Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre código brasileiro de aeronáutica em engenharia aeronáutica

Foram encontradas 6 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2246558 Engenharia Aeronáutica
Com base na legislação e nos regulamentos aeronáuticos brasileiros referentes à segurança de vôo, julgue o item a seguir. 
Todas as empresas de transporte aéreo público, regular ou não-regular, de táxi aéreo e de serviços aéreos especializados, bem como aeroclubes, escolas de aviação e organizações policiais que utilizem aeronaves para o cumprimento de suas atribuições são obrigadas a elaborar e executar um PPAA.
Alternativas
Q757251 Engenharia Aeronáutica
O Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA instituiu a Resolução 01/1986, que estabelece que o licenciamento ambiental dependerá da elaboração de Estudo de Impacto Ambiental ─ EIA ─ e respectivo Relatório de Impacto Ambiental ─ RIMA ─, inclusive no caso de aeroporto. Para atender ao Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos Regionais, o CONAMA instituiu a resolução 470/2015, que estabelece procedimento simplificado para o licenciamento ambiental de aeroportos regionais, considerados de baixo potencial de impacto ambiental. Assinale, entre as opções que se seguem, aquela que não seria um exemplo de documento com o qual o processo simplificado para ampliação dos aeroportos regionais deverá ser instruído:
Alternativas
Q757195 Engenharia Aeronáutica
Em relação aos requisitos mínimos para despacho e a Lista de Equipamentos Mínimos (MEL), avalie os itens a seguir, de acordo com o regulamento RBAC 121, e escolha a opção correta.
I. Um operador deve incluir em seu sistema de manuais uma Lista de Equipamentos Mínimos (MEL), para que o piloto em comando possa determinar se é seguro iniciar o voo ou continuá-lo a partir de qualquer parada intermediária, no caso de algum instrumento, equipamento ou sistema deixar de funcionar. II. Instrumentos e equipamentos que uma Diretriz de Aeronavegabilidade (DA) requeira estar em condições de operação podem ser incluídos em uma MEL, a critério do operador. III. Ninguém pode decolar com um avião que tenha instrumentos ou equipamentos inoperantes instalados, a menos que exista uma Lista de Equipamentos Mínimos (MEL) aprovada para esse avião. IV. Um avião com instrumentos e equipamentos inoperantes pode ser operado sob uma permissão especial de voo emitida segundo o RBAC 21.
Estão corretos os itens
Alternativas
Q279912 Engenharia Aeronáutica
Com relação às regras de tráfego aéreo, autoridades aeronáuticas e regras de voo, julgue os itens a seguir.


A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é a autoridade competente para determinar a suspensão das operações nos aeródromos no Brasil, em virtude de condições meteorológicas e impraticabilidade de área de manobras.

Alternativas
Q279552 Engenharia Aeronáutica
Com base nas normas do Sistema de Investigação e Prevenção de
Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), julgue os itens de 61 a 65.
Os procedimentos de investigação de acidentes são padronizados, a fim de que possam ser aplicados uniformemente, de acordo com a lei, em todo o território nacional, sendo aplicados, também, na porção extraterritorial do oceano atlântico.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: E
5: E