O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Oferta relâmpago: Compre qualquer curso do TRF-3 e ganhe 20% OFF + 1 mês de assinatura Premium! Aproveitar agora!

Questões de Concursos

Foram encontradas 16 questões

Q942972 Pedagogia

Um técnico em assuntos educacionais revisa as questões discursivas elaboradas por um professor para a segunda avaliação de uma disciplina. Nos itens abaixo, estão algumas constatações do técnico após a revisão.


I Cada questão avalia uma habilidade geral do programa.

II Existe inadequação entre a habilidade definida no plano da prova e a questão elaborada, o que a torna de pouca confiabilidade.

III Elaborou uma chave de correção com critérios bem definidos, o que contribui para a validade da avaliação.

IV Utilizou a linguagem da atividade profissional relacionada com o campo da disciplina.


Dentre essas constatações, são INADEQUADAS ao processo de elaboração de questões discursivas as presentes nos itens

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q942971 Pedagogia

Educação e comunicação são processos inseparáveis. A comunicação tem, no geral, uma influência educativa. O ser humano, no processo de socialização, mediante suas interações com o outro, aprende e ensina, influencia e é influenciado, de acordo com seu lugar, condições e tempo. Dentre os vários tipos de comunicação, a pedagógica tem um papel essencial na educação, em contexto escolar. Analise as afirmações abaixo relativas à comunicação pedagógica.


I De acordo com a teoria de L. S. Vygotsky, na aprendizagem, o aspecto intrapsicológico representa o plano da comunicação externa.

II A comunicação pedagógica deve contribuir para um clima psicológico favorável, no sentido de otimizar o intercâmbio e a ressignificação de significados.

III A comunicação pedagógica apresenta, dentre suas funções, a afetiva, que diz respeito ao favorecimento da compreensão mútua entre os sujeitos.

IV Na comunicação pedagógica, a empatia representa uma dimensão da função cognitiva.


Das afirmações, estão corretas

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q942970 Pedagogia

Considerando o cenário atual, mediado pelas novas tecnologias da informação e dos conhecimentos como também pela globalização das economias, dentre outros, exigem -se, da formação universitária, novas aprendizagens imprescindíveis ao longo da vida, em distintos espaços profissionais e não profissionais. Dentre essas aprendizagens, está o aprender a aprender, vinculado à formação de estratégias metacognitivas. Considere as afirmações abaixo referentes a essa aprendizagem e suas estratégias.


I A metacognição implica o domínio consciente das estratégias usadas para aprender.

II A metacognição não é favorecida quando os estudantes dispõem de critérios de qualidade da atividade de aprendizagem, a qual permite a autorregulação dessa atividade.

III O uso de diários de reflexão crítica concorre para o desenvolvimento da metacognição.

IV A metacognição é prejudicada quando se organizam atividades no plano interpsicológico, mediadas pelo professor, nas quais se verbalizam o que se faz e porque se faz.


Das afirmações, estão corretas

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q942969 Pedagogia
As mudanças profundas na computação, na informação e nas comunicações têm contribuído para o surgimento das novas tecnologias da informação e das comunicações (NTIC), causando grande impacto na cultura de ensino e aprendizagem da educação superior. Em relação à utilização dessas novas tecnologias na educação superior,
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q942968 Pedagogia

O conceito de atividade é a pedra angular da teoria de A. N. Leontiev e tem implicações nas perspectivas de ensino e aprendizagem que consideram a atividade como um pressuposto epistemológico. Analise as afirmações abaixo relativas à atividade nessa perspectiva.


I A atividade tem sempre caráter objetal e prático, ou seja, externo.

II Na atividade de estudo, o objetivo coincide com o motivo, e o estudante aprende para satisfazer necessidades cognoscitivas.

III O processo de assimilação da cultura universal no contexto escolar é um tipo de atividade na qual se produzem reações específicas que condicionam condutas do estudante pela via do condicionamento operante.

IV Toda atividade se realiza por meio de ações que, por sua vez, se realizam segundo um sistema de operações dependentes das condições dadas.


Estão de acordo com a teoria da atividade de Leontiev as afirmações presentes nos itens

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: B
5: A