Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre brasil monárquico – segundo reinado 1831- 1889 em história

Foram encontradas 511 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2453776 História
Durante o Segundo Império (1840-1889) o Brasil funcionou como uma Monarquia Parlamentarista, mas o imperador interferia na política sempre que fosse necessário para garantir seus interesses, podendo caso lhe fosse conveniente, destituir o Primeiro Ministro e dissolver a Câmara.
Alguns autores denominam a esse modelo político de:
Alternativas
Q2451897 História
[Questão inédita] Ocorridos em locais distintos, a formação do arraial de Canudos (Bahia) e a Revolta do Contestado (região fronteiriça entre Paraná e Santa Catarina) fizeram-se a partir da luta dos mesmos atores sociais, ou seja, camponeses explorados em decorrência da expansão latifundiária. Antônio Conselheiro e José Maria, seus respectivos líderes, representavam um comando que era ao mesmo tempo político e religioso.


Disponível em: <http://educacao.globo.com>. Acesso em: 27 nov. 2018. (adaptado)


Com base no texto, as lideranças de ambos os movimentos que ocorreram durante a Primeira República (1889-1930)tiveram um caráter

Alternativas
Q2444418 História
[Questão inédita] Durante o Segundo Reinado no Brasil (1841- 1889), a implementação de leis como a Lei de Tarifas e a lei que proibiu o tráfico negreiro, tiveram um papel fundamental no estímulo ao desenvolvimento industrial no país. Estas medidas contribuíram para a diversificação da economia brasileira e para a gradual substituição da mão de obra escrava pelo trabalho assalariado no segundo reinado.


Considerando o contexto do Segundo Reinado no Brasil, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q2439419 História
“Entre 1885 e 1888, após uma breve parada, a campanha abolicionista ganhou ímpeto. O fato mais importante agora era a desorganização do trabalho nas fazendas paulistas, provocada pela fuga em massa de escravos. Ativistas liderados por Antônio Bento, membro de uma família rica de São Paulo, partiam para as fazendas e cidades do interior, incentivando os atos de rebeldia” (Fausto, 2006). Sobre esse tema, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma das leis integrantes do processo abolicionista brasileiro.
Alternativas
Q2432310 História

O processo histórico que levou o Brasil a romper os laços com Portugal é fruto de contextos complexos e diversos e, por isso, não pode ser resumido ao feito de D. Pedro, em 7 de setembro de 1822. A respeito dos movimentos emancipacionistas que marcaram a história brasileira, analise as afirmativas a seguir e assinale V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)Em 1789, um grupo de colonos em Minas Gerais planejou uma revolta contra Portugal, o objetivo da inconfidência mineira era proclamar uma república independente, mas foi descoberta e reprimida pela Coroa Portuguesa.

(__)Apesar de o Dia do Fico ser considerado um marco na trajetória da independência do Brasil, deve ser considerado um acontecimento meramente simbólico, pois não impactou o processo de emancipação do Brasil.

(__)As tropas baianas lutaram contra os portugueses em julho de 1822, na tentativa de iniciar a independência brasileira, contudo, a derrota para Portugal na Batalha de Pirajá retardou a emancipação que só ocorreu em setembro do mesmo ano em todo o território.

(__)O papel da imprensa foi fundamental para a difusão dos valores liberais, como democracia, divisão dos poderes e liberdade no território americano. O Correio Braziliense, fundado por Hipólito José da Costa, divulgou notícias sobre os movimentos independentistas na América Latina, que inspiravam os brasileiros a lutar por sua própria independência.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: B
4: B
5: E