Na frase “E saem as duas partes [...]”, a autora utiliza o ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2088208 Português
O LAÇO E O ABRAÇO

Meu Deus! Como é engraçado!
Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço... uma fita dando voltas.
Enrosca-se, mas não se embola, vira, revira, circula e pronto: está dado o laço. É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de braço. 
É assim que é o laço: um abraço no presente, no cabelo, no vestido, em qualquer coisa onde o faço.
E quando puxo uma ponta, o que é que acontece? Vai escorregando... devagarzinho, desmancha, desfaz o abraço.
Solta o presente, o cabelo, fica solto no vestido.
E, na fita, que curioso, não faltou nem um pedaço.
Ah! Então, é assim o amor, a amizade.
Tudo que é sentimento. Como um pedaço de fita.
Enrosca, segura um pouquinho, mas pode se desfazer a qualquer hora, deixando livre as duas bandas do laço. 
Por isso é que se diz: laço afetivo, laço de amizade.
E quando alguém briga, então se diz: romperam-se os laços.
E saem as duas partes, igual meus pedaços de fita, sem perder nenhum pedaço.
Então o amor e a amizade são isso...
Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam.
Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço!
(Maria Beatriz Marinho dos Anjos)
Na frase “E saem as duas partes [...]”, a autora utiliza o verbo “sair” em qual tempo verbal? 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Morfologia – Conjugação verbal e identificação do tempo verbal.

A questão exige identificar o tempo verbal da forma "saem", verbo central da oração “E saem as duas partes […]”.

Explicação técnica: Pela norma-padrão, conforme explicam gramáticas como a de Evanildo Bechara (Moderna Gramática Portuguesa), o presente do indicativo expressa ação atual, habitual ou universal. Na conjugação do verbo "sair", a 3ª pessoa do plural é: eles/elas saem. Exemplo: “As pessoas saem cedo para trabalhar”. Exatamente a forma empregada no texto.

Assim, a alternativa correta é a letra A – presente do indicativo. O verbo indica que ambas as partes deixam, neste momento ou de modo habitual, a situação do laço.

Análise das alternativas incorretas:

B) Presente do subjuntivo: “saiam” – Expressaria hipótese ou possibilidade (“Tomara que eles saiam logo”), o que não ocorre no trecho.
C) Imperativo afirmativo: “saiam” – Usado para ordens (“Saiam daqui agora!”). No texto, não há ordem, mas exposição de um fato.
D) Pretérito imperfeito: “saíam” – Refere-se a fatos habituais passados (“Eles saíam toda tarde”). O texto indica ação atual.
E) Pretérito mais-que-perfeito: “saíram” (e não "saem") – Expressa ação anterior a outra no passado (“Quando cheguei, já saíram”). Também não se aplica ao contexto da frase.

Dica para provas: Observe se o verbo expressa ordem, hipótese, passado contínuo, passado anterior a outro fato ou ação atual. Tente conjugar o verbo com pronomes pessoais (“eu”, “eles”) para identificar seu tempo verbal. Isso ajuda a distinguir tempos parecidos, evitando pegadinhas comuns.

Resumo: A forma “saem” está no presente do indicativo (3ª pessoa do plural), indicando ação no presente, conforme a gramática normativa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

presente do indicativo.

fato ocorre no momento em que se fala.

ex.: Saem as duas partes.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo