O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Garanta o seu lugar em nosso lançamento para ter acesso a ofertas exclusivas! QUERO PARTICIPAR AGORA

Questões de Concursos

Foram encontradas 626 questões

Q988645 Não definido

O Decreto da PMC nº 1.114/2015 determina as atribuições específicas do cargo de professor de Educação Infantil que atuará nos CMEIs. Nesse sentido, considere as seguintes atribuições:


1. Participar voluntariamente da elaboração, adequação e execução dos projetos especiais para melhoria do atendimento das crianças e da comunidade.

2. Participar prioritariamente da elaboração do Projeto Político-Pedagógico do CMEI e da elaboração do Regimento Escolar caso seja convocado pela equipe diretiva da unidade educacional.

3. Registrar e controlar a frequência e a pontualidade das crianças, repassando os registros ao Suporte Técnico-Pedagógico, quando solicitado.

4. Utilizar o horário de permanência para participar de formação continuada, atualização, planejamento e elaboração de material didático-pedagógico.

5. Recepcionar e/ou entregar as crianças aos responsáveis de acordo com os procedimentos preestabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação.


Constam no Anexo do referido Decreto as atribuições:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q988644 Não definido

Considerando as orientações do documento Sinais de Alerta à sensibilização e ao reconhecimento, pelos profissionais envolvidos, de situações e condições vividas pelas crianças, avalie as seguintes afirmativas:


1. Antes do encaminhamento para avaliação médica, reconhecer os sinais de alerta em sua turma e informar ao(à) pedagogo(a) e ao(à) diretor(a).

2. Para o encaminhamento, elaborar um relatório detalhado, com situações cotidianas em que se evidenciem sintomas dissonantes do esperado na faixa etária.

3. Para o encaminhamento, após preencher ficha específica (diário de registros), participar da elaboração de relatório para encaminhamento médico.

4. Após o encaminhamento, continuar a observação do bebê/criança e comunicar à equipe pedagógico-administrativa a permanência ou a ausência do(s) sinal(is) ou novo(s) indicativo(s) de comprometimento.


Quanto ao encaminhamento, estão corretos os itens:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q988643 Pedagogia

Segundo os Parâmetros e Indicadores de Qualidade para os Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba, as crianças têm direito ao desenvolvimento da curiosidade, imaginação e capacidade expressiva. Com relação à oralidade, à leitura e à escrita, considere os seguintes objetivos:


1. Proporcionar um ambiente educativo com diferentes vivências e situações de interação entre crianças e profissionais, para que possam expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral e escrita.

2. Oportunizar diferentes práticas educativas voltadas ao desenvolvimento da oralidade infantil.

3. Possibilitar às crianças o uso da linguagem escrita, através de diferentes portadores de texto, favorecendo seu processo de inserção no mundo letrado.

4. Promover o hábito da discussão, da leitura, do registro e da reflexão no CMEI.


Assinale a alternativa que corresponde aos objetivos contemplados no referido documento:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q988642 Pedagogia
Tendo como base as Diretrizes Municipais da Educação Infantil (CURITIBA, 2016), acerca dos princípios e fundamentos que orientam a prática pedagógica nas instituições da rede municipal de ensino, é correto afirmar:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q988641 Pedagogia

As Diretrizes Municipais da Educação Infantil (CURITIBA, 2016) afirmam que o currículo da Educação Infantil precisa ser aberto e vivo, pois “a integralidade da criança requer dos(as) professores(as) que com ela atuam um alargamento de suas ações, assim como uma maneira própria de ser professor(a), considerando a especificidade dessa faixa etária”, a fim de promover práticas educativas que propiciem às crianças:


1. compor uma identidade em relação à cultura que lhes é apresentada e com a qual poderão estabelecer semelhanças e diferenças.

2. constituir-se em sujeitos capazes de se apropriar, de forma crítica e autônoma, de linguagens, conhecimentos, instrumentos, procedimentos, atitudes, valores e costumes da cultura em que estão inseridos.

3. construir a atitude, quando desafiadas, de busca por compreender o mundo.


Assinale a alternativa correta.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: B
5: E