Questões de Concurso Sobre química para analista de pesquisa energética - gás e bioenergia

Foram encontradas 10 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1912916 Química
Um mol de gás ideal sofre uma transformação isotérmica, na qual seu volume passa de 10 L (estado inicial: 1) para 25 L (estado final: 2).
O gráfico que melhor representa a variação de entalpia (H) em função da pressão (P) neste processo é:
Alternativas
Q1912915 Química
Silicato de sódio, um composto químico de fórmula Na2SiO3, atua como um agente ligante na produção de cimentos refratários. Também é utilizado na produção de cimentos antiácidos, na produção de isolantes térmicos e na fabricação de impermeabilizantes de paredes e lajes.
O processo de obtenção consiste na calcinação da mistura de sílica (SiO2) com carbonato de sódio (Na2CO3), produzindo o silicato de sódio e gás carbônico. Este processo apresenta rendimento de 70%.
A massa de silicato de sódio que poderá ser obtida por este processo, a partir de 3,0 kg de sílica, é: Dados: Massas molares em g.mol–1 Si = 28; O = 16; Na = 23; C = 12.
Alternativas
Ano: 2017 Banca: CESGRANRIO Órgão: EPE
Q1229506 Química
Uma planta de dessulfurização de gás natural (GN) opera com tratamento cáustico para remover H₂S de 680.000 m³ de GN por dia. Para tal, 1000 kg de solução aquosa contendo 18% em massa de NaOH circulam, continuamente, em contra-corrente com o GN, até que a solução atinja uma concentração, em massa, de 2% de NaOH. Nessa ocasião, a solução básica é removida e substituída por nova solução concentrada a 18% em massa de NaOH. Considere que:      • o teor de H₂S no GN é de 200 mg/m3;     • o H₂S é a única espécie reativa no GN e a reação é total;   • as variações de volume são desprezíveis.      O número mínimo de vezes por dia que a solução básica deverá ser removida para substituição corresponde a:         (Dados: Massas molares em g/mol: H = 1; S = 32; Na = 23; O = 16)
Alternativas
Ano: 2017 Banca: CESGRANRIO Órgão: EPE
Q1225516 Química
A respeito do processo de produção de biodiesel, foram feitas as afirmativas a seguir. 
I – O biodiesel pode ser obtido a partir da transesterificação de óleos vegetais, por catálise básica ou ácida. 
II – Se forem utilizados triglicerídeos e etanol como matérias- primas para a produção de biodiesel, obtêm-se ésteres etílicos de ácidos graxos e 1-propanol como produtos principais. 
III – Os produtos obtidos na reação de produção de biodiesel a partir de triglicerídeos e etanol formam uma única fase, não permitindo a separação por decantação ou centrifugação.
IV – É conveniente que a proporção entre triglicerídeos e álcoois na produção de biodiesel seja superior a 1:3, respectivamente, uma vez que se trata de uma reação reversível. 
Está(ão) correta(s), apenas, a(s) afirmativa(s):
Alternativas
Ano: 2012 Banca: CESGRANRIO Órgão: EPE
Q1190791 Química
Considere o texto a seguir para responder à questão.
O biodiesel é um combustível feito a partir de óleos vegetais ou de gordura animal, que pode ser utilizado nos carros ou caminhões. Atualmente, o biodiesel vendido nos postos do Brasil possui 5% de biodiesel e 95% de diesel (B5). Esse combustível só pode ser usado em motores a diesel, sendo, portanto, um substituto do diesel. Existem muitas espécies vegetais no Brasil que podem ser usadas na produção do biodiesel, como, entre outros, o óleo de girassol, de amendoim, de mamona e de soja. O principal processo industrial para a transformação do óleo vegetal em biodiesel é a transesterificação, com o emprego de catalisadores ácidos, básicos ou enzimáticos, podendo ser a catálise homogênea ou heterogênea. Os óleos vegetais e as gorduras são basicamente compostos de triglicerídeos, ésteres de glicerol e ácidos graxos.
Disponível em: <http://www.biodieselbr.com>. Acesso em: 15 out. 2011. Adaptado.
Em relação às matérias-primas e aos seus constituintes, que visam à produção industrial de biodiesel, constata-se que os ácidos graxos
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: C
5: A