Analisando o par de palavras "CONTENTE" e "TRISTE", é corret...
I. São antônimos, pois expressam sentimentos opostos.
II. Podem ser usados como adjetivos para descrever o estado emocional de uma personagem em uma história.
III. "Contente" pode ser transformado em seu aumentativo "contentíssimo" para expressar um grau ainda maior de felicidade.
Está correto o que se afirma em:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Comentário da Questão – Semântica e Classe de Palavras
Tema principal: A questão aborda semântica (significado das palavras), especificamente os conceitos de antônimo, adjetivo e grau dos adjetivos.
Como interpretar o enunciado:
Leia atentamente cada afirmação, identificando as palavras-chave como antônimos, adjetivos e aumentativo. Essas palavras sinalizam o conteúdo gramatical envolvido. Sempre que o enunciado pedir para marcar o que está correto, avalie uma a uma, sem pressa, buscando a regra gramatical correspondente.
Análise das afirmações:
I. São antônimos, pois expressam sentimentos opostos.
Correta.
As palavras contente (alegre, satisfeito) e triste (abatido, infeliz) têm significados opostos, portanto, são antônimos. Segundo as normas da semântica, antônimos são palavras de sentidos contrários (Gramática Normativa, Evanildo Bechara).
II. Podem ser usados como adjetivos para descrever o estado emocional de uma personagem em uma história.
Correta.
Tanto contente quanto triste classificam-se como adjetivos, pois qualificam o substantivo, indicando o estado ou característica de alguém ou algo. Exemplo: "O menino estava contente." / "A menina ficou triste." (Gramática Normativa, Celso Cunha e Lindley Cintra).
III. "Contente" pode ser transformado em seu aumentativo "contentíssimo" para expressar um grau ainda maior de felicidade.
Correta.
A palavra contentíssimo é o superlativo absoluto sintético de contente, usado para expressar um grau elevado da qualidade. Embora o termo correto seja "superlativo" e não "aumentativo" (que normalmente se refere a tamanho), na prática, o enunciado está correto ao dizer que expressa um grau maior de felicidade. Segundo a Gramática Normativa, a formação do superlativo absoluto sintético é feita por meio do sufixo "-íssimo".
Alternativa correta:
D - I, II e III.
Por que as outras alternativas estão incorretas?
- A - Apenas I e II. Incorreta porque a afirmação III também está correta.
- B - Apenas II e III. Incorreta porque a afirmação I também está correta.
- C - Apenas I e III. Incorreta porque a afirmação II também está correta.
Estratégias para acertar esse tipo de questão:
- Leia com atenção cada afirmação e identifique a classe gramatical das palavras.
- Procure no seu conhecimento se as palavras são realmente antônimas ou sinônimas.
- Lembre-se dos graus dos adjetivos (comparativo, superlativo) e da formação deles.
- Cuidado com pegadinhas: às vezes, o termo "aumentativo" é usado de forma menos técnica, mas o sentido é compreendido no contexto da questão.
Referências:
Bechara, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa.
Cunha, Celso; Cintra, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo.
VOLP – Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo