O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Foram encontradas 715 questões

Q925446 Pedagogia

Em relação à Educação Inclusiva, marque as assertivas como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F):


( ) Entende-se por terminalidade específica a certificação de conclusão de escolaridade, fundamentada em avaliação pedagógica, com histórico escolar que apresente de forma descritiva as habilidades e competências atingidas pelos estudantes com grave deficiência mental ou múltipla.

( ) De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, a avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo; os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais; a limitação no desempenho de atividades; e a restrição de participação.

( ) Não cabe ao poder público implementar o acesso à educação superior e à educação profissional e tecnológica para os estudantes com deficiência.

( ) Conforme Mantoan (2011) “A possibilidade de se ensinar todos os alunos, sem discriminação e sem métodos e práticas de ensinos especializados, deriva, portanto, de uma reestruturação do projeto pedagógico escolar como um todo e das reformulações que exige da escola, para que esta se ajuste a novos parâmetros de ação educativa”.

( ) Não cabe ao poder público ofertar educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q925445 Pedagogia

Alguns autores têm analisado a educação escolar numa perspectiva macroestrutural, dentre eles: Bourdieu e Passeron, Baudelot e Establet, Burton R. Clark, entre outros. (GOULART, 2013). Bourdieu e Passeron (1973) enfatiza alguns pontos quanto ao papel da ação pedagógica sob essa perspectiva:


I. Há uma distribuição desigual do capital cultural entre as classes sociais, no que se refere aos níveis de escolaridade atingidos e aos padrões de consumo cultural;

II. O desempenho acadêmico das crianças está muito mais ligado à história educacional de seus pais do que à sua aprendizagem propriamente;

III. A escola possibilita uma mobilidade social limitada e controlada e, por isso, representa uma das mais ricas fontes de apoio da ideologia meritocrática.

IV. Neste sistema há uma autosseleção; os jovens da classe trabalhadora nem sequer aspiram atingir um elevado nível de escolaridade.


Assinale a alternativa CORRETA:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q925444 Pedagogia

Considere a tabela:



Com base nos dados apresentados, assinale a assertiva que apresenta o maior percentual de alunos concluintes.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q925443 Pedagogia

Grande parte dos professores das escolas comuns acredita que o ensino escolar_____________ e ________________é o mais adequado para atender, em suas necessidades escolares, aos que têm dificuldades de aprender e aos com deficiência. [...] No entanto, a inclusão implica numa mudança de paradigma educacional, que gera uma reorganização das práticas escolares: planejamento, formação de turmas, currículo, avaliação e gestão do processo educativo”. (MANTOAN, 2011, p. 37)


Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna do texto acima.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q925442 Pedagogia

O objetivo da interdisciplinarídade é promover a superação da visão restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade, ao mesmo tempo resgatando a centralidade do homem na realidade e na produção do conhecimento, de modo a permitir ao mesmo tempo uma melhor compreensão da realidade e do homem como o ser determinante e determinado”. (LÜCK, 2009, p. 44.) Sobre o sentido prático da interdisciplinarídade, segundo a autora, associe a segunda coluna com a primeira.


I. Paradigmático

II. Processual

III. Técnico

IV. De resultados


( ) uma ferramenta utilizada para superar a fragmentação do ensino; uma ferramenta utilizada para produzir novos conhecimentos, pela integração dos já produzidos.

( ) superação do saber da disciplina; síntese de duas ou mais disciplinas, de modo a estabelecer um novo nível de representação da realidade, mais abrangente, de que resulta o estabelecimento de novas relações.

( ) visão de conjunto de uma realidade, mediante permanente associação das diferentes dimensões (disciplinas) com que pode ser analisada; visão global e não fragmentada da realidade.

( ) metodologia pluralista, caracterizada por crítica permanente; via possível de ampliação do exercício crítico; movimento de interação de áreas de conhecimento diferentes, visando a superação da visão fragmentada da realidade.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: B
2: E
3: C
4: B
5: E