Questões de Concurso Para engenheiro de equipamento júnior - elétrica

Foram encontradas 130 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2007 Banca: CESGRANRIO Órgão: TERMOAÇU
Q1237065 Engenharia Elétrica
A estrutura genérica de um sistema de energia elétrica é composta por geradores, transformadores elevadores/ abaixadores, linhas de transmissão e alimentadores de distribuição. Dentro do contexto de geração, transmissão e distribuição, considere as afirmativas abaixo. 
I - Por razões econômicas (minimização de perdas), a transmissão é normalmente efetuada em tensões elevadas.
II - Geradores que estão afastados dos centros de carga injetam sua potência através de transformadores elevadores na rede de transmissão, com a consequente redução dos níveis de corrente. 
III - Os transformadores abaixadores são utilizados para reduzir os níveis de tensão da transmissão para os níveis de distribuição. 
IV - A relação das perdas ôhmicas na transmissão e na distribuição é semelhante. 
Estão corretas APENAS as afirmativas
Alternativas
Ano: 2007 Banca: CESGRANRIO Órgão: TERMOAÇU
Q1237053 Engenharia Elétrica
Você é o engenheiro responsável pelo recebimento de um transformador de potência que será instalado na subestação de uma usina geradora. Dentre os seguintes ensaios, qual NÃO se aplica ao equipamento em questão?
Alternativas
Ano: 2011 Banca: CESGRANRIO Órgão: Petrobras
Q1213617 Português
PALAVRA PEJORATIVA
O uso do termo “diferenciada” com sentido negativo ressuscita o preconceito de classe
“Você já viu o tipo de gente que fica ao redor das estações do metrô? Drogados, mendigos, uma gente diferenciada.” As palavras atribuídas à psicóloga Guiomar Ferreira, moradora há 26 anos do bairro Higienópolis, em São Paulo, colocaram lenha na polêmica sobre a construção de uma estação de metrô na região, onde se concentra parte da elite paulistana. Guiomar nega ser a autora da frase. Mas a autoria, convenhamos, é o de menos. A menção a camelôs e usuários do transporte público ressuscitou velhos preconceitos de classe, e pode deixar como lembrança a volta de um clichê: o termo “diferenciada”.
A palavra nunca fora usada até então com viés pejorativo no Brasil. Habitava o jargão corporativo e publicitário, sendo usada como sinônimo vago de algo “especial”, destacado” ou “diferente” (sempre para melhor).
– Não me consta que já houvesse um “diferenciado” negativamente marcado. Não tenho nenhum conhecimento de existência desse “clichê”. Parece-me que a origem, aí, foi absolutamente episódica, nascida da infeliz declaração – explica Maria Helena Moura Neves, professora da Unesp de Araraquara (SP) e do Mackenzie.
Para a professora, o termo pode até ganhar as ruas com o sentido negativo, mas não devido a um deslizamento semântico natural. Por natural, entenda-se uma direção semântica provocada pela configuração de sentido do termo originário. No verbo “diferenciar”, algo que “se diferencia” será bom, ao contrário do que ocorreu com o verbo “discriminar”, por exemplo. Ao virar “discriminado”, implicou algo negativo. Maria Helena, porém, não crê que a nova acepção de “diferenciado” tenha vida longa.
– Não deve vingar, a não ser como chiste, aquelas coisas que vêm entre aspas, de brincadeira – emenda ela. [...]
MURANO, Edgard. Disponível em: <http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=12327>. Acesso em: 05 jul. 2011.n Adaptado.
“Não me consta que já houvesse um ‘diferenciado’ negativamente marcado.” (. 18-19) . A respeito da ocorrência da forma verbal houvesse, destacada no trecho, teceram-se os seguintes comentários: 
I - A forma verbal houvesse, nessa estrutura, tem valor de existisse, e se apresenta como verbo impessoal. 
II - O verbo haver, quando impessoal, transmite sua impessoalidade a auxiliares. 
III - A forma verbal houvesse, nesse trecho, desempenha uma função de verbo auxiliar.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2007 Banca: CESGRANRIO Órgão: TERMOAÇU
Q1210054 Engenharia Elétrica
São conceitos/procedimentos relativos ao acionamento de motores de indução em gaiola, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2007 Banca: CESGRANRIO Órgão: TERMOAÇU
Q1195217 Engenharia Elétrica
Existe uma ampla gama de funções que o aterramento pode desempenhar no sistema. O aterramento pode assumir configuração muito diversificada, conforme a natureza dessas funções. Neste sentido, é possível caracterizar um conjunto de aplicações em que se recorre ao uso do solo como condutor de eletricidade. Dentro deste contexto considere as afirmativas abaixo. 
I - Uma ligação à terra pode constituir um fator de segurança, por permitir o escoamento para a mesma de cargas ou correntes de descarga. 
II - É possível limitar os níveis de potenciais ou a distribuição destes a patamares seguros, por meio de práticas adequadas de aterramento. 
III - A terra pode ser usada como um condutor de retorno.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: B
5: E