Questões de Concurso Para outras

Foram encontradas 708.556 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2448764 Psicologia
Em relação à questão da identidade de gênero, é importante que o Psicólogo nomeie com precisão a condição dos indivíduos.

Nesse contexto, termo utilizado para identificar pessoas não cisgêneras, a partir de uma categorização biomédica. Pelo caráter patológico que comporta, o termo tem sido recusado por muitas pessoas.

Trata-se de
Alternativas
Q2448763 Psicologia
Em relação à Psicologia no âmbito da responsabilidade ambiental, analise as afirmativas a seguir:


I. Considerando a dimensão espacial nas relações mútuas ocorridas entre pessoa-ambiente, a Psicologia Ambiental realiza seus estudos a partir de quatro níveis: I. microambiente; II. interpessoal e da comunidade na proximidade; III. indivíduo/comunidade, habitantes e conjunto de indivíduos e IV. social (ambiente global).


II. Em relação à temporalidade e suas articulações ao ambiente físico e social, considera que as transformações ambientais são demarcadas pelo tempo e que as relações da pessoa com o ambiente integram-se a partir de suas experiências e projetos pessoais, bem como de suas representações e ações inscritas numa dada cronologia.


III. A Psicologia Ambiental desdobra-se, ainda, sobre os processos afetivos (apego ao lugar) e cognitivos abarcados no ambiente social, histórico, cultural e físico. Tais desdobramentos focam as maneiras que as pessoas sentem, pensam e vivenciam o espaço a que estão implicadas.


Assinale
Alternativas
Q2448762 Psicologia
Em relação à Psicologia da Saúde na contemporaneidade e a atuação do profissional, analise as afirmativas a seguir:


I. Os psicólogos da saúde se direcionam para a compreensão da forma como os fatores biológicos, comportamentais e sociais influenciam a saúde e a doença. Podem estar centrados na promoção da saúde e prevenção de doença, trabalhando com os fatores psicológicos que fortalecem a saúde e que reduzem o risco de adoecer, podem disponibilizar serviços clínicos a indivíduos saudáveis ou doentes em diferentes contextos e, podem ainda, estar envolvidos em pesquisa e investigação, no ensino e formação.


II. As funções dos profissionais de Psicologia da Saúde estão se expandindo à medida que o campo amadurece. Na atuação clínica, podem fornecer atendimento para pacientes com dificuldades de ajustamento à condição de doente, como, por exemplo, na redução de sentimentos de depressão no paciente internado.


III. Pode-se também ensinar aos pacientes métodos psicológicos para ajudá-los a manejar ou gerir os problemas de saúde, como aprender a controlar as condições de dor.


Assinale
Alternativas
Q2448761 Psicologia
O homem é um ser de escolha. Ao se dar conta de que a existência é construída por si mesma, fruto das suas próprias escolhas, estabelece-se no ser humano a noção de responsabilidade: de “personagem” ou ator, o homem passa a ser autor da sua própria história, sendo livre, a cada momento, para trilhar um outro caminho. Com uma sólida base epistemológica, concebe o ser humano como um fenômeno que engloba dimensões biopsicossocioespirituais, não como um somatório de aspectos, mas como um todo, um novo evento que se configura, a cada momento, como uma pessoa indivisível, com todas suas dimensões, em uma relação de campo meio-organismo.

A descrição acima corresponde a
Alternativas
Q2448760 Psicologia
Destacou a adolescência como etapa fundamental no percurso do desenvolvimento humano. Para este teórico, o desenvolvimento se dá em direção à formação da identidade através de diferentes estágios que ele denominou de “oito idades do Homem”. Cada uma das idades está caracterizada, essencialmente, pela resolução de uma importante “crise”, através da qual o indivíduo evolui buscando um equilíbrio.

Trata-se de
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: A
5: B