercial. Cuidado com pegadinhas de unidades diferentes e confusão entre produto comercial e ingrediente ativo!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo