Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre estrutura do comércio internacional em comércio internacional (exterior)

Foram encontradas 6 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2271398 Comércio Internacional (Exterior)
   Os EUA, principal força na criação do GATT (General Agreement on Tariffs and Trade, da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da liberalização comercial após o fim da Segunda Guerra Mundial, durante muito tempo, encararam com desconfiança e até hostilidade os acordos de livre-comércio e de união aduaneira. Foi apenas por motivos políticos — a necessidade de conter o expansionismo soviético durante a Guerra Fria — que os norte-americanos aceitaram o Tratado de Roma, que criou, em 1957, o Mercado Comum Europeu. Mesmo depois, os norte-americanos continuaram críticos do bilateralismo e do regionalismo, que lhes parecia séria ameaça ao multilateralismo comercial. Ao longo da Rodada Uruguai, lançada em 1986, Washington foi-se afastando gradualmente da defesa intransigente do multilateralismo.

Rubens Ricupero. A ALCA. São Paulo: Publifolha, 2003: 17 (Coleção Folha Explica).
Desde a primeira tentativa de integração regional das Américas no final do século XIX, as disparidades e desigualdades entre as nações do continente se acentuaram significativamente.
Alternativas
Q1909417 Comércio Internacional (Exterior)

O Brasil atua em uma ampla agenda de negociações econômicas internacionais, tanto no âmbito bilateral quanto no multilateral. Considerando a trajetória da posição do Brasil nas negociações internacionais no que se refere a investimentos, julgue (C ou E) o item a seguir. 


Durante a Conferência Ministerial de Cingapura em 1996, foram iniciadas, na Organização Mundial do Comércio (OMC), discussões a respeito dos chamados “Temas de Cingapura” (investimentos, políticas de concorrência, transparência em compras públicas e facilitação de comércio). Na ocasião, o Brasil apoiou a proposta canadense de discussão do tema dos investimentos no âmbito da OMC e foi criado um grupo de trabalho específico concernente ao assunto.

Alternativas
Q1765239 Comércio Internacional (Exterior)
Em geral, o controle administrativo do comércio exterior é anterior ao embarque da mercadoria no exterior ou para o exterior. O documento que instrumentaliza, na importação, essa autorização governamental é a:
Alternativas
Q1765238 Comércio Internacional (Exterior)
Considerando a importância do comércio exterior como atividade estratégica, na medida em que repercute sobre as políticas econômica, sanitária, agrícola, industrial etc, além das exigências de órgãos e autarquias governamentais no cumprimento de exigências legais, quanto a importação de bens usados, a competência para a autorização é:
Alternativas
Q1765236 Comércio Internacional (Exterior)
As operações de comércio exterior no Brasil estão submetidas a três espécies de controle: o controle administrativo, o controle aduaneiro e o controle cambial. O órgão que desempenha funções do controle administrativo é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: D
5: A