Recém-nascido (RN) de F.L.A., nascido com 38 semanas de gest...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3414884 Enfermagem
Recém-nascido (RN) de F.L.A., nascido com 38 semanas de gestação, com 3900g, apresenta risco de hipoglicemia devido a diabetes melitus materna, presente desde a 18ª semana gestacional. Nessa situação, o enfermeiro deverá ter a seguinte conduta:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - Estimular o aleitamento materno precoce para prevenir a hipoglicemia.

Tema central da questão:
A questão aborda os cuidados de enfermagem ao recém-nascido de mãe diabética, com foco na prevenção da hipoglicemia neonatal, situação frequente e potencialmente grave nesse contexto.

Resumo teórico:
O recém-nascido filho de mãe diabética tem maior risco de desenvolver hipoglicemia nas primeiras horas de vida. A hipoglicemia neonatal pode causar sequelas neurológicas graves se não for rapidamente prevenida e tratada. Segundo o Manual de Atenção à Saúde do Recém-Nascido do Ministério da Saúde (2012) e a Sociedade Brasileira de Pediatria, a conduta prioritária é estimular o aleitamento materno nas primeiras horas de vida, pois a oferta precoce de glicose pelo leite materno reduz o risco de quedas significativas da glicemia.

Justificativa da alternativa correta:
O aleitamento precoce fornece glicose ao RN de forma natural e imediata, estando alinhado às melhores práticas de cuidado neonatal. Além disso, fortalece o vínculo mãe-bebê e previne complicações metabólicas. Por isso, essa é, de fato, a conduta prioritária do enfermeiro diante do RN com risco de hipoglicemia.

Análise das alternativas incorretas:

  • A: Manter jejum aumenta o risco de hipoglicemia! O RN precisa de nutrição precoce, não de jejum.
  • B: Encaminhar diretamente para neonatologia pode ser necessário em casos graves, mas o cuidado inicial recomendado é promover o aleitamento, sempre que possível.
  • C: Controlar a glicemia só após 6h e se houver sintomas é tardio. O monitoramento deve ser precoce e independente de sintomas.
  • E: Medir a glicemia após 1h é importante, mas não substitui o aleitamento precoce, que é a prioridade inicial.

Estratégias de interpretação:
Fique atento a palavras-chave como prevenção e conduta imediata. Em casos de risco metabólico neonatal, a nutrição precoce geralmente é a ação prioritária. Evite alternativas que sugerem jejum, espera prolongada ou apenas observação inicial.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo