Questões de Concurso Para outras

Foram encontradas 714.468 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2457835 Pedagogia
Souza, Salgado, Querido e Arantes (2022) definem interdisciplinaridade, transdiciplinaridade, multidisciplinaridade e pluridisciplinaridade a partir do entendimento da produção do conhecimento.
Para esses teóricos, avalie as afirmativas a seguir.

I. Interdisciplinaridade seria, portanto, o movimento existente entre determinadas disciplinas. Ou seja, a partir desta análise, depreende-se que a interdisciplinaridade só existe porque existem as disciplinas e que ela ocorre justamente nos pontos de convergência (ou de ligação) entre elas.
I. A pluridisciplinaridade condiz com o cruzamento de disciplinas e se articula ao conceito de multidisciplinaridade.

III. A multidisciplinaridade refere-se a campos disciplinares que tratam de temas distintos, por isso não mantém relação com o tema elencado.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2457834 Pedagogia
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB n º 9.394/1996, entende-se por educação especial a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Com base na LDB e no campo teórico da inclusão educacional analise os itens a seguir.

I. O poder público deverá instituir cadastro nacional de alunos com altas habilidades ou superdotação matriculados na educação básica e na educação superior.
II. A oferta de educação bilíngue de surdos terá início no ensino fundamental e se estenderá ao longo da vida.
III. Nos processos de contratação e de avaliação periódica dos professores serão ouvidas as entidades representativas das pessoas surdas.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2457833 Pedagogia
De acordo com Pretto e Bonilla (2022), com a pandemia da Covid19, evidenciou-se a precariedade das políticas públicas de inserção das tecnologias digitais na educação […] A necessidade de fechamento das escolas e a suspensão das aulas presenciais, possibilitaram, por meio de legislações emergenciais, aulas a estratégia denominada de ensino remoto, que demandavam amplo e intenso uso das tecnologias digitais e de conexão à internet de qualidade.
Sobre este período é correto afirmar que
Alternativas
Q2457832 Pedagogia
A formação do educando é de suma importância para a escola; entretanto faz-se necessária a articulação de coletivos à integração ao espaço escolar. Neste sentido, a família ou os responsáveis pelo aluno podem contribuir com o processo ensino-aprendizagem sendo chamados à reunirem-se com a escola.
Nessa ação está a ideia de que
Alternativas
Q2457831 Pedagogia
De acordo com Hargreaves e Fullan (2000) a escola é uma organização social “aprendente”. Uma organização que se desenvolve à medida que seus professores também se desenvolvem. Nesse sentido, a autoridade e a distribuição de poder são ressignficadas na substituição dos processos centralizados e fundamentados em razões de ordem técnica e burocrática por decisões compartilhadas e nascidas da articulação dos interesses dos diversos coletivos da escola (Ferreira, 2004).
Neste contexto, avalie se as seguintes afirmativas estão corretas.


I. A coordenação constitui-se por um educador, e como tal deve estar no combate a tudo aquilo que desumaniza a escola: a reprodução da ideologia dominante, o autoritarismo, o conhecimento desvinculado da realidade, a evasão, a lógica classificatória e excludente [...], a discriminação social na e através da escola.
II. A concepção de uma formação docente descontextualizada do contexto cultural é responsável pela ineficácia do trabalho pedagógico, uma vez que é impossível dissociar o “jogo coletivo” da ação de cada indivíduo. Portanto, a organização do trabalho escolar implica, necessariamente, um processo coletivo, cuja articulação entre supervisores coordenadores, supervisores e professores faz-se necessária à organização social escolar contemporânea.

III. Na organização social escolar, encontram-se e se confrontam culturas e nela os indivíduos se constroem como sujeitos coletivos, mantendo, por vezes, relações contraditórias com a cultura escolar e também com os diferentes coletivos que nela circulam. Nesse cenário, muitas vezes marcado pelo dissenso, se estabelecem contínuas negociações de consenso, compromissos para o trabalho escolar que são reconstruídas em articulação pelos profissionais da educação compromissados com uma “escola aprendeste”.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: B
4: A
5: E