"Isso torna este o momento perfeito para perseguir formigas...
"...aquelas grandes e vermelhas que são facilmente vistas por aqui, disse o ex-intermediário."
Com base nas regras de hifenização aplicáveis às palavras compostas, analise as afirmativas a seguir, acerca dos vocábulos grafados com hífen no texto, bem como daqueles empregados fora desse contexto.
I.O vocábulo 'formigas-rainhas' é grafado com hífen porque, nos compostos sem elemento de ligação cujo primeiro termo é um substantivo, emprega-se o hífen, tal como ocorre em 'arco-íris' e 'joão-ninguém'.
II.Os vocábulos formados por prefixos que indicam anterioridade ou cessação, como 'ex-', devem ser grafados com hífen, o que justifica seu emprego na palavra 'ex-intermediário'.Os vocábulos 'soto-almirante' e 'vice-presidente' também estão grafados corretamente.
III.O vocábulo 'café-com-leite' encontra-se corretamente grafado com hífen, por se tratar de uma forma consagrada pelo uso, a qual, por essa razão, não sofreu alteração com o Acordo Ortográfico.
IV.Semelhante ao prefixo 'ex-', o prefixo 'contra-' pode ser empregado com hífen, na maioria dos casos, como em 'contra-almirante' e 'contra-regra', embora seu uso não seja obrigatório em todas as formações.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as proposições corretas.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Fundamento decisivo: A decisão depende da regra normativa de hifenização aplicada aos trechos citados: "formigas-rainhas" e "ex-intermediário". No recorte da questão, a proposição I é aceita e a II está correta; já III não se sustenta como fundamento normativo seguro e IV erra ao generalizar o uso de hífen com "contra-". Isso conduz ao gabarito B.
- Julgue a proposição inteira, não apenas os exemplos que ela traz.
- Em hifenização com prefixos, verifique se a regra é categórica ou se depende de condição específica; generalização indevida elimina a assertiva.
- Quando a questão cobra ortografia normativa, familiaridade visual com a palavra não basta para validar a alternativa.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: Letra B (I e II, apenas)
- Afirmativa I (Correta): O vocábulo "formigas-rainhas" segue a regra geral das palavras compostas por justaposição que não possuem elemento de ligação (como preposições). As fontes exemplificam que compostos como "arco-íris" e "guarda-chuva" mantêm o hífen por formarem uma unidade semântica sem conectivos.
- Afirmativa II (Correta): De acordo com o Acordo Ortográfico, o prefixo "ex-" (com sentido de estado anterior ou cessação) sempre exige o uso do hífen, o que justifica a grafia "ex-intermediário". Da mesma forma, os prefixos "vice-" e "soto-" (indicativos de substituição ou posição inferior) também são sempre acompanhados de hífen, validando as formas "vice-presidente" e "soto-almirante".
- Afirmativa III (Incorreta): Segundo as novas regras, não se usa hífen em palavras compostas que possuem elemento de ligação (preposição) "café com leite" como um exemplo de termo que perdeu o hífen, juntamente com "mão de obra" e "dia a dia".
- Afirmativa IV (Incorreta): Embora o prefixo "contra-" exija hífen diante de letras iguais ("contra-ataque", "contra-almirante"), a regra para as consoantes R e S é diferente. Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com R ou S, o hífen é suprimido e a consoante deve ser duplicada. Portanto, a grafia correta é "contrarregra" e não "contra-regra"
As palavras nascem pertencendo a uma ctegoria (substantivos, verbos, adjetivos, advérbios). O processo de formação de palavras da composição pega dois radicais/palavras.
A regra é que usa-se o hífen nas palavras compostas por justaposição que não possuem elemento de ligação (letras que ligam duas palavras).
Essa regra só vale se, na composição eu unir:
- substantivo + substantivo
- adjetivo + adjetivo
- adjetivo + numeral
- verbo + substantivo
- formas reduzidas
Nós também temos uma regra do hífen no Novo Acordo Ortográfico que diz respeito a formação com os prefixos: ex, vice, vizo, sota, soto. Sempre usam hífen.
Café com leite não tem mais hífen, porque é uma palavra composta com elemento de ligação.
"Ex" sempre usa hífen e contrarregra é junto pela regra do ARROSS - prefixos terminados com vogal e com segundo elemento iniciado com "r" ou "s", estes dobram e aglutina.
Tempo, treino e instência.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo