Questões de Concurso Comentadas sobre psicologia para colégio pedro ii

Foram encontradas 11 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2258368 Psicologia
O transtorno específico de aprendizagem é um transtorno do neurodesenvolvimento com uma origem biológica, que é a base das anormalidades no nível cognitivo, as quais são associadas com as manifestações comportamentais.
A esse respeito foram feitas as afirmativas a seguir:
I. As dificuldades de aprendizagem iniciam-se antes dos anos escolares e se manifestam completamente no início da alfabetização. As habilidades acadêmicas afetadas estão acima do esperado para a idade cronológica do indivíduo, permitindo que este não necessite de adaptações ou serviços de apoio adequados, especialmente durante os anos escolares.
II. Dificuldade de aprender a correlacionar letras a sons do próprio idioma, a ler palavras impressas, frequentemente chamada de dislexia, é uma das manifestações mais comuns do transtorno específico da aprendizagem.
III. Uma característica diagnóstica fundamental é a de que, no transtorno específico de aprendizagem, as dificuldades de aprendizagem não são atribuíveis a deficiência intelectual, atraso global do desenvolvimento, a deficiências auditivas ou visuais não corrigidos, ou a problemas neurológicos ou motores.
IV. Diferentemente de andar ou falar, que são marcos adquiridos do desenvolvimento que emergem com a maturação cerebral, as habilidades acadêmicas (como leitura, ortografia, escrita e matemática) precisam ser ensinadas e aprendidas de forma explícita.
Estão corretas 
Alternativas
Q2258366 Psicologia
O transtorno do neurodesenvolvimento é caracterizado por déficits em capacidades mentais genéricas, como raciocínio, solução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, juízo, aprendizagem acadêmica e aprendizagem pela experiência. Os déficits resultam em prejuízos no funcionamento adaptativo, de modo que o indivíduo não consegue atingir padrões de independência pessoal e responsabilidade social em um ou mais aspectos da vida diária.
Corresponde a esse transtorno do neurodesenvolvimento o(a)
Alternativas
Q1373159 Psicologia
Leia o trecho a seguir:
“No ambiente escolar a medicalização é um processo de produção discursiva que justifica as dificuldades de aprendizagem, os comportamentos, ou seja, questões atinentes às situações cotidianas vividas nesse contexto, como sintomas de patologias. A identificação de problemas de aprendizagem como efeitos de um possível distúrbio, transtorno, síndrome ou deficiência influenciou significativamente na construção de um olhar pautado na racionalidade médica em relação aos modos de aprender e de ser na escola.”
(CHRISTOFARI, 2015. Disponível em: http://humanas.blog.scielo.org/blog/2015/12/17/a-medicalizacao-na-escola/).
Com base nessa abordagem e nos estudos de Foucault, é correto afirmar que
Alternativas
Q1373156 Psicologia
Leias as assertivas a seguir, relacionadas a contribuições de teóricos da Psicologia do Desenvolvimento:
I. “... entre uma maturação orgânica fornecedora de potencialidades mentais, mas sem uma estruturação psicológica pronta, e uma transmissão social fornecedora dos elementos, bem como do modelo de uma construção possível, mas sem impor essa última em bloco, existe uma construção operatória que traduz em estruturas mentais as potencialidades oferecidas pelo sistema nervoso.” II. “As necessidades de descrição obrigam a tratar separadamente alguns grandes conjuntos funcionais, o que não deixa de ser um artifício... Os domínios funcionais entre os quais se dividirão o estudo das etapas que a criança percorre serão, portanto, os da afetividade, do ato motor, do conhecimento e da pessoa.” III. “A mais importante e a mais fundamental das leis que explicam a gênese, e para a qual nos conduz o estudo das funções mentais superiores, poderia ser expressa assim: cada exemplo de conduta semiótica da criança era, anteriormente, uma forma de colaboração social e é por isso que o comportamento semiótico, mesmo nos estágios mais avançados do desenvolvimento, permanece como um modo de funcionamento social.”
Os autores das frases são, respectivamente,
Alternativas
Q1125929 Psicologia

Em seus estudos sobre a Teoria do Desenvolvimento Emocional, Winnicott discorre sobre o desenvolvimento da capacidade de se preocupar.


Sobre esse tema, analise as afirmativas:

I. É necessário ser preciso sobre o exato momento em que a preocupação – em seu aspecto positivo – surge no desenvolvimento emocional da criança.

II. Preocupação indica o fato de o indivíduo se importar, ou valorizar, bem como sentir e aceitar responsabilidade.

III. A palavra preocupação é utilizada para expressar de forma positiva um fenômeno que, em seu aspecto negativo, é expresso pela culpa.

IV. O sentimento de culpa é descrito como a ansiedade ligada ao conceito de ambivalência e implica algum grau de integração do ego do indivíduo.


Estão corretas

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: D
4: A
5: D