Acerca de doenças endócrinas, julgue o item subsecutivo. As ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3105619 Medicina

Acerca de doenças endócrinas, julgue o item subsecutivo. 


As principais características da síndrome metabólica são: obesidade central, hipercolesterolemia, níveis baixos de colesterol de lipoproteína de densidade intermediária (IDL), hiperglicemia e hipertensão.


Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão aborda a síndrome metabólica, um conjunto de condições que aumentam o risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. As características principais dessa síndrome incluem:

  • Obesidade central: Acúmulo de gordura na região abdominal, também conhecida como obesidade visceral, é um dos critérios diagnósticos mais importantes. A medida da circunferência abdominal é utilizada como parâmetro.
  • Dislipidemia: Caracterizada por níveis elevados de triglicerídeos e baixos níveis de colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL), e não de IDL, como mencionado na questão.
  • Hiperglicemia: Níveis elevados de glicose no sangue, refletindo resistência à insulina.
  • Hipertensão: Pressão arterial elevada é um componente frequente da síndrome.

Portanto, a afirmação no enunciado está errada porque menciona erroneamente níveis baixos de colesterol de IDL como parte das características da síndrome metabólica. Na verdade, a redução dos níveis de HDL é o critério correto.

Para diagnosticar a síndrome metabólica, utilizamos critérios estabelecidos por diretrizes internacionais, como a International Diabetes Federation (IDF) e a National Cholesterol Education Program (NCEP), que destacam a importância de identificar múltiplos fatores de risco em conjunto.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O colesterol IDL é a lipoproteína de densidade intermediária, que é semelhante ao LDL (colesterol "ruim"). Por isso, nos exames de perfil lipídico, o nível de colesterol LDL é normalmente a soma da LDL com a IDL. 

A IDL é formada durante o metabolismo normal do VLDL (colesterol VLDL). O VLDL é considerado um colesterol "ruim" porque, em excesso, pode causar o acúmulo de placas nas artérias. 

A IDL é absorvida pelo fígado ou convertida em LDL. 

Para controlar os níveis de colesterol, é possível: 

  • Fazer mudanças na dieta, como reduzir o consumo de gorduras saturadas e trans
  • Praticar exercícios aeróbicos regularmente
  • Tomar medicamentos para baixar o colesterol, como estatinas, ezetimiba e inibidores de PCSK9

A síndrome metabólica é uma doença da civilização moderna, associada à obesidade, como resultado da alimentação inadequada e do sedentarismo.

Fatores de risco:

– grande quantidade de gordura abdominal: em homens, cintura com mais de 102 cm e nas mulheres, maior que 88 cm;

– baixo HDL (“bom colesterol”): em homens, menos que 40mg/dl e nas mulheres menos do que 50mg/dl;

– triglicerídeos elevados (nível de gordura no sangue): 150mg/dl ou superior;

– pressão sanguínea alta: 135/85 mmHg ou superior ou se está utilizando algum medicamento para reduzir a pressão;

– glicose elevada: 110mg/dl ou superior.

Ter três ou mais dos fatores acima é um sinal da presença da resistência insulínica. Esta resistência significa que mais insulina do que a quantidade normal está sendo necessária para manter o organismo funcionando e a glicose em níveis normais.

A maioria das pessoas que tem a Síndrome Metabólica sente-se bem e não tem sintomas. Entretanto, elas estão na faixa de risco para o desenvolvimento de doenças graves, como as cardiovasculares e o diabetes.

fonte: https://bvsms.saude.gov.br/sindrome-metabolica/

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo