Questões de Concurso

Foram encontradas 969 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2433539 Geografia

Leia o trecho e observe a imagem:


Longe do fim, o conflito ainda permanece e milhares de árabes ainda estão em campos de refugiados. A Autoridade Nacional Palestina reivindica a aprovação na ONU da autonomia do Estado Palestino.


Imagem associada para resolução da questão



fonte: https://www.todamateria.com.br/conflito-israel-palestina


O conflito representado acima permanece sem solução, devido:

Alternativas
Q2432640 Geografia

Com relação aos conflitos envolvendo a Rússia e a Ucrânia na atualidade, observe a figura e leia a reportagem a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


Imagem aérea mostra trecho da ponte da Crimeia afundado após explosões, em 12 de outubro de 2022. — Foto: Maxar Technologies via Reuters


Após explosões, começa a reconstrução da ponte da Crimeia, símbolo da ocupação russa na Ucrânia


Única ligação por terra entre a Rússia e a Crimeia, península ucraniana anexada por Putin em 2014, ponte foi atingida por explosões há quase uma semana. Moscou culpa Kiev, que não se pronunciou. Construção é símbolo da ocupação de Putin no país vizinho. (Adaptado).


Disponível em https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2022/10/14/apos-explosoes-comeca-a-reconstrucao-da-ponte-da-crimeia-simbolo-da-ocupacao-russa-na-ucrania.ghtml Acesso 14/10/2022


Sobre esse assunto, julgue os itens como verdadeiros ou falsos:


I. A ponte foi inaugurada pelo próprio presidente russo, Vladimir Putin, em 2018. Em 08/10/22, um trecho dela foi atingido por uma série de explosões que Moscou atribuiu ao governo ucraniano. Com 19 quilômetros, a “Ponte da Crimeia” atravessa o estreito de Kertch, entre o mar Cáspio e o mar Báltico, e une a península de Kertch, na Crimeia, a de Taman, no sul da Rússia.

II. O Serviço Federal de Segurança (FSB) da Rússia classificou a explosão de “ataque terrorista” e afirmou que o ataque foi executado pelos serviços ucranianos de inteligência. Em 12/10/22, o FSB anunciou a detenção de oito pessoas - cinco russos e três cidadãos ucranianos e armênios - suspeitos de participar no ataque.

III. Como represália, a Rússia bombardeou várias cidades da Ucrânia em 10/10/22 e 11/10/22. O principal ataque foi a Kiev, que vinha sendo poupada de bombardeios russos havia meses. Mísseis também atingiram infraestruturas de energia e provocaram cortes de eletricidade e de água em quase todo o país.

IV. A ponte da Crimeia é também a principal via de abastecimento das tropas russas que lutam na Ucrânia. Por isso, uma grande fila de caminhões e carros tem se formado no acesso à ponte pela Rússia, naquela semana. Imagens de satélite mostraram o engarrafamento (figura em destaque). Após as explosões, a ponte ficou interditada, mas o trânsito no local foi parcialmente restabelecido.

V. A resposta da Rússia às explosões na ponte da Crimeia surpreendeu por ter acontecido na capital ucraniana, que, apesar de ter sofrido intensos bombardeios no início da guerra, vivia em relativa calma desde o fim de abril. À época, a Rússia abandonou uma investida contra Kiev por causa da forte resistência ucraniana, impulsionada pelo recebimento de armas orientais, especificamente da China.


São verdadeiros os itens:

Alternativas
Q2425770 Geografia

Analise as informações a seguir:


I. A União Aduaneira é o principal bloco econômico do mundo. Ela reúne países altamente desenvolvidos e industrializados do continente europeu. Tem como objetivo principal a integração econômica e política entre os países-membros. Possui como mecanismo de funcionamento diversos órgãos supranacionais, que decidem questões internas ao bloco.

II. A expressão União Europeia simboliza uma associação de um grupo de países que se caracteriza por dois pontos: a adoção de uma tarifa externa comum e a livre circulação das mercadorias oriundas dos países associados. A implantação de uma Tarifa Externa Comum, conhecida como TEC, quer dizer que todos os países do grupo aplicarão a mesma taxação em relação à importação de bens de países fora do grupo.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2425768 Geografia

Analise as informações a seguir:


I. O conflito entre a teoria do comércio e a teoria do desenvolvimento acontece por causa da diferença entre as pressuposições básicas de cada modelo e à inclusão, por uma das abordagens de fenômenos que a outra exclui. A teoria do desenvolvimento assume, ou pelo menos dá particular atenção, algumas características básicas das economias subdesenvolvidas: os preços dos fatores não refletem adequadamente seu valor social, os fatores de produção podem sofrer modificações substanciais com o tempo — tanto em termos de quantidade quanto de qualidade, muitas vezes como resultado do próprio processo de produção.

II. As nações modernas estão se afastando continuamente do intervencionismo estatal doméstico: companhias controladas pelo Estado estão sendo vendidas ao setor privado e os ideais do sistema de iniciativa privada estão recuperando a respeitabilidade de outrora. Por toda parte, recomendam-se a abolição de regulamentações e as soluções de mercado em vez da mediação pelo Estado. Mas isto acontece principalmente quando se trata do mercado interno. A presença do Estado como negociador, mediador e retaliador parece ficar mais forte quando se trata de relações internacionais.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2425273 Geografia

Desde 1990, a Organização das Nações Unidas (ONU) levanta o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de quase todos os países do mundo. Esse índice fornece um retrato mais preciso da qualidade de vida das populações. Sobre o IDH, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Possui tem três componentes: esperança de vida à nascença; nível educacional; e, rendimento.

( ) O valor do IDH para cada país indica a distância que esse país tem de percorrer para atingir certas metas estabelecidas.

( ) Quanto mais próximo de zero estiver o IDH de um país, menor será a distância que ele tem a percorrer.

( ) Pode mostrar a oposição entre ricos e pobres tanto nos países desenvolvidos quanto nos subdesenvolvidos.


A sequência está correta em

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: D
4: A
5: C