Questões de Concurso Comentadas sobre história para fgv

Foram encontradas 301 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Historiador |
Q2488740 História
Observe a imagem a seguir.
Imagem associada para resolução da questão
Fonte: https://bndigital.bn.gov.br/artigos/centenario-semana-de-arte-modernauma-jovem-centenaria/

Assinale a alternativa que descreve corretamente aspectos da Semana de Arte Moderna de 1922 relacionados com a construção da identidade brasileira.
Alternativas
Q2456892 História
Embora já existissem diversos tipos de escrita, o primeiro alfabeto fonético deu que se tem notícia foi criado pelos
Alternativas
Q2345775 História

Observe a imagem a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Seu texto afirma:


Semear as sementes da vitória.


Plante e faça crescer seu próprio vegetal.


“Cada jardim uma planta munição”


Escreva para a Comissão Nacional de Jardins de Guerra em Washigton para livros gratuitos de jardinagem, enlatamento e secagem.



Sobre a interpretação do pôster, assinale a afirmativa correta.   

Alternativas
Q2345774 História
Assinale a opção que apresenta corretamente um fator explicativo para a intervenção dos Estados Unidos na governabilidade de Salvador Allende no Chile. 
Alternativas
Q2345773 História

As afirmativas a seguir apresentam diferentes interpretações sobre a instauração da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985).


I. A tomada do poder de Estado foi precedida de uma bem orquestrada política de desestabilização que envolveu corporações multinacionais, o capital brasileiro associado-dependente, o governo dos Estados Unidos e militares brasileiros.


II. Essa campanha englobou a maioria das classes dominantes, incluindo a chamada burguesia “nacional”, da qual tantos políticos e intelectuais e até mesmo oficiais militares esperavam um posicionamento nacionalista e reformista. Contrariando tais expectativas, a burguesia “nacional” assistiria passivamente e até mesmo apoiaria a queda de João Goulart, condenando na prática a sua alternativa socioeconômica distributiva e nacionalista e ajudando a ancorar firmemente o Estado brasileiro à estratégia global das corporações multinacionais. 


III. A tomada do poder pelos militares, em 1964, representou uma ruptura do antigo padrão das relações entre civis e militares e o aparecimento de um novo papel para estes na sociedade brasileira. Minha argumentação principal é que a instituição militar não é um fator autônomo, mas deve ser pensada como subsistema que reage a mudanças no conjunto do sistema político. 


A respeito dos trechos citados, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


(   ) I e II consideram o ambiente político do contexto prévio como chave explicativa para compreender o evento da ditadura.


(   ) I e III concordam que a relação inalterável e histórica entre a sociedade civil e os militares foi determinante para a materialização da ditadura.


(   ) II e III discordam que a principal novidade do evento foi a ocupação do governo brasileiro por militares, situação que já havia ocorrido na história nacional.



As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 

Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: D
5: B