Questões de Concurso Para técnico em gestão de pesca e aquicultura - engenharia de pesca

Foram encontradas 3 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2007 Banca: MOVENS Órgão: SEPAQ-PA
Q1225463 Engenharia de Pesca
O rendimento de qualquer sistema de produção depende, em grande parte, da eficiência reprodutiva da espécie que se quer criar. Em espécies de peixes, assim como em mamíferos, observa-se, freqüentemente, que alguns indivíduos são mais férteis que outros, o que permite inferir a existência de variabilidade individual nas características que determinam a qualidade dos seus gametas. Na aquicultura, o domínio do processo reprodutivo das espécies nativas da ictiofauna é uma das pilastras para o êxito do empreendimento.
Cruz-Casallas, P.E. & Velasco-Santamaria, Y.M. Determinación de las características seminales y seminación artifi cial em peces, 2005 (com adaptações).
Com base no texto acima, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2007 Banca: MOVENS Órgão: SEPAQ-PA
Q1197557 Engenharia de Pesca
Muito se tem falado sobre os resultados alcançados pela carcinicultura no Brasil. Entretanto, estudiosos do assunto têm alertado as autoridades ambientais para os graves riscos de impactos que esta atividade pode causar ao meio ambiente. Por isso, o tema “carcinicultura” tem gerado controvertidas discussões entre especialistas e ambientalistas, a classe produtora e os pescadores artesanais. 
Santos, M. C. F. A prática da carcinicultura de Litopenaues vannamei. 2006 (com adaptações).
Considerando o tema abordado no texto acima, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.
I – Apontada como uma das principais preocupações dos carcinicultores, a enfermidade conhecida por necrose muscular virótica só ataca os animais de cultivo, não havendo a possibilidade de a doença ser transmitida às populações naturais de camarões peneídeos. II – Fatores como materiais inadequados utilizados na construção dos diques, pequena altura dos diques e forma de despesca dos tanques têm contribuído para o escape do Litopenaeus vannamei para o meio ambiente. III – O desvio de rios, através de canais artificiais, para abastecimento de viveiros de criação de camarões, possibilitou um considerável aumento da área da carcinicultura no Nordeste. No entanto, esta prática tem diminuído o volume dos rios costeiros com conseqüente redução do volume d’água nas lagoas e áreas estuarinas e aporte de sais minerais e matéria orgânica de vital importância para as populações nativas ali residentes. IV – A carcinicultura tem proporcionado a geração de um número significativo de postos de emprego no Nordeste, especialmente com o aproveitamento de pescadores residentes próximo aos empreendimentos, e principalmente os mais idosos. 
A seqüência correta é:
Alternativas
Ano: 2007 Banca: MOVENS Órgão: SEPAQ-PA
Q1184539 Direito Constitucional
Considere a Lei n.º 6.713/2005, que dispõe sobre a Política Pesqueira e Aquícola do Estado do Pará, e o art. 225 da Constituição Federal, que dispõe sobre o meio ambiente, para responder
Uma companhia deseja instalar-se no município de Belém para exercer determinada atividade. Considerando essa situação, assinale a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B