João é morador do município de Bela Vista e estranhou ver um...
O estranhamento do João aconteceu porque, de acordo com a Lei Orgânica do Município, é incorreto dizer que um veículo oficial
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B
1. Tema central da questão
Esta questão trata da utilização de veículos oficiais municipais, um tema importante na administração pública e frequentemente abordado em concursos. O conhecimento solicitado envolve a ética, legislação e regras sobre o uso desses bens públicos, conforme regras expressas em Leis Orgânicas Municipais e normas de controle interno.
2. Resumo teórico
Veículos oficiais são bens públicos destinados exclusivamente a serviços de interesse coletivo. A Lei Orgânica Municipal e normas como a Lei Federal nº 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa) proíbem o uso desses veículos para fins particulares. Em regra, devem ser recolhidos à garagem após o expediente, salvo necessidade de serviço público devidamente comprovado. O uso indevido pode gerar penalidades administrativas e até criminais.
3. Justificativa da alternativa correta
B - "pode ser usado pelos servidores para o atendimento de necessidades particulares urgentes."
Esta alternativa está incorreta e, portanto, é a resposta certa. Veículos oficiais NUNCA podem ser utilizados para fins particulares, mesmo em situações de suposta "urgência" privada. Qualquer uso pessoal caracteriza irregularidade, conforme princípios da moralidade e legalidade (art. 37 da Constituição Federal).
4. Análise das alternativas incorretas
A - CORRETA dentro das normas: Fiscalizar o uso correto dos veículos é, sim, responsabilidade do Executivo Municipal.
C - CORRETA: Os veículos devem ser guardados na garagem municipal após o uso, inclusive nos finais de semana e feriados.
D - CORRETA: A circulação fora do expediente só é permitida se comprovadamente a serviço do município, devidamente autorizado.
5. Estratégia de interpretação
Fique atento a termos como "necessidades particulares": isso quase sempre indica uso indevido de bem público. A questão pediu o que é incorreto, então o foco deve ser na alternativa que viola princípios e normas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo