Conforme a norma da Associação Americana de Soldagem (AWS) o...
Conforme a norma da Associação Americana de Soldagem (AWS) os eletrodos revestidos são classificados de acordo com o código genérico E-XXYZ-A. Assinale a alternativa que corresponda CORRETAMENTE ao significado deste código.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E
1. Tema central da questão
Esta questão aborda a classificação dos eletrodos revestidos segundo a norma da AWS (Associação Americana de Soldagem). Esse tema é fundamental para quem vai atuar com soldagem, pois a correta identificação do eletrodo garante a qualidade, segurança e eficiência do processo de fabricação mecânica.
2. Resumo teórico
Na soldagem, os eletrodos revestidos são identificados por um código padronizado: E-XXYZ-A. Segundo a norma AWS A5.1, esse código significa:
- E: Eletrodo
- XX: Limite de resistência à tração do metal depositado, em milhares de psi (Kpsi)
- Y: Posição de soldagem (ex.: 1 = todas as posições, 2 = posição plana, etc.)
- Z: Tipo de revestimento e corrente adequada ao eletrodo, geralmente indicado em conjunto com o número anterior
- A: Composição química ou características adicionais, quando aplicável
Exemplo prático: E6013 — E=eletrodo; 60=60Kpsi; 1= todas as posições; 3=tipo de revestimento/corrente.
Fonte: AWS A5.1
3. Justificativa da alternativa correta (E)
A alternativa E detalha exatamente o que cada parte do código significa, de acordo com a padronização da AWS:
- E = eletrodo
- XX = tensão de ruptura em Kpsi (milhares de psi, conforme exigido pela norma)
- Y = posição de soldagem
- Z = em conjunto com o número anterior fornece o tipo de revestimento e corrente (CA, CC- ou CC+)
- A = composição química
4. Análise das alternativas incorretas
A: Erra ao afirmar que XX é em Mpsi (milhões de psi) e inverte o significado de Y e Z.
B: Troca o significado de Y, Z e A, além de sugerir que Y não é a posição de soldagem.
C: Diz que XX é apenas em psi, o correto é Kpsi (milhares de psi).
D: Atribui a Y composição química (errado) e XX novamente apenas como psi.
Esses equívocos são comuns e costumam confundir candidatos. Sempre relacione "Y" à posição de soldagem e "XX" a Kpsi.
Dica de interpretação: Fique atento aos termos técnicos usados pela norma, especialmente as unidades de medida (Kpsi) e a ordem correta da sigla. Questões desse tipo costumam trocar propositalmente a ordem dos significados para confundir!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo