Questões de Concurso

Foram encontradas 10.935 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2496415 Arquivologia
De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), “arquivo permanente constitui-se no conjunto de documentos preservados em caráter definitivo, em função de seu valor histórico, probatório e informativo”. Considerando a classificação das atividades do arquivo permanente em quatro grupos distintos, relacione-os às suas respectivas atribuições.

1. Arranjo. 2. Conservação. 3. Descrição e publicação. 4. Referência.
( ) Conjunto de procedimentos para elaboração de instrumentos de pesquisa considerando os elementos formais e de conteúdo dos documentos, visando o acesso a eles para consulta e divulgação. ( ) Estabelecimento das políticas de acesso adotadas em relação ao que deve ou pode ser consultado e das políticas de uso, definição de quem terá acesso ao acervo e como deve ser consultado. ( ) Medidas de proteção e preservação aos documentos e ao local de sua guarda visando impedir sua destruição por agentes externos e internos de deterioração. ( ) Sequência de operações intelectuais e físicas, que, por meio de procedimentos técnicos combinados, visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção.

A sequência está correta em
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Arquivologista |
Q2489486 Arquivologia
O SIGAD – Sistema informatizado que apoia a gestão arquivística de documentos – deve gerenciar
Alternativas
Q2483519 Arquivologia
Segundo Marques (2011), a partir do século XVI, houve uma considerável evolução no âmbito dos arquivos, desde a especialização de diferentes instituições públicas, perpassando o fortalecimento da monarquia e a forte curiosidade histórica, até o surgimento das novas tecnologias. Em relação aos conceitos, teorias e princípios arquivísticos, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) A Revolução Francesa marcou a trajetória da Arquivologia por meio da hierarquização dos depósitos, nacionalização, centralização dos arquivos e a concepção dos arquivos nacionais.
( ) O princípio da impessoalidade é o primeiro princípio basilar da Arquivologia e surgiu no século XII, na Europa.
( ) De acordo com Schellenberg (2006), os arquivos são órgãos colecionadores, enquanto as bibliotecas são órgãos receptores.
( ) A necessidade prática de incrementar a eficiência governamental, conforme descreve Schellenberg (2006), foi um dos fatores que levaram o Brasil a criar seus arquivos, ao contrário da França e Inglaterra, que incrementaram seus arquivos em razão das práticas de guerra.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2472630 Arquivologia
A espécie documental que se caracteriza por um parecer de especialista, em que se expõem estudos e observações a respeito de um assunto sobre o qual foi solicitado uma perícia, denomina-se:
Alternativas
Q2467722 Arquivologia

Em relação às noções de arquivologia, julgue o item.


O princípio arquivístico da cumulatividade prescreve que os documentos devem conservar o arranjo dado pela entidade produtora.

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: C
5: E