Questões de Concurso

Foram encontradas 418 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2486286 Conhecimentos Bancários
[Questão inédita] Considerando o sistema de previdência privada no Brasil, analise as seguintes proposições e assinale aquela que está correta:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESGRANRIO Órgão: BNB Prova: CESGRANRIO - 2024 - BNB - Analista Bancário |
Q2470303 Conhecimentos Bancários
Um cliente liga para o gerente do banco, que lhe vendeu um seguro de automóvel, buscando esclarecimentos sobre os prejuízos não indenizáveis, conforme as condições gerais do plano de seguro adquirido.

O gerente respondeu que o prejuízo excluído das condições gerais é aquele relacionado ao
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESGRANRIO Órgão: BNB Prova: CESGRANRIO - 2024 - BNB - Analista Bancário |
Q2470298 Conhecimentos Bancários
Um jovem procura orientação sobre planejamento de aposentadoria em uma agência bancária. Com uma renda estável, ele expressa preocupação sobre suas economias e investimentos. O gerente, reconhecendo sua determinação, oferece orientações personalizadas com base no perfil financeiro e objetivos, discutindo opções como o Plano Gerador de Benefícios Livres (PGBL) e o Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL), destacando suas características e benefícios para a aposentadoria.

Nesse contexto, o gerente deverá orientar o cliente no sentido de que, no caso de escolha do
Alternativas
Q2444354 Conhecimentos Bancários

Texto 2A4-I 


      As operações de empréstimo feitas pelos bancos normalmente exigem garantias que assegurem o reembolso das instituições financeiras em caso de inadimplência dos tomadores de empréstimo. A garantia não substitui o pagamento, mas, como o nome sugere, garante que, caso ele não ocorra, esse instrumento colateral, ao ser recebido, minimize a perda.

      A alienação fiduciária é uma modalidade de garantia muito usada no financiamento de veículos, por exemplo. Ao financiar um carro por meio de alienação fiduciária, o comprador (e tomador do empréstimo) ficará de posse do bem, o qual será de propriedade do banco financiador até a quitação das parcelas do financiamento. Com isso, o próprio veículo adquirido com o valor financiado é a garantia oferecida pelo devedor. 


E. Fortuna Mercado financeiro: produtos e serviços. 20.ª ed. Rio de Janeiro:

  Qualitymark, 2015, p. 261 (com adaptações). 

No que se refere às garantias de empréstimos, assunto tratado no texto 2A4-I, é possível classificá-las em garantias reais e garantias fidejussórias. É exemplo de garantia fidejussória 
Alternativas
Q2436176 Conhecimentos Bancários

Clarice deseja comprar um apartamento e busca opções de financiamento imobiliário. Ela se deparou com duas possibilidades: hipoteca e alienação fiduciária. Considerando a situação hipotética apresentada e as diferenças entre hipoteca e alienação fiduciária, analise as afirmativas a seguir.


I. Se ela optar pela hipoteca, o apartamento é incluído no contrato como garantia ao credor, e, se optar pela alienação fiduciária, o credor é o proprietário do apartamento até a quitação da dívida.

II. Se ela optar pela alienação fiduciária, após a dívida quitada, a propriedade passa a ser de Clarice, mas, se ela não pagar a dívida, pode ser consolidada em favor do credor e o imóvel leiloado.

III. Na garantia hipotecária, Clarice não transfere ao credor o bem dado em garantia. Assim, a posse e a propriedade do imóvel permanecem com ela, mas há o risco de perder o imóvel caso não pague a dívida.

IV. Na hipoteca, o credor assume a posse do apartamento durante o período do financiamento, enquanto na alienação fiduciária, o imóvel pertence ao devedor e é somente dado como garantia.

V. A hipoteca é mais utilizada em financiamentos habitacionais, enquanto a alienação fiduciária é mais comum em financiamentos de automóveis e eletrodomésticos. As duas são garantia real.


É correto o que se afirma em

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: A
5: C