Questões de Concurso

Foram encontradas 4.373 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2372914 Saúde Pública
Analise as afirmativas a seguir:

I. A saúde no Brasil iniciou-se com os cuidados de entidades filantrópicas e religiosas, com atenção prestada por meio da caridade.
II. As instituições religiosas, como as Santas Casas de Misericórdia, não se responsabilizavam em atender as pessoas que necessitavam de atenção à saúde e nem o Estado fazia intervenções de caráter emergencial.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2372893 Saúde Pública
Analise as afirmativas a seguir:

I. A Atenção Primária à Saúde (APS) é entendida como o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde.
II. Na trajetória de construção da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil, o modelo da Estratégia de Saúde da Família (ESF) é considerado não prioritário para a consolidação e a ampliação da cobertura da APS no País, com as equipes de Saúde da Família.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2372892 Saúde Pública
Analise as afirmativas a seguir:

I. O Sistema Único de Saúde (SUS) abrange desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.
II. Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, ainda com certo grau de discriminação.
III. A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de uma parte dos brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando a prevenção e a promoção da saúde.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2366920 Saúde Pública
A Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS) foi instituída em 12 de junho de 2018, por meio da Resolução n. 588/2018 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). A PNVS é um documento norteador do planejamento das ações de vigilância em saúde nas três esferas de gestão do SUS, caracterizado pela definição das responsabilidades, princípios, diretrizes e estratégias dessa vigilância.
Segundo o Ministério da Saúde, a PNVS, no seu Art. 4º, tem como finalidade
Alternativas
Q2362783 Saúde Pública
Assinale a opção correta, com base na Lei n.º 8.142/1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS e sobre as transferências de recursos financeiros na área da saúde.
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: B
5: D