Questões de Concurso Sobre biomedicina - análises clínicas para técnico de laboratório

Foram encontradas 244 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2381573 Biomedicina - Análises Clínicas
Exames laboratoriais são indispensáveis para a detecção de manutenção do equilíbrio corporal. Assim, todos os procedimentos vinculados ao diagnóstico clínico devem ser realizados com o mínimo de interferência a fim de evitar interpretações errôneas de seus resultados. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) As amostras biológicas que apresentem hemólise, lipemia (flutuabilidade nos níveis de gordura no sangue) e hiperbilirrubinemia (concentração elevada irregular dos níveis de bilirrubina no sangue) deverão ser descartadas, pois serão ineficientes nos processos e resultados.

( ) Não há necessidade de informar, antes da coleta, a ministração medicamentosa, uma vez que antibióticos e anti-inflamatórios não podem interferir em análises de coagulograma.

( ) Drogas ocasionam interferência nos exames clínicos, dependendo da dosagem e do tempo de ministração. Entre as drogas lícitas mais comuns estão o cigarro, que pode gerar interferência no exame de glicemia e agregação plaquetária, e o álcool, que pode gerar variação nos índices de triglicerídeos e colesterol.

( ) Amostras biológicas transportadas inadequadamente e recipientes sem identificação retratam a não conformidade com as normas e legislação, sendo consideradas irregulares.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2381572 Biomedicina - Análises Clínicas
Os anticorpos são moléculas que atuam na defesa do organismo humano. Assinale a alternativa que apresenta as únicas células capazes de produzir anticorpos. 
Alternativas
Q2381571 Biomedicina - Análises Clínicas
Anticoagulantes são usados com frequência em laboratórios de análises clínicas. Sobre isso, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. A heparina é um anticoagulante utilizado para amostras de sangue destinadas à medição dos níveis de eletrólitos e outros exames bioquímicos de rotina.

II. O citrato e a biotina têm sido usados como anticoagulantes para a coleta de amostras de sangue destinadas a testes de coagulação gerais, como Tempo de Protrombina (TP) e o Tempo de Tromboplastina Parcial (TTP).

III. EDTA é o anticoagulante comumente usado para determinações hematológicas de rotina, atuando como um anticoagulante a partir da quelação em íons cálcio, que são necessários para o processo de coagulação.
Alternativas
Q2367960 Biomedicina - Análises Clínicas
O parasitismo é a relação desarmônica entre espécies diferentes, sendo que um, o parasito, se beneficia retirando os meios para sua sobrevivência, podendo prejudicar o outro, o hospedeiro. O ser humano, ao longo da sua existência na Terra, adquiriu cerca de 300 espécies de helmintos e aproximadamente 70 espécies de protozoários. Muitas dessas doenças parasitárias são raras e acidentais, mas cerca de 90 espécies que hospedamos são relativamente comuns, dentre as quais algumas causam as mais importantes doenças do mundo, como é o caso da malária, da amebíase e da esquistossomíase.

Na amebíase, a infecção por E. histolytica, quando sintomática, divide-se em intestinal e extraintestinal. Assim, com relação à patogenia dessa amebíase, analise as afirmativas a seguir:

I. A amebíase intestinal apresenta variados sintomas que podem ocorrer em níveis distintos, porém, de forma geral, divide-se entre as formas não disentérica e disentérica, sendo que esta usualmente contém muco e sangue e é acompanhada de cólicas e febre.

II. A amebíase extraintestinal varia substancialmente em intensidade e gravidade, notadamente superiores às da amebíase intestinal. Atinge especialmente o fígado, o pulmão e o cérebro, onde a E. histolytica multiplica-se e determina abscessos amebianos graves.

III. A amebíase invasiva é muito comum nas áreas do Brasil rural e se caracteriza por dor intensa, febre, hepatomegalia e, por vezes, acompanhada de infecções secundárias por bactérias. Quadros de abscessos cutâneos não são relatados, mas abscessos hepáticos são frequentemente observados em pacientes acometidos por essa parasitose.

Assinale
Alternativas
Q2367959 Biomedicina - Análises Clínicas
Os métodos para o diagnóstico de doenças parasitárias podem ser divididos em: microscopia; cultura; sorologia; abordagem molecular (DNA); abordagem molecular (proteínas) e abordagem molecular (metabólitos). No diagnóstico das doenças parasitárias sanguíneas, entre os hemoparasitas podemos observar protozoários e helmintos, como: T. cruzi, T. brucei, Plasmodium vivax, P. falciparum, P. malariae, Babesia, Wuchereria bancrofti, Mansonella ozzardi, Leishmania, entre outros.

O microscópio óptico tem sido a ferramenta mais utilizada para detecção desses hemoparasitas através dos esfregaços sanguíneos. Sendo assim, assinale a alternativa que não corresponde a uma vantagem do método de microscopia para o diagnóstico de doenças parasitárias sanguíneas.
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: A
5: D