A análise musical de formas complexas, como a Fuga, exige d...
I.O 'Estreito' (Stretto) é um artifício contrapontístico geralmente utilizado nas seções finais da fuga, onde as entradas do sujeito e da resposta se sobrepõem, ocorrendo a entrada de uma voz antes que a anterior tenha concluído a apresentação do tema.
II.O 'Contrasujeito' é uma linha melódica livre e improvisada que aparece apenas uma vez na exposição da fuga e nunca mais é retomada, servindo apenas como preenchimento harmônico para o sujeito.
III.A 'Resposta Tonal' ocorre quando o sujeito sofre alterações intervalares (geralmente a quinta do sujeito é respondida pela quarta) para se manter dentro da tonalidade principal, evitando a modulação imediata para a tonalidade da dominante no início da peça.
Assinale a alternativa que apresenta somente a(s) proposição(ões) CORRETA(S):