Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre processo de independência: dos movimentos nativistas à libertação de portugal em história

Foram encontradas 270 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2451895 História

[Questão inédita]



Imagem associada para resolução da questão



Disponível em:<https://scabini.carbonmade.com>



A crítica ao processo de Proclamação da República expressa na charge se refere à

Alternativas
Q2429498 História

A independência do Brasil não se resumiu apenas ao chamado Grito do lpiranga, ocorrido em 7 de setembro de 1822. Esse acontecimento fez parte de um processo de questionamento do poder da Monarquia Hereditária e da dominação das metrópoles sobre suas colônias. Em nosso país, a Inconfidência Mineira e demais rebeliões coloniais foram exemplos da tensão na luta por direitos políticos. Sobre o processo de independência do Brasil e a política mineira, pode-se concluir:

Alternativas
Q2410302 História

Dom João VI retorna à Portugal em 1821, cedendo ao contexto de pressões internas e externas, deixando Dom Pedro na condição de príncipe regente do Brasil. O principal motivo do retorno do rei foi a elaboração de uma nova Constituição para Portugal, que limitaria seu poder, que foi consequência direta da chamada:

Alternativas
Q2406510 História

A respeito da presença da família real portuguesa no Brasil, julgue (C ou E) o item a seguir. 



A presença lusitana no Brasil e as ações despóticas de d. João VI contribuíram para a adoção de um forte sentimento republicano entre comerciantes luso-brasileiros que viviam no centro-sul da colônia onde um Partido Republicano foi criado com sede no Rio de Janeiro, e vários adeptos uniram-se contra a monarquia em 1822, o que teve por consequência a expulsão da família real portuguesa dos territórios do Brasil rumo a Lisboa, sem direito a indenização.  

Alternativas
Q2406509 História

A respeito da presença da família real portuguesa no Brasil, julgue (C ou E) o item a seguir. 



A criação do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves em 1815 foi fundamental para a consolidação da posição da colônia frente aos negócios do império português. Isto ocasionou dúvidas em torno da permanência da família real na América entre políticos portugueses, que viram na derrota definitiva de Napoleão Bonaparte e na formalização dos princípios absolutistas no Congresso de Viena argumentos para que o retorno de d. João a Lisboa ocorresse de modo imediato. 


Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: E
5: E