Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre transmissão em engenharia elétrica

Foram encontradas 242 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2376654 Engenharia Elétrica



        A figura precedente apresenta o diagrama unifilar simplificado de um sistema elétrico em que G é um gerador síncrono trifásico de 100 MVA, 13,8 kV, 60 Hz; T é um transformador trifásico com tensão nominal de 13,8 kV no primário e de 500 kV no secundário, potência aparente nominal de 100 MVA e reatância de dispersão igual a 10% na base dos valores nominais do equipamento; LT são duas linhas de transmissão pequenas, com 50 km, e que podem ser representadas pela reatância em série com a resistência; e D é a carga, que representa um sistema de distribuição cujos alimentadores têm uma tensão nominal de 13,8 kV. A variação da carga ao longo do dia pode ser descrita por dois patamares: carga leve (40 MVA, fator de potência 0,9 indutivo) e carga pesada (80 MVA, com o mesmo fator de potência). 

A partir das informações precedentes, julgue o item a seguir.  


As perdas na linha de transmissão na situação de carga pesada será aproximadamente igual ao dobro das perdas na mesma linha na situação de carga leve.

Alternativas
Q2367444 Engenharia Elétrica
A conhecida corrente de partida de um motor elétrico é a elevação de corrente ocorrida na partida destes motores. Esta elevação de corrente pode provocar efeitos indesejáveis nas instalações e, diante disso, são empregados elementos para reduzir o valor desta corrente, entre eles
Alternativas
Q2362449 Engenharia Elétrica
Em um sistema elétrico ocorreu um curto-circuito entre fase e fase na linha de transmissão. A tensão de pré-falta no ponto em que ocorreu o curto-circuito é igual a 0,6 pu. A corrente de falta trifásica é igual a 15kA e a corrente de base neste setor é igual a 60kA.
O somatório das reatâncias de sequências positiva e negativa dos equivalentes de Thèvenin, vistos do ponto da falta, é igual a
Alternativas
Q2290355 Engenharia Elétrica
Linhas de transmissão de alta tensão são usualmente protegidas contra descargas atmosféricas por cabos condutores chamados de cabos para-raios. Sobre os cabos para-raios em linhas de transmissão, analise as afirmativas a seguir.

1) Em um sistema trifásico, os cabos para-raios são usualmente instalados nas estruturas em cotas superiores aos cabos condutores das fases.

2) Quando aterrados nas estruturas da linha de transmissão, os cabos para-raios fornecem caminhos de retorno para correntes de curto-circuito monofásico à terra.

3) É possível utilizar cabos para-raios especiais, com fibras ópticas em seu interior, para tráfego de dados e sinais de proteção.

4) Em descargas diretas, a descarga atmosférica atinge os cabos para-raios ou uma das estruturas da linha de transmissão.

Estão corretas, apenas:
Alternativas
Q2286741 Engenharia Elétrica
Responda à questão com base na figura abaixo. 



A figura mostra dois wattímetros que possuem leituras P1 e P2. Sabe-se que o método de cálculo da potência ativa e reativa de um sistema trifásico usando dois wattímetros é válido para qualquer sistema trifásico a três fios. Caso a leitura dos wattímetros sejam as seguintes: P1 = 1000 W e P2 = 1500 W.
Assinale a alternativa que indica corretamente a potência reativa total da carga.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: E
5: B