Questões de Concurso

Foram encontradas 405 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2489558 Sociologia
O racismo não se limita a condutas entre sujeitos. A respeito do racismo institucional e das violências presentes em tais práticas, analise as assertivas abaixo:

I- O racismo institucional reflete práticas relacionadas ao acesso a cargos hierarquicamente superiores por pessoas com perfis distintos de grupos hegemônicos (homens, brancos, cisgêneros, heterossexuais e sem deficiência).
II- As políticas de ações afirmativa são estratégias para combater as desigualdades históricas em relação a participação de negros, indígenas e outros grupos, em processos seletivos públicos.
III- A responsabilidade das organizações públicas sobre a violência racial se limita ao ambiente laboral
IV- A moralidade e a urbanidade são princípios da função pública aludidos em processos relacionados a situações de assédio ou outras violências no trabalho

Sendo assim: 
Alternativas
Q2489557 Sociologia
As Políticas de ações afi rmativas de gênero e raça reafi rmam o compromisso institucional de enfrentamento de todas as formas de violência contra negros, mulheres, pessoas LGBTQIA+, estrangeiros, pessoas com defi ciências, entre outros. O debate institucional instituiu diversos mecanismos para a qualidade das relações na direção de repudiar o assédio moral e sexual, tanto nas relações de trabalho como também nas relações de ensino. Neste contexto, é correto afi rmar sobre o assédio moral que:
Alternativas
Q2451901 Sociologia
[Questão inédita] Seis brasileiros concentram, juntos, a mesma riqueza que os 100 milhões mais pobres do país, ou seja, quase a metade da população brasileira. Esses bilionários, se gastassem um milhão de reais por dia, juntos, levariam 36 anos para esgotar o equivalente ao seu patrimônio.

Segundo Katia Maia, diretora executiva da Oxfam e coordenadora da pesquisa, o Brasil chegou a avançar rumo à correção da desigualdade nos últimos anos, por meio de programas sociais, mas somente aumentar a inclusão dos mais pobres não resolve o problema.

“Na base da pirâmide houve inclusão nos últimos anos, mas a questão é o topo”, diz. “Ampliar a base é importante, mas existe um limite. E se você não redistribui o que tem no topo, chega um momento em que não tem como ampliar a base”, explica.

Disponível em:<https://brasil.elpais.com>  (adaptado)

O estudo sobre a situação socioeconômica brasileira apresentado mostra a
Alternativas
Q2451896 Sociologia
[Questão inédita] A enorme concentração fundiária e a baixa heterogeneidade educacional reduzem a importância comumente atribuída à educação na redução da desigualdade de renda rural se comparada ao seu papel na distribuição de renda em todo o país. O problema é que, com um nível de escolaridade tão baixo, dificilmente se pode pensar em desenvolvimento rural com equidade sem uma política de expansão educacional da população mais pobre, que tende a sofrer com a escassez de dois ativos importantes na determinação de sua renda: terra para plantar e educação. 


NEY, M.; HOFFMANN, R. Educação, concentração fundiária e desigualdade de rendimentos no meio rural brasileiro. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, v. 47, n. 1, mar. 2009. p. 165.


O estudo sociológico e econômico do universo agrário brasileiro indicou que, na atual composição da renda rural dos mais pobres, o fator educação
Alternativas
Q2450650 Sociologia

[Questão inédita] Considerando o tema desigualdade social no Brasil, assinale o que for correto. 

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: E
5: B