O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
OFERTAS COM ATÉ 45%OFF

ÚLTIMA OPORTUNIDADE! Declare sua independência com os menores preços!

Questões de Concurso Para outras

Foram encontradas 372.991 questões

Q1814758 Engenharia Agrícola

Qualquer atividade agropecuária tem nos fertilizantes uma de suas bases para expressão de parte do potencial produtivo. Referente a fertilizantes e corretivos, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Quanto menor o teor de íons H+ na solução do solo, menor é o pH.

( ) Com a correção da acidez do solo, há um aumento da taxa de mineralização da matéria orgânica, com consequente liberação de fósforo.

( ) De uma forma geral, o aumento do pH do solo pela calagem proporciona aumento da CTC pH-dependente.

( ) A solubilidade de Al3+ e/ou Mn2+ é diminuída com o aumento do pH do solo.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Q1814757 Engenharia Agrícola

A soja é a cultura mais importante na agricultura brasileira. Responsável por parte significativa do PIB do agronegócio, é amplamente utilizada em uma infinidade de produtos desde alimentícios até farmacêuticos. Referente à cultura e cultivo da soja, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) De todos os macronutrientes, o nitrogênio é o elemento mais requerido pela cultura.

( ) O uso da análise foliar como ferramenta de recomendação de adubação deve levar em conta folhas colhidas entre o início da floração e o pleno florescimento.

( ) O macronutriente mais exportado, via grãos de soja, é o potássio.

( ) Para qualquer cultivar, a taxa de desenvolvimento da planta está diretamente relacionada à temperatura. Assim, a duração de tempo entre os diferentes estádios será variável conforme as variações de temperatura entre e dentro da estação de crescimento.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Q1814756 Engenharia Agrícola

Referente ao manejo de rebanho de gado leiteiro, analise as assertivas a seguir.


I. Quando o excesso de fibra é incluído em uma ração, a densidade energética torna-se baixa, seu consumo é reduzido, e a produtividade animal tende a diminuir.

II. Para bovinos em lactação, é proibido o uso de grãos de soja crua, sem tostar, sob o risco de intoxicação alimentar por baixa digestibilidade do material.

III. O uso de cana de açúcar na dieta de bovinos de leite deve estar associado à mistura de ureia + sulfato de amônio ou sulfato de cálcio, uma vez que o enxofre é importante para a síntese de aminoácidos sulfurados.

IV. Os protocolos de IATF modernos não utilizam mais da técnica de protocolos hormonais, mas sim apenas o estro em animais.


Quais estão INCORRETAS?

Q1814755 Engenharia Agrícola

No atual cenário produtivo nacional, o uso de herbicidas é uma das ferramentas utilizadas nas lavouras com vistas à maximização do potencial produtivo das culturas. Relacione a Coluna 1, referente aos mecanismos de ação de herbicidas, à Coluna 2, referente à sintomatologia apresentada pelas plantas.


Coluna 1

1. Inibidores de ACCase.

2. Inibidores da ALS.

3. Inibidores de EPSPS.

4. Auxinas sintéticas.

5. Inibidores do fotossistema 1.


Coluna 2

( ) O primeiro sintoma é a desestruturação da região basal do “cartucho” em gramíneas, seguido pela necrose na parte basal das folhas terminais, removidas com facilidade do colmo.

( ) Inicialmente, paralisam o crescimento e posteriormente murcham, ficando cloróticas e necrosadas. Os sintomas podem demorar de 10 a 30 dias para se manifestarem, dependendo das condições do tempo.

( ) O crescimento é retardado ou inibido poucas horas após a aplicação foliar. De dois a quatro dias após a aplicação, o meristema apical torna-se clorótico e mais tarde necrótico.

( ) Surgimento de manchas verde-escuras seguido por murcha e necrose nas folhas atingidas. Este tipo de herbicida não possui translocação.

( ) Após a aplicação, observa-se o crescimento desordenado do tecido vegetal, com encarquilhamento.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Q1814754 Engenharia Agrícola

A recomendação de fertilizantes e corretivos de solo deve, sempre, estar baseada em um laudo de análises químicas de solo. Referente à interpretação de análise química do solo, analise as assertivas a seguir:


I. Um solo classificado como Classe 4 para teor de argila apresenta menor quantidade de argila comparativamente a um Classe 2 para a mesma variável.

II. Para uma mesma classe de disponibilidade de fósforo, quanto maior o teor de argila do solo menor é a quantidade absoluta de fósforo (mg de P/dm3 ) extraída pelos atuais métodos utilizados pelos laboratórios de rotina.

III. A interpretação dos teores de potássio no solo é realizada analisando a CTCpH7,0 do solo.

IV. Para um pH qualquer desejado, quanto menor é a dose de calcário recomendada menor é o valor do índice SPM.


Quais estão corretas?

Respostas
1: D
2: D
3: B
4: A
5: D