Acerca de doenças endócrinas, julgue o item subsecutivo. As ...
Acerca de doenças endócrinas, julgue o item subsecutivo.
As principais características da síndrome metabólica são: obesidade central, hipercolesterolemia, níveis baixos de colesterol de lipoproteína de densidade intermediária (IDL), hiperglicemia e hipertensão.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão aborda a síndrome metabólica, um conjunto de condições que aumentam o risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. As características principais dessa síndrome incluem:
- Obesidade central: Acúmulo de gordura na região abdominal, também conhecida como obesidade visceral, é um dos critérios diagnósticos mais importantes. A medida da circunferência abdominal é utilizada como parâmetro.
- Dislipidemia: Caracterizada por níveis elevados de triglicerídeos e baixos níveis de colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL), e não de IDL, como mencionado na questão.
- Hiperglicemia: Níveis elevados de glicose no sangue, refletindo resistência à insulina.
- Hipertensão: Pressão arterial elevada é um componente frequente da síndrome.
Portanto, a afirmação no enunciado está errada porque menciona erroneamente níveis baixos de colesterol de IDL como parte das características da síndrome metabólica. Na verdade, a redução dos níveis de HDL é o critério correto.
Para diagnosticar a síndrome metabólica, utilizamos critérios estabelecidos por diretrizes internacionais, como a International Diabetes Federation (IDF) e a National Cholesterol Education Program (NCEP), que destacam a importância de identificar múltiplos fatores de risco em conjunto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O colesterol IDL é a lipoproteína de densidade intermediária, que é semelhante ao LDL (colesterol "ruim"). Por isso, nos exames de perfil lipídico, o nível de colesterol LDL é normalmente a soma da LDL com a IDL.
A IDL é formada durante o metabolismo normal do VLDL (colesterol VLDL). O VLDL é considerado um colesterol "ruim" porque, em excesso, pode causar o acúmulo de placas nas artérias.
A IDL é absorvida pelo fígado ou convertida em LDL.
Para controlar os níveis de colesterol, é possível:
- Fazer mudanças na dieta, como reduzir o consumo de gorduras saturadas e trans
- Praticar exercícios aeróbicos regularmente
- Tomar medicamentos para baixar o colesterol, como estatinas, ezetimiba e inibidores de PCSK9
A síndrome metabólica é uma doença da civilização moderna, associada à obesidade, como resultado da alimentação inadequada e do sedentarismo.
Fatores de risco:
– grande quantidade de gordura abdominal: em homens, cintura com mais de 102 cm e nas mulheres, maior que 88 cm;
– baixo HDL (“bom colesterol”): em homens, menos que 40mg/dl e nas mulheres menos do que 50mg/dl;
– triglicerídeos elevados (nível de gordura no sangue): 150mg/dl ou superior;
– pressão sanguínea alta: 135/85 mmHg ou superior ou se está utilizando algum medicamento para reduzir a pressão;
– glicose elevada: 110mg/dl ou superior.
Ter três ou mais dos fatores acima é um sinal da presença da resistência insulínica. Esta resistência significa que mais insulina do que a quantidade normal está sendo necessária para manter o organismo funcionando e a glicose em níveis normais.
A maioria das pessoas que tem a Síndrome Metabólica sente-se bem e não tem sintomas. Entretanto, elas estão na faixa de risco para o desenvolvimento de doenças graves, como as cardiovasculares e o diabetes.
fonte: https://bvsms.saude.gov.br/sindrome-metabolica/
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo