Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre desigualdades de raça, classe e gênero em sociologia

Foram encontradas 161 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2444760 Sociologia
[Questão inédita] Nos últimos anos, temos observado que o Poder Judiciário pátrio está sendo cada vez mais instado a decidir sobre temas extremamente relevantes para a sociedade brasileira. Algumas dessas ações põem na centralidade do debate direitos que foram conquistados por grupos sociais identificados como minoritários, tais como povos indígenas e negros, colocando essas conquistas, muitas vezes, em cheque.


As decisões em favor das minorias, tomadas pelo Poder Judiciário, foram possíveis pela organização desses grupos. Ainda que não sejam assimiladas por toda a população, essas decisões :
Alternativas
Q2444759 Sociologia
[Questão inédita] O feminismo é um movimento social que luta pela igualdade de direitos e de condições entre homens e mulheres, seu objetivo é alcançar direitos iguais e uma vivência humana através do empoderamento feminino, dos direitos das mulheres e da libertação de padrões patriarcais. (O feminismo contribui para o processo de transformação das relações humanas, na medida em que sua atuação
Alternativas
Q2444755 Sociologia
[Questão inédita] A igualdade material permite o questionamento de pressupostos de universalidade e justifica a institucionalização de políticas antirracismo. No Brasil, um exemplo desse tipo de política é a
Alternativas
Q2444751 Sociologia
[Questão inédita] O racismo estrutural pode não ser percebido por meio de ofensas e discriminações, mas é perceptível ao se observar o mundo ao nosso redor. No Brasil, a falta de pessoas negras ocupando cargos de chefia em empresas, de representação negra na política ou no mundo das artes são exemplos de como o racismo estrutural está presente na sociedade.

Fonte:<https://www.terra.com.br/> , acesso em 26.03.2024.


Pode-se afirmar que o racismo estrutural de(o/a):
Alternativas
Q2430832 Sociologia

De acordo com o sociólogo José de Souza Martins (2023), um tipo de “escravidão contemporânea” vem sendo ampliado em atividades laborais temporárias, como as de colheita de frutas, reflorestamento, confecção de roupas. Segundo a legislação nacional (BRASIL, 2003), a condição análoga à de escravo envolve as seguintes características:


I. Submissão a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva.

II. Sujeição a condições degradantes de trabalho.

III. Restrição de locomoção por dívida contraída com o empregador.

IV. Manter vigilância ostensiva no local de trabalho.


Quais estão corretas?

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: C
5: E