Questões de Concurso Sobre crase em português

Foram encontradas 5.996 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2457580 Português

Considerando-se as regras de regência, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE. 



Cheguei ____ aeroporto às 19 horas e fui me juntar ______ restante do grupo de passageiros. Havia uma fila imensa e fiquei irritado. Tenho baixa tolerância ______ filas. 

Alternativas
Q2456940 Português



significa-o-legado-de-uma-vida – texto adaptado especialmente para esta prova). 
Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 13, 17 e 27. 
Alternativas
Q2456222 Português
Assinale a frase em que a utilização do acento grave indicativo da crase é realizada de forma errada.
Alternativas
Q2454211 Português
Texto 1

Gestão Social

É possível compreender a gestão social como aquela exercida por coletivos para coletivos. Ela, portanto, difere da gestão empresarial, por não possuir um caráter competitivo e concorrencial, conforme é conhecida no mundo capitalista empresarial. Ela difere da gestão pública por não ter natureza burocrática, centrada em regras, normas leis e tratados. A gestão social tem ênfase nas relações entre sujeitos autônomos, com propósitos não individualistas e voltados para a gestão de organizações solidárias. Ela envolve temas de interesse público, sempre baseada em relações de decisões tomadas por meio do diálogo, e na participação entre sujeitos que devem se considerar iguais. Trata-se, portanto, de uma gestão dialógica, conforme pontua o professor Fernando Tenório.
A gestão social tem sido objeto de práticas associadas a arranjos da sociedade civil, com viés comunitário, podendo incluir, ainda, o monitoramento e avaliação de políticas públicas em colegiados. Ela é pautada, por exemplo, pelo combate à pobreza, promoção da sustentabilidade e do meio ambiente, trabalhos voluntários e ações associativas com diversas finalidades, a exemplo de grupos de produção solidária e de geração de renda como aqueles que se enquadram na chamada economia solidária.
Há, ainda, um conjunto de organizações privadas com interesse público, com ações de saúde, esporte, educação, cultura, lazer. Nesse ponto, é possível identificar um braço socioassistencial não governamental. É não governamental porque são organizações criadas por coletivos de pessoas privadas, que resolveram se associar para realizar ações de interesse público. Há, também, um viés de resistência, de embate público protagonizado, por exemplo, por associações que buscam a garantia de direitos, sindicatos, organizações ambientalistas.
          É possível afirmar também que é no chamado terceiro setor que tal ambiente organizacional se realiza. Mas, lembrando que há um lado dócil, mas, também, outro combativo, em que há posicionamentos políticos. Por isso, gestão social não pode ser reduzida a uma noção de docilidade. Ela é um espaço privilegiado de interação social e de busca de ações solidárias.
Disponível em: https://ccsa.ufrn.br/portal/?p=12516. Acesso em 02 de nov. 2023 (adaptado)
Com base no texto “Gestão social”, analise as afirmativas a seguir:

I. Em: “É possível compreender a gestão social como aquela exercida por coletivos para coletivos”, o trecho destacado, possível compreender, trata-se de uma locução verbal, cujo verbo principal é compreender.
II. Em: “Ela é pautada, por exemplo, pelo combate à pobreza [...]”, o verbo combate está regendo o substantivo pobreza, por isso a necessidade de crase em à.
III. Em: “Ela é um espaço privilegiado de interação social e de busca de ações solidárias.”, o trecho destacado possui um verbo de ligação e um predicativo do sujeito, sendo, portanto, um predicado nominal.

Marque a alternativa correta:
Alternativas
Q2453987 Português
Texto 3


Depoimento O Povo Não Fala Errado, de Magda Becker Soares, integrante da Comissão da Reforma do Ensino de Língua Portuguesa


Jornal LEIA, 02/1986


Do seu ponto de vista quais as

principais conclusões da Comissão?


Magda – Para mim, o mais importante foram as reflexões quanto .......... causas dos problemas atuais no uso e no ensino de língua no Brasil, problemas que surgem contemporâneos à democratização do ensino. Enquanto ........... escola serviu apenas às classes favorecidas, às classes dominantes, não se discutiam esses problemas porque a escola só recebia alunos que dominavam........... variedade linguística que a ela interessa e que pretende ensinar. A partir do momento em que as classes populares conquistam a escola (é, eu gosto de usar o termo conquistam, porque, em geral, se coloca o Estado oferece, e isso é um termo detestável, já que não é um oferecimento, é um conquista das classes populares, uma resposta às suas reivindicações), é a partir daí que surgem problemas. Por quê? É aí que a linguística ou a sociolinguística podem dar uma grande contribuição ao ensino, mostrando que não há um único português, como não há um português correto e todos os demais são errados, mas que há variedades linguísticas. No caso específico, as camadas populares usam um dialeto popular, diferente do dialeto que a escola usa. O da escola é o dialeto das classes dominantes, por isso mesmo o padrão, como o modo de comer das classes dominantes deve ser padrão, como seu modo de vestir deve ser padrão, e o modo de falar deve ser padrão.


Trecho retirado do livro Prática de Texto,
de Carlos Alberto Faraco e Cristovão Tezza, p.68.
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto 3. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: C
5: B