Questões de Concurso
Sobre estatuto da pessoa idosa - lei nº 10.741 de 2003 para fgv
Foram encontradas 65 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Nesse caso, à luz da Lei nº 10.741/2003, o tabelião:
A atenção às necessidades de cuidados de Maria, de acordo com a legislação, precisará ser garantida por meio
Nesse caso, à luz exclusivamente do Estatuto do Idoso, avalie as afirmativas a seguir.
I. Pablo ainda não atingiu a idade mínima para fazer jus às vagas de idoso (65 anos).
II. A preferência, a que ambos fazem jus, será determinada por ordem de chegada, já que ambos são idosos.
III. Embora ambos façam jus à reserva, João Marcos terá prioridade sobre Pablo, ainda que tenha chegado depois.
Está correto o que se afirma em
i) o Estatuto do Idoso não se aplica à relação contratual, que foi firmada em 1998, antes da vigência dessa legislação protetiva;
ii) ainda que incidisse o Estatuto do Idoso, não se aplicaria a possibilidade de o autor recolher as custas judiciais ao final;
iii) da mesma forma, sem prova de incapacidade do autor ou de situação de risco, não seria necessária a intervenção do Ministério Público, ainda que se alegassem descumprimentos e abusividades específicas da legislação protetiva.
Nesse caso, o réu tem razão:
Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra pessoas idosas serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles ao seguinte órgão:
I. o Estatuto da Pessoa Idosa está destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 65 (sessenta e cinco) anos;
II. à pessoa idosa internada ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, em tempo integral, segundo o critério médico;
III. à pessoa idosa que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável.
Está correto o que se afirma em:
De acordo com o que prevê o Estatuto da Pessoa Idosa, nessa situação é dever do psicólogo
Nesse cenário, segundo as disposições da Lei nº 10.741/2003, é correto afirmar que:
Segundo as disposições da Lei nº 10.741/2003 sobre a matéria, é correto afirmar que:
De acordo com o Estatuto da Pessoa Idosa, a atitude do Prefeito está
Nessa situação, o Estatuto da Pessoa Idosa propugna que esse provimento
I. à vida; II. à liberdade, ao respeito e à dignidade; III. a alimentos; IV. à saúde; à educação, cultura, esporte e lazer.
Estão corretos
Diante da situação hipotética e com base no Estatuto da Pessoa Idosa, assinale a afirmativa correta.
Ele garante prioridade nos seguintes casos, à exceção de um. Assinale-o.
A respeito da citada lei, é correto afirmar que